Sabin Por: Sabin
Leitura
9min 24s
OUVIR 00:00
AAA

A saúde da mulher é importante o ano todo, mas indiscutivelmente em outubro ela ganha ainda mais força com a luta contra o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa traz, com delicadeza, a relevância de se discutir um assunto tão necessário. 

É um mês voltado para a conscientização não apenas do câncer de mama, como também do câncer de colo de útero, problemas cada vez mais comuns entre as mulheres. 

Quer entender o que o Outubro Rosa representa e conhecer medidas de prevenção do câncer de mama? Continue a leitura e tire suas dúvidas! Além disso, você vai saber como o Sabin está engajado neste combate.

COMO SURGIU O OUTUBRO ROSA?

A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional que tem como principais objetivos disseminar informações sobre prevenção do câncer de mama e alertar as mulheres para a necessidade de fazer o autoexame e a mamografia, grandes aliados no diagnóstico precoce da doença.

O movimento nasceu nos anos 90, nos Estados Unidos, onde eram realizadas ações isoladas em alguns estados americanos. No entanto, a data só foi oficializada após aprovação do Congresso Americano, que instituiu o mês de outubro como referência na luta contra o câncer de mama.

OUTUBRO ROSA NO BRASIL

Por aqui, o Outubro Rosa chegou no início dos anos 2000. A primeira ação pública ocorreu em São Paulo, quando o monumento Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa. O movimento veio a ganhar visibilidade apenas em 2008, com o maior engajamento das cidades brasileiras.

Desde então, tem crescido ano após ano, fortalecendo o acesso à informação e a medidas de prevenção, o que contribui sobremaneira com a redução de casos no país.

SIGNIFICADO DO LAÇO ROSA

Grande símbolo da campanha Outubro Rosa, o laço teve origem na primeira “Corrida pela Cura”, realizada em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Na ocasião, a instituição distribuiu o item aos participantes, que acabou tornando-se popular, nos anos seguintes, para a divulgação de outras ações em combate ao câncer de mama. 

CORES DA PREVENÇÃO

Em 2023, o Sabin traz uma proposta diferente. Para mostrar a importância do diagnóstico precoce, criou a campanha “Cores da Prevenção”, que utiliza a arte como forma de conscientizar sobre os cuidados com a saúde.

Este ano, o Outubro Rosa se junta a outros dois meses coloridos: Novembro Azul e Dezembro Vermelho. Durante a campanha “Cores da Prevenção”, o Sabin vai mostrar histórias de superação que são verdadeira inspiração, além de oferecer condições especiais para a realização de exames preventivos, não apenas de câncer de mama, como também de câncer de próstata e infecções sexualmente transmissíveis.

A ideia é transformar os exames em obras de arte, traduzindo a sutileza e a força que existe dentro de cada um. Entenda:

O QUE É O CÂNCER DE MAMA?

Tipo mais comum de câncer na população feminina, o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais no tecido mamário, ocorrendo o desenvolvimento de nódulos (tumores) e podendo atingir outros órgãos.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se o surgimento de 74 mil novos casos de câncer de mama, no Brasil, até 2025. Em âmbito mundial, são mais de 2,3 milhões de casos a cada ano.

QUAIS OS FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER DE MAMA?

O câncer de mama não tem uma causa única. Embora seja mais frequente em mulheres, é importante ressaltar que os homens também são acometidos pela doença — menos de 1% da população masculina.

A prevalência do desenvolvimento do câncer de mama está em mulheres acima dos 50 anos de idade, contudo a doença também alcança outras faixas etárias. E quando ocorre abaixo dos 40 anos, a doença tende a ser mais agressiva

Existem três principais fatores que aumentam o risco do câncer de mama:

FATORES GENÉTICOS/HEREDITÁRIOS

Envolvem o histórico familiar e estão, muitas vezes, relacionados a mutações genéticas passadas entre parentes consanguíneos. O risco de desenvolvimento do câncer de mama de caráter hereditário ocorre em 5 a 10% dos casos.

FATORES ENDÓCRINOS/HISTÓRIA REPRODUTIVA

Associados à produção hormonal, especialmente à exposição ao estrogênio, os fatores endócrinos ou de história reprodutiva incluem aspectos como: menarca (primeira menstruação) precoce ou menopausa tardia; mulheres com gravidez após os 30 anos, ou que nunca gestaram ou amamentaram; aquelas que fazem/fizeram uso de medicamentos anticoncepcionais orais ou terapias de reposição hormonal.

FATORES COMPORTAMENTAIS/AMBIENTAIS

Esses fatores estão diretamente ligados aos hábitos e estilo de vida. Ingestão de álcool ou outras substâncias químicas, sedentarismo, obesidade (principalmente após a menopausa) e exposição a radiações ionizantes contribuem para aumentar o risco da doença. 

É POSSÍVEL PREVENIR O CÂNCER DE MAMA?

Ainda que não seja possível prevenir o aparecimento do câncer de mama, é a partir da detecção precoce que podemos obter bons resultados, com altas taxas de remissão dos tumores e uma vida cheia de qualidade e longevidade.

Algumas medidas podem ser tomadas para ajudar na prevenção. Entre elas, estão a realização do autoexame da mama, a manutenção de exames periódicos em dia e a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Você sabia que aproximadamente 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com mudanças no estilo de vida?

É possível, sim, reduzir o risco de implicação da doença com algumas práticas que estão ao nosso alcance, tais como: praticar atividades físicas regularmente; manter o peso corporal; ter uma alimentação saudável, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos processados. Vamos fazer a nossa parte?

SINAIS E SINTOMAS DA DOENÇA

A mulher precisa estar atenta a qualquer alteração suspeita. Alguns sinais devem ser observados no autoexame:

  • presença de caroço na mama, que esteja fixo, endurecido e geralmente indolor;
  • presença de nódulos no pescoço ou nas axilas;
  • mudança na posição ou no formato do mamilo;
  • aspecto da pele da mama (vermelhidão ou aparência enrugada);
  • saída de líquido pelo mamilo, excetuando-se períodos de amamentação.

QUANDO FAZER O AUTOEXAME E A MAMOGRAFIA

Eficaz, o autoexame da mama é muito simples de ser feito e pode (e deve) fazer parte da rotina de cuidado da mulher. Procure inserir essa prática em sua rotina diária. Observe, apalpe e sinta sua mama. A realização do autoexame permite não apenas identificar qualquer possível alteração, mas principalmente aumentar a consciência sobre a mama e a percepção sobre o próprio corpo. Quer saber a melhor forma de fazer o autoexame? Clique aqui.

A recomendação oficial do Ministério da Saúde (MS) para a realização da mamografia de rastreamento, ou seja, em mulheres assintomáticas, é para a faixa etária entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Entretanto, a incidência e a mortalidade por câncer de mama têm crescido progressivamente a partir dos 40 anos. Por isso, consulte seu médico de confiança para entender a melhor hora de fazer o exame. Já a mamografia diagnóstica, que tem o objetivo de avaliar uma alteração suspeita na mama, pode ser feita em qualquer idade.

RECOMENDAÇÕES DIAGNÓSTICAS PARA O CÂNCER DE MAMA

Ao identificar alterações na região das mamas ou axilas, não deixe de buscar o auxílio de um profissional da saúde o quanto antes. A mesma recomendação se aplica àquelas mulheres com histórico de cânceres de mama ou de ovário na família, sobretudo mulheres jovens. Converse com seu médico, ele é a pessoa indicada para definir a melhor conduta a ser seguida.

Informe-se sempre e esteja consciente de que o diagnóstico precoce propicia um tratamento mais efetivo, que pode salvar vidas! Portanto, invista no autocuidado e na prevenção. Não é demais reforçar acerca da necessidade de adotar hábitos mais saudáveis, que fazem toda a diferença na hora de manter a doença afastada. Que tal conhecer algumas dicas para abandonar o sedentarismo o mais rápido possível e mudar seu estilo de vida? Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outubro Rosa: um combate contra o câncer de mama; A saúde da mulher é importante o ano todo, mas indiscutivelmente em outubro ela ganha ainda mais força com a luta contra o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa traz, com delicadeza, a relevância de se discutir um assunto tão necessário.  É um mês voltado para a conscientização não apenas do câncer de mama, como também do câncer de colo de útero, problemas cada vez mais comuns entre as mulheres.  Quer entender o que o Outubro Rosa representa e conhecer medidas de prevenção do câncer de mama? Continue a leitura e tire suas dúvidas! Além disso, você vai saber como o Sabin está engajado neste combate. COMO SURGIU O OUTUBRO ROSA? A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional que tem como principais objetivos disseminar informações sobre prevenção do câncer de mama e alertar as mulheres para a necessidade de fazer o autoexame e a mamografia, grandes aliados no diagnóstico precoce da doença. O movimento nasceu nos anos 90, nos Estados Unidos, onde eram realizadas ações isoladas em alguns estados americanos. No entanto, a data só foi oficializada após aprovação do Congresso Americano, que instituiu o mês de outubro como referência na luta contra o câncer de mama. OUTUBRO ROSA NO BRASIL Por aqui, o Outubro Rosa chegou no início dos anos 2000. A primeira ação pública ocorreu em São Paulo, quando o monumento Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa. O movimento veio a ganhar visibilidade apenas em 2008, com o maior engajamento das cidades brasileiras. Desde então, tem crescido ano após ano, fortalecendo o acesso à informação e a medidas de prevenção, o que contribui sobremaneira com a redução de casos no país. SIGNIFICADO DO LAÇO ROSA Grande símbolo da campanha Outubro Rosa, o laço teve origem na primeira “Corrida pela Cura”, realizada em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Na ocasião, a instituição distribuiu o item aos participantes, que acabou tornando-se popular, nos anos seguintes, para a divulgação de outras ações em combate ao câncer de mama.  CORES DA PREVENÇÃO Em 2023, o Sabin traz uma proposta diferente. Para mostrar a importância do diagnóstico precoce, criou a campanha "Cores da Prevenção", que utiliza a arte como forma de conscientizar sobre os cuidados com a saúde. Este ano, o Outubro Rosa se junta a outros dois meses coloridos: Novembro Azul e Dezembro Vermelho. Durante a campanha “Cores da Prevenção”, o Sabin vai mostrar histórias de superação que são verdadeira inspiração, além de oferecer condições especiais para a realização de exames preventivos, não apenas de câncer de mama, como também de câncer de próstata e infecções sexualmente transmissíveis. A ideia é transformar os exames em obras de arte, traduzindo a sutileza e a força que existe dentro de cada um. Entenda: https://youtu.be/cM4n6KqTvqs?si=Ir4qT3Lh1ZeIeS0S O QUE É O CÂNCER DE MAMA? Tipo mais comum de câncer na população feminina, o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais no tecido mamário, ocorrendo o desenvolvimento de nódulos (tumores) e podendo atingir outros órgãos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se o surgimento de 74 mil novos casos de câncer de mama, no Brasil, até 2025. Em âmbito mundial, são mais de 2,3 milhões de casos a cada ano. QUAIS OS FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER DE MAMA? O câncer de mama não tem uma causa única. Embora seja mais frequente em mulheres, é importante ressaltar que os homens também são acometidos pela doença — menos de 1% da população masculina. A prevalência do desenvolvimento do câncer de mama está em mulheres acima dos 50 anos de idade, contudo a doença também alcança outras faixas etárias. E quando ocorre abaixo dos 40 anos, a doença tende a ser mais agressiva.  Existem três principais fatores que aumentam o risco do câncer de mama: FATORES GENÉTICOS/HEREDITÁRIOS Envolvem o histórico familiar e estão, muitas vezes, relacionados a mutações genéticas passadas entre parentes consanguíneos. O risco de desenvolvimento do câncer de mama de caráter hereditário ocorre em 5 a 10% dos casos. FATORES ENDÓCRINOS/HISTÓRIA REPRODUTIVA Associados à produção hormonal, especialmente à exposição ao estrogênio, os fatores endócrinos ou de história reprodutiva incluem aspectos como: menarca (primeira menstruação) precoce ou menopausa tardia; mulheres com gravidez após os 30 anos, ou que nunca gestaram ou amamentaram; aquelas que fazem/fizeram uso de medicamentos anticoncepcionais orais ou terapias de reposição hormonal. FATORES COMPORTAMENTAIS/AMBIENTAIS Esses fatores estão diretamente ligados aos hábitos e estilo de vida. Ingestão de álcool ou outras substâncias químicas, sedentarismo, obesidade (principalmente após a menopausa) e exposição a radiações ionizantes contribuem para aumentar o risco da doença.  É POSSÍVEL PREVENIR O CÂNCER DE MAMA? Ainda que não seja possível prevenir o aparecimento do câncer de mama, é a partir da detecção precoce que podemos obter bons resultados, com altas taxas de remissão dos tumores e uma vida cheia de qualidade e longevidade. Algumas medidas podem ser tomadas para ajudar na prevenção. Entre elas, estão a realização do autoexame da mama, a manutenção de exames periódicos em dia e a adoção de hábitos de vida saudáveis. Você sabia que aproximadamente 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com mudanças no estilo de vida? É possível, sim, reduzir o risco de implicação da doença com algumas práticas que estão ao nosso alcance, tais como: praticar atividades físicas regularmente; manter o peso corporal; ter uma alimentação saudável, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos processados. Vamos fazer a nossa parte? SINAIS E SINTOMAS DA DOENÇA A mulher precisa estar atenta a qualquer alteração suspeita. Alguns sinais devem ser observados no autoexame: presença de caroço na mama, que esteja fixo, endurecido e geralmente indolor; presença de nódulos no pescoço ou nas axilas; mudança na posição ou no formato do mamilo; aspecto da pele da mama (vermelhidão ou aparência enrugada); saída de líquido pelo mamilo, excetuando-se períodos de amamentação. QUANDO FAZER O AUTOEXAME E A MAMOGRAFIA Eficaz, o autoexame da mama é muito simples de ser feito e pode (e deve) fazer parte da rotina de cuidado da mulher. Procure inserir essa prática em sua rotina diária. Observe, apalpe e sinta sua mama. A realização do autoexame permite não apenas identificar qualquer possível alteração, mas principalmente aumentar a consciência sobre a mama e a percepção sobre o próprio corpo. Quer saber a melhor forma de fazer o autoexame? Clique aqui. A recomendação oficial do Ministério da Saúde (MS) para a realização da mamografia de rastreamento, ou seja, em mulheres assintomáticas, é para a faixa etária entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Entretanto, a incidência e a mortalidade por câncer de mama têm crescido progressivamente a partir dos 40 anos. Por isso, consulte seu médico de confiança para entender a melhor hora de fazer o exame. Já a mamografia diagnóstica, que tem o objetivo de avaliar uma alteração suspeita na mama, pode ser feita em qualquer idade. [banner id="3299"] RECOMENDAÇÕES DIAGNÓSTICAS PARA O CÂNCER DE MAMA Ao identificar alterações na região das mamas ou axilas, não deixe de buscar o auxílio de um profissional da saúde o quanto antes. A mesma recomendação se aplica àquelas mulheres com histórico de cânceres de mama ou de ovário na família, sobretudo mulheres jovens. Converse com seu médico, ele é a pessoa indicada para definir a melhor conduta a ser seguida. Informe-se sempre e esteja consciente de que o diagnóstico precoce propicia um tratamento mais efetivo, que pode salvar vidas! Portanto, invista no autocuidado e na prevenção. Não é demais reforçar acerca da necessidade de adotar hábitos mais saudáveis, que fazem toda a diferença na hora de manter a doença afastada. Que tal conhecer algumas dicas para abandonar o sedentarismo o mais rápido possível e mudar seu estilo de vida? Confira!