Sabin Por: Sabin
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Encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos maiores desafios que você enfrenta atualmente? Desde já, saiba que não é a única pessoa a passar por essa dificuldade.

Conciliar as demandas do trabalho com os afazeres da vida pessoal nunca foi fácil. No entanto, com rotinas cada vez mais corridas e o aumento de compromissos durante a semana, é natural se perder e ter maior dificuldade para assumir o controle da sua agenda.

Isso não quer dizer que tudo está perdido. Na verdade, sempre é possível se reorganizar em busca do tão merecido equilíbrio entre o pessoal e o profissional. Neste artigo, confira algumas dicas que podem ajudar você a atingir esse objetivo!

O que significa ter equilíbrio na vida pessoal e profissional?

Se você sente que, na maioria das vezes, o lado profissional está em conflito com as suas questões pessoais, pode ser um alerta de que está faltando um pouco mais de equilíbrio entre os diferentes aspectos da sua vida.

Alcançar o ponto em que é possível priorizar igualmente as demandas da carreira com as atividades pessoais significa que você finalmente encontrou uma harmonia entre os diferentes lados da vida. O importante é manter esse nível de equilíbrio ao longo do tempo, a fim de conquistar mais qualidade de vida.

Qual é a importância de conciliar a vida pessoal e profissional?

A falta de equilíbrio é capaz de causar sobrecarga em uma ou mais áreas de nossa vida. Muitas vezes, isso pode se relacionar com a síndrome de burnout. Essa é uma doença ocupacional reconhecida recentemente pela Classificação Internacional de Doenças (CID-11) e que afeta cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros, segundo os dados mais recentes divulgados pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).

Esse é apenas um exemplo de como é importante combater o desequilíbrio entre os diferentes aspectos do seu dia a dia. Afinal, isso aumenta as chances de acúmulo de tarefas, necessidade de abrir mão de várias atividades que proporcionam bem-estar e dificuldade de aproveitar os bons momentos.

Vale destacar que manter o equilíbrio entre o profissional e o pessoal é importante, principalmente, porque ajuda você a:

  • estabelecer foco para realizar sonhos e desejos;
  • ter mais energia para ir em busca da realização interna e na carreira;
  • melhorar a qualidade do sono;
  • definir novas metas de vida;
  • engajar-se com atividades que fazem bem.

Quais são as vantagens de se preocupar com essa conciliação?

Os motivos para a busca da harmonia entre a vida pessoal e profissional são inúmeros, bem como as vantagens ao atingir esse ponto de equilíbrio. A seguir, veja alguns dos principais benefícios que podem inspirar você a buscar essa realização! 

Qualidade de vida

Praticamente todas as nossas iniciativas giram em torno de proporcionar mais qualidade de vida a nós mesmos e a nossa família. Trabalho, lazer, saúde, educação, interações sociais: tudo isso pode chegar ao mesmo objetivo.

Uma das definições de qualidade de vida, inclusive a utilizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é sobre algo que permite a inserção de um indivíduo na cultura e no contexto em que vive. Dessa maneira, a percepção de seus valores leva à definição de objetivos, padrões, expectativas e preocupações de vida. 

Com equilíbrio entre diferentes responsabilidades, é possível colocar mais empenho na busca pela qualidade de vida. Assim, as chances de um indivíduo se sentir mais realizado só aumentam.

Maior disposição

Tente imaginar a quantidade de energia que seu cérebro gasta para tentar organizar as diferentes demandas da sua vida diariamente. Agora, pense no quanto esse cansaço tende a ser ainda maior quando as coisas estão desorganizadas.

É claro que, ao atingir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, sua mente consegue se desligar com mais facilidade das obrigações. Isso gera a sensação de descanso, que pode ser convertida em uma maior disposição, assim como no combate ao sedentarismo.

Aumento da produtividade

Com a mente funcionando com muito mais liberdade e tranquilidade, você se torna uma pessoa mais produtiva. Afinal, é possível reduzir os gargalos operacionais que a sua própria mente causava nas suas atividades.

Além disso, com o físico e o mental equilibrados e descansados, é possível realizar as tarefas com mais qualidade e em menor tempo. A produtividade, inclusive, torna-se um fator que ajuda a manter a harmonia entre profissional e pessoal.

Alcance de melhores resultados

Mais disposição, produtividade, descanso e qualidade de vida só poderiam levar a um caminho: bons resultados. Conseguir realizar as tarefas desejadas com um bom desempenho, atingir novas metas e superar desafios trazem uma enorme sensação de recompensa.

Isso, por sua vez, é capaz de se autossustentar, o que significa que o sentimento de “dever cumprido” ajuda a se motivar para continuar em busca do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, a fim de seguir no alcance de melhores resultados. 

Aumento de satisfação

A sensação de recompensa traz também um aspecto muito importante para a autoestima: a satisfação pessoal e com o trabalho. Com isso, é possível sentir que está no caminho certo e se motivar para manter as coisas em ordem.

Vale destacar que priorizar o equilíbrio entre pessoal e profissional pode servir de alerta para identificar aspectos da sua vida que não proporcionam satisfação. Desse modo, é possível realizar ajustes e mudanças para sentir mais felicidade com as próprias conquistas e escolhas.

Quais são as causas mais comuns dessa falta de equilíbrio?

Já que manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é tão importante, o que faz com que uma pessoa deixe de conciliar esses diferentes aspectos em seu cotidiano? A resposta nem sempre é tão simples.

São diversos fatores que podem influenciar tanto a organização da rotina quanto o bem-estar mental, proporcionando uma maior dificuldade de encontrar harmonia entre diferentes responsabilidades da vida. Por isso, é importante considerar cada motivo capaz de interferir nesse equilíbrio, além das razões que podem atuar ao mesmo tempo.

Confira algumas causas comuns que ajudam a desequilibrar diferentes aspectos da vida adulta!

Aumento das responsabilidades no trabalho

Ter que lidar com uma maior demanda no trabalho não é fácil para ninguém. A pressão para desempenhar as novas atividades com sucesso, o medo de errar e a vontade de não decepcionar podem pesar bastante no psicológico de um profissional.

Junto a isso, a própria demanda de tempo envolvida no aumento das responsabilidades de trabalho pode influenciar o desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Entenda que, aqui, estamos falando de uma falta de harmonia que dura por muito tempo. Nos primeiros dias ou até semanas, ao longo da adaptação às novas responsabilidades, é comum que algumas coisas saiam do controle. O principal desafio está quando não é possível retomar a organização da rotina com facilidade após esse período.

Trabalhar mais horas

Pode ser que a questão, aqui, não seja ter que lidar com mais responsabilidades, mas o aumento das horas a serem cumpridas no trabalho. Isso faz com que um tempo dedicado a si seja tomado, seja de sono, autocuidado, lazer ou contato social.

É claro que é possível se reorganizar na rotina para não abrir mão de nada e conseguir ter mais horas de trabalho, como o esperado. Entretanto, é importante levar em consideração que isso vai envolver mais disciplina e foco em se reequilibrar.

Aumento das responsabilidades em casa

A cobrança da presença ou da realização de tarefas em casa também pode fazer com que uma pessoa perca a harmonia entre a vida pessoal e profissional. Nesse caso, é mais provável que ela tenha mais falhas ou desvios no trabalho, por conta da necessidade de se concentrar nas tarefas domésticas.

Em casos de sobrecarga, é possível que esse indivíduo tenha dificuldade de ter um bom desempenho em ambos, tanto no trabalho quanto em casa, proporcionando uma maior insatisfação.

Lidar com a rotina dos filhos

Cuidar dos filhos envolve também a necessidade de se adaptar à rotina dos pequenos. Afinal, eles precisam de ajuda e orientação para realizar a maior parte das tarefas no dia a dia, principalmente quando são mais novos.

Conciliar a demanda da maternidade ou da paternidade com as atividades profissionais ainda pode envolver um certo desafio, especialmente nos primeiros meses de adaptação a essa jornada dupla.

Mudanças de rotina

Teve o horário de trabalho alterado ou começou a morar em um local distante do emprego? São fatores que podem causar um maior desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

As mudanças de rotina, provocadas pelos mais variados motivos, são capazes de interferir bastante na forma que alguém lida com o trabalho e com as questões pessoais. Por essa razão, vale a pena considerar, ainda, se aconteceu alguma alteração considerável no cotidiano.

Problemas de relacionamento

Brigas em casa, desentendimento com a família, rompimento de uma amizade, divórcio: todas essas são questões que podem afetar o emocional de uma pessoa e, consequentemente, interferir na forma que conduz a vida.

Tudo bem que vida pessoal e vida profissional não se misturam. Contudo, enquanto as emoções se equilibram, pode ser mais difícil se concentrar nas tarefas rotineiras, controlar a reatividade e sentir motivação para realizar as atividades.

Como manter esse equilíbrio?

Depois de entender a importância de alcançar a harmonia entre as diferentes áreas de sua vida e as possíveis causas dos abalos na sua rotina, que tal descobrir o que fazer para restabelecer o controle e o equilíbrio?

Tenha em mente que não existe uma fórmula pronta, pois cada pessoa tem suas próprias demandas, e os motivos pelos quais o desequilíbrio passou a fazer parte da vida de cada indivíduo podem variar. Dessa maneira, é interessante observar essas dicas como um guia para, aos poucos, dar passos rumo a uma rotina mais equilibrada e que venha a proporcionar a qualidade de vida que você tanto procura.

Separamos oito dicas para resgatar e manter o equilíbrio da vida pessoal e profissional!

Tenha um tempo para você

Para começar, pare. Faça uma pausa e desfrute um pouco mais da sua própria companhia, dos pensamentos, dos sentimentos e de tudo mais que acontece dentro de você. Ter esse tempo é algo valioso para todo mundo.

É por meio de alguns minutos de solitude que você pode fazer uma boa regulação emocional, caminhar em busca do autoconhecimento, replanejar as atividades da semana ou simplesmente não fazer nada.

Separar, mesmo que como obrigação, um tempo do dia somente para você é indispensável. Sejam 5 minutos ou 3 horas, é importante se dedicar ao seu autocuidado, no que for possível. Com isso, você consegue diminuir o nível de estresse, pensar melhor nos acontecimentos recentes e, principalmente, melhorar a tomada de decisão.

Priorize a sua saúde

Junto ao tempo de qualidade para você, é fundamental dar atenção à saúde, tanto física quanto mental. Ter uma alimentação saudável é um dos primeiros passos que você pode tomar para isso, sem precisar de muito esforço.

No entanto, é igualmente importante manter o corpo em movimento. Montar um cronograma de exercícios físicos, por mais que sejam de curta duração, é uma maneira de preservar os cuidados com a saúde e o bem-estar.

Além disso, é válido reforçar a importância de manter as visitas regulares ao médico. Fazer exames de check-up, pelo menos, uma vez no ano vai ajudar a monitorar o seu estado de saúde e agir de forma precoce contra possíveis doenças.

Quanto à saúde mental, além do descanso, você pode melhorar os cuidados por meio da prática da meditação. O mindfulness, por exemplo, conhecido como “atenção plena”, ajuda a se concentrar nas respirações e a controlar os pensamentos intrusivos. 

A psicoterapia é outra prática muito interessante, principalmente para quem sente que o trabalho ou os problemas pessoais trazem uma sobrecarga. Receber orientação profissional ajuda a lidar melhor com as demandas do dia a dia e evitar potenciais transtornos.

Inclusive, é possível associar os cuidados com a saúde mental e física a algumas atividades. Realizar exercícios físicos, por si só, traz bons resultados no bem-estar psicológico, porém, você pode ir além. Práticas como yoga, pilates, hidroterapia e algumas artes marciais ajudam a equilibrar o interno com o externo.

Divirta-se

Outra coisa que não pode faltar na sua vida são as oportunidades de dar boas risadas. O lazer é fundamental para o bem-estar e para ajudar a restabelecer o equilíbrio entre o profissional e o pessoal.

Engana-se quem pensa que é preciso trabalhar exaustivamente até conseguir deixar as atividades em ordem. Em alguns casos, para chegar ao estágio de organização, é importante parar, descansar e, só depois, retomar.

Muitas pessoas, em meio às responsabilidades diárias, para conseguir lidar com as demandas, ligam o comando automático. Dessa forma, elas se esquecem que também precisam de momentos de descontração.

Um estudo que observou a prática de lazer entre pessoas na adolescência percebeu que os jovens que contam com recreação no dia a dia têm menores pontuações para os sintomas de depressão. Além disso, apresentam resultados positivos para a sensação de bem-estar, qualidade de vida, relacionamentos interpessoais e até mesmo organização financeira.

É claro que os adultos contam com responsabilidades diferentes daquelas que tinham na adolescência, mas a lógica é a mesma. A necessidade de momentos de relaxamento e de diversão é importante para estabelecer a capacidade de se reequilibrar ao longo da rotina.

É por esse motivo que você não deve abrir mão daquilo que ajuda a se desconectar um pouco das obrigações. Um episódio da sua série favorita no fim do dia, comer fora no final de semana ou um passeio com a família no domingo podem fazer toda a diferença no seu bem-estar pessoal e na sua carreira.

Divida o seu tempo

Preste atenção na forma que você faz a gestão de tempo, o desequilíbrio pode estar justamente nesse ponto. Estender ou encurtar a jornada de trabalho, por exemplo, pode trazer consequências pessoais ou profissionais, a depender das escolhas.

Por esse motivo, é fundamental definir horários reservados exclusivamente para o trabalho e as horas do dia que serão dedicadas às suas demandas individuais. Com isso, é possível trabalhar em torno do desenvolvimento da disciplina para cumprir esse cronograma definido.

A partir do momento em que você passa a ter mais controle sobre esses aspectos, as chances de melhorar a relação com a carreira e com os próprios objetivos só tendem a aumentar. O tempo é um fator determinante para a forma que sua rotina corre.

Não leve trabalho para casa

É necessário definir limites bem restritos entre pessoal e profissional. Levar trabalho para casa, por exemplo, é uma maneira de infringir o seu tempo de descanso e afetar todas as demais atividades domésticas que estavam planejadas.

Por mais que não dê tempo de terminar as demandas do trabalho dentro da jornada, levar as tarefas para realizar fora do seu horário pode se tornar um hábito bastante prejudicial. Isso porque você perde, aos poucos, a dimensão do que é profissional e do que é pessoal.

Como consequência, você deixa de lado o que é importante para a qualidade de vida, uma vez que passa a se dedicar apenas a uma determinada atividade, como o trabalho. Quando algo se excede e outra coisa importante fica em déficit, o desequilíbrio se torna o resultado.

Não leve problemas pessoais para o trabalho

O mesmo vale para delimitar as barreiras entre o que deve ou não ser tratado no trabalho. E os seus problemas pessoais são um grande exemplo do que precisa ficar de fora do ambiente profissional. Misturar essas duas áreas pode fazer com que seu foco fique comprometido, a motivação caia e, principalmente, haja um maior apego com os problemas pessoais.

Além disso, você pode correr o risco de descontar suas frustrações ou demais sentimentos negativos no ambiente organizacional. Isso pode afetar, e muito, a relação entre os colegas, os colaboradores e as suas oportunidades profissionais. 

Portanto, o melhor a se fazer é deixar as questões pessoais do lado de fora do trabalho. Caso você atue no modelo home office, a partir do momento em que abrir o computador da empresa, é importante organizar a mente para entrar no modo carreira.

Estabeleça limites no trabalho

Em alguns casos, não é nem o próprio indivíduo que leva trabalho para casa ou que busca se esforçar mais do que deveria. Existem ambientes que podem, sim, extrapolar os limites e fazer com que os profissionais realizem mais atividades do que o combinado.

Tendo em vista os impactos que esse tipo de dinâmica pode trazer ao seu bem-estar e sua qualidade de vida, é importante definir limites no trabalho, por mais desconfortável que seja.

É necessário dizer “não”, algumas vezes, sem deixar de lado o profissionalismo, para evitar que o aumento das demandas se torne um hábito no seu trabalho, sobretudo se você não recebe as devidas recompensas. Lembre-se também dos seus direitos trabalhistas e, se necessário, conte com um bom profissional para ajudar nessa questão.

Invista em relacionamentos

Sabe o que mais pode contribuir para você encontrar o equilíbrio perfeito entre o pessoal e o profissional? Sua família, seus amigos e suas parcerias românticas. Investir na vida social é uma atitude positiva para conciliar as diferentes demandas do nosso cotidiano.

O contato com outras pessoas ajuda a desligar do trabalho e das questões pessoais, além de proporcionar ótimos momentos de lazer e descontração. Afinal, é muito bom estar perto de quem você ama.

Como visto, encontrar equilíbrio entre vida pessoal e profissional não é uma tarefa simples. No entanto, é totalmente possível. Isso vai envolver a adoção de alguns hábitos para ter uma rotina saudável e que fazem toda a diferença quando o assunto é aumento da qualidade de vida.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com os amigos nas redes sociais para lembrá-los da importância de conciliar diferentes lados da vida!

One thought on “Como manter o equilíbrio da vida pessoal e profissional?

  1. Dr. Ben Ali é um homem dado por Deus para nós aqui na terra com problemas de relacionamento e infidelidade no casamento, ele tem sido uma energia positiva transformando relacionamentos rompidos e tornando-os mais amorosos, se você sabe que ainda se importa com aquela pessoa e ainda quer lá amor de volta, para mais informações escreva ou ligue 🤙 BenAli para aconselhamento amoroso e segredo para um lar feliz em seu celular 📲+1-402-409-1438/ +1-828-799-0994 ou e-mail 📨 drbenharbalhome@gmail.com ou https://www.facebook.com/Drbenherbal

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Como manter o equilíbrio da vida pessoal e profissional?; Encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos maiores desafios que você enfrenta atualmente? Desde já, saiba que não é a única pessoa a passar por essa dificuldade. Conciliar as demandas do trabalho com os afazeres da vida pessoal nunca foi fácil. No entanto, com rotinas cada vez mais corridas e o aumento de compromissos durante a semana, é natural se perder e ter maior dificuldade para assumir o controle da sua agenda. Isso não quer dizer que tudo está perdido. Na verdade, sempre é possível se reorganizar em busca do tão merecido equilíbrio entre o pessoal e o profissional. Neste artigo, confira algumas dicas que podem ajudar você a atingir esse objetivo! O que significa ter equilíbrio na vida pessoal e profissional? Se você sente que, na maioria das vezes, o lado profissional está em conflito com as suas questões pessoais, pode ser um alerta de que está faltando um pouco mais de equilíbrio entre os diferentes aspectos da sua vida. Alcançar o ponto em que é possível priorizar igualmente as demandas da carreira com as atividades pessoais significa que você finalmente encontrou uma harmonia entre os diferentes lados da vida. O importante é manter esse nível de equilíbrio ao longo do tempo, a fim de conquistar mais qualidade de vida. Qual é a importância de conciliar a vida pessoal e profissional? A falta de equilíbrio é capaz de causar sobrecarga em uma ou mais áreas de nossa vida. Muitas vezes, isso pode se relacionar com a síndrome de burnout. Essa é uma doença ocupacional reconhecida recentemente pela Classificação Internacional de Doenças (CID-11) e que afeta cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros, segundo os dados mais recentes divulgados pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Esse é apenas um exemplo de como é importante combater o desequilíbrio entre os diferentes aspectos do seu dia a dia. Afinal, isso aumenta as chances de acúmulo de tarefas, necessidade de abrir mão de várias atividades que proporcionam bem-estar e dificuldade de aproveitar os bons momentos. Vale destacar que manter o equilíbrio entre o profissional e o pessoal é importante, principalmente, porque ajuda você a: estabelecer foco para realizar sonhos e desejos;ter mais energia para ir em busca da realização interna e na carreira;melhorar a qualidade do sono;definir novas metas de vida;engajar-se com atividades que fazem bem. Quais são as vantagens de se preocupar com essa conciliação? Os motivos para a busca da harmonia entre a vida pessoal e profissional são inúmeros, bem como as vantagens ao atingir esse ponto de equilíbrio. A seguir, veja alguns dos principais benefícios que podem inspirar você a buscar essa realização!  Qualidade de vida Praticamente todas as nossas iniciativas giram em torno de proporcionar mais qualidade de vida a nós mesmos e a nossa família. Trabalho, lazer, saúde, educação, interações sociais: tudo isso pode chegar ao mesmo objetivo. Uma das definições de qualidade de vida, inclusive a utilizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é sobre algo que permite a inserção de um indivíduo na cultura e no contexto em que vive. Dessa maneira, a percepção de seus valores leva à definição de objetivos, padrões, expectativas e preocupações de vida.  Com equilíbrio entre diferentes responsabilidades, é possível colocar mais empenho na busca pela qualidade de vida. Assim, as chances de um indivíduo se sentir mais realizado só aumentam. Maior disposição Tente imaginar a quantidade de energia que seu cérebro gasta para tentar organizar as diferentes demandas da sua vida diariamente. Agora, pense no quanto esse cansaço tende a ser ainda maior quando as coisas estão desorganizadas. É claro que, ao atingir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, sua mente consegue se desligar com mais facilidade das obrigações. Isso gera a sensação de descanso, que pode ser convertida em uma maior disposição, assim como no combate ao sedentarismo. Aumento da produtividade Com a mente funcionando com muito mais liberdade e tranquilidade, você se torna uma pessoa mais produtiva. Afinal, é possível reduzir os gargalos operacionais que a sua própria mente causava nas suas atividades. Além disso, com o físico e o mental equilibrados e descansados, é possível realizar as tarefas com mais qualidade e em menor tempo. A produtividade, inclusive, torna-se um fator que ajuda a manter a harmonia entre profissional e pessoal. Alcance de melhores resultados Mais disposição, produtividade, descanso e qualidade de vida só poderiam levar a um caminho: bons resultados. Conseguir realizar as tarefas desejadas com um bom desempenho, atingir novas metas e superar desafios trazem uma enorme sensação de recompensa. Isso, por sua vez, é capaz de se autossustentar, o que significa que o sentimento de “dever cumprido” ajuda a se motivar para continuar em busca do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, a fim de seguir no alcance de melhores resultados.  Aumento de satisfação A sensação de recompensa traz também um aspecto muito importante para a autoestima: a satisfação pessoal e com o trabalho. Com isso, é possível sentir que está no caminho certo e se motivar para manter as coisas em ordem. Vale destacar que priorizar o equilíbrio entre pessoal e profissional pode servir de alerta para identificar aspectos da sua vida que não proporcionam satisfação. Desse modo, é possível realizar ajustes e mudanças para sentir mais felicidade com as próprias conquistas e escolhas. Quais são as causas mais comuns dessa falta de equilíbrio? Já que manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é tão importante, o que faz com que uma pessoa deixe de conciliar esses diferentes aspectos em seu cotidiano? A resposta nem sempre é tão simples. São diversos fatores que podem influenciar tanto a organização da rotina quanto o bem-estar mental, proporcionando uma maior dificuldade de encontrar harmonia entre diferentes responsabilidades da vida. Por isso, é importante considerar cada motivo capaz de interferir nesse equilíbrio, além das razões que podem atuar ao mesmo tempo. Confira algumas causas comuns que ajudam a desequilibrar diferentes aspectos da vida adulta! Aumento das responsabilidades no trabalho Ter que lidar com uma maior demanda no trabalho não é fácil para ninguém. A pressão para desempenhar as novas atividades com sucesso, o medo de errar e a vontade de não decepcionar podem pesar bastante no psicológico de um profissional. Junto a isso, a própria demanda de tempo envolvida no aumento das responsabilidades de trabalho pode influenciar o desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Entenda que, aqui, estamos falando de uma falta de harmonia que dura por muito tempo. Nos primeiros dias ou até semanas, ao longo da adaptação às novas responsabilidades, é comum que algumas coisas saiam do controle. O principal desafio está quando não é possível retomar a organização da rotina com facilidade após esse período. Trabalhar mais horas Pode ser que a questão, aqui, não seja ter que lidar com mais responsabilidades, mas o aumento das horas a serem cumpridas no trabalho. Isso faz com que um tempo dedicado a si seja tomado, seja de sono, autocuidado, lazer ou contato social. É claro que é possível se reorganizar na rotina para não abrir mão de nada e conseguir ter mais horas de trabalho, como o esperado. Entretanto, é importante levar em consideração que isso vai envolver mais disciplina e foco em se reequilibrar. Aumento das responsabilidades em casa A cobrança da presença ou da realização de tarefas em casa também pode fazer com que uma pessoa perca a harmonia entre a vida pessoal e profissional. Nesse caso, é mais provável que ela tenha mais falhas ou desvios no trabalho, por conta da necessidade de se concentrar nas tarefas domésticas. Em casos de sobrecarga, é possível que esse indivíduo tenha dificuldade de ter um bom desempenho em ambos, tanto no trabalho quanto em casa, proporcionando uma maior insatisfação. Lidar com a rotina dos filhos Cuidar dos filhos envolve também a necessidade de se adaptar à rotina dos pequenos. Afinal, eles precisam de ajuda e orientação para realizar a maior parte das tarefas no dia a dia, principalmente quando são mais novos. Conciliar a demanda da maternidade ou da paternidade com as atividades profissionais ainda pode envolver um certo desafio, especialmente nos primeiros meses de adaptação a essa jornada dupla. Mudanças de rotina Teve o horário de trabalho alterado ou começou a morar em um local distante do emprego? São fatores que podem causar um maior desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional. As mudanças de rotina, provocadas pelos mais variados motivos, são capazes de interferir bastante na forma que alguém lida com o trabalho e com as questões pessoais. Por essa razão, vale a pena considerar, ainda, se aconteceu alguma alteração considerável no cotidiano. Problemas de relacionamento Brigas em casa, desentendimento com a família, rompimento de uma amizade, divórcio: todas essas são questões que podem afetar o emocional de uma pessoa e, consequentemente, interferir na forma que conduz a vida. Tudo bem que vida pessoal e vida profissional não se misturam. Contudo, enquanto as emoções se equilibram, pode ser mais difícil se concentrar nas tarefas rotineiras, controlar a reatividade e sentir motivação para realizar as atividades. Como manter esse equilíbrio? Depois de entender a importância de alcançar a harmonia entre as diferentes áreas de sua vida e as possíveis causas dos abalos na sua rotina, que tal descobrir o que fazer para restabelecer o controle e o equilíbrio? Tenha em mente que não existe uma fórmula pronta, pois cada pessoa tem suas próprias demandas, e os motivos pelos quais o desequilíbrio passou a fazer parte da vida de cada indivíduo podem variar. Dessa maneira, é interessante observar essas dicas como um guia para, aos poucos, dar passos rumo a uma rotina mais equilibrada e que venha a proporcionar a qualidade de vida que você tanto procura. Separamos oito dicas para resgatar e manter o equilíbrio da vida pessoal e profissional! Tenha um tempo para você Para começar, pare. Faça uma pausa e desfrute um pouco mais da sua própria companhia, dos pensamentos, dos sentimentos e de tudo mais que acontece dentro de você. Ter esse tempo é algo valioso para todo mundo. É por meio de alguns minutos de solitude que você pode fazer uma boa regulação emocional, caminhar em busca do autoconhecimento, replanejar as atividades da semana ou simplesmente não fazer nada. Separar, mesmo que como obrigação, um tempo do dia somente para você é indispensável. Sejam 5 minutos ou 3 horas, é importante se dedicar ao seu autocuidado, no que for possível. Com isso, você consegue diminuir o nível de estresse, pensar melhor nos acontecimentos recentes e, principalmente, melhorar a tomada de decisão. Priorize a sua saúde Junto ao tempo de qualidade para você, é fundamental dar atenção à saúde, tanto física quanto mental. Ter uma alimentação saudável é um dos primeiros passos que você pode tomar para isso, sem precisar de muito esforço. No entanto, é igualmente importante manter o corpo em movimento. Montar um cronograma de exercícios físicos, por mais que sejam de curta duração, é uma maneira de preservar os cuidados com a saúde e o bem-estar. Além disso, é válido reforçar a importância de manter as visitas regulares ao médico. Fazer exames de check-up, pelo menos, uma vez no ano vai ajudar a monitorar o seu estado de saúde e agir de forma precoce contra possíveis doenças. Quanto à saúde mental, além do descanso, você pode melhorar os cuidados por meio da prática da meditação. O mindfulness, por exemplo, conhecido como “atenção plena”, ajuda a se concentrar nas respirações e a controlar os pensamentos intrusivos.  A psicoterapia é outra prática muito interessante, principalmente para quem sente que o trabalho ou os problemas pessoais trazem uma sobrecarga. Receber orientação profissional ajuda a lidar melhor com as demandas do dia a dia e evitar potenciais transtornos. Inclusive, é possível associar os cuidados com a saúde mental e física a algumas atividades. Realizar exercícios físicos, por si só, traz bons resultados no bem-estar psicológico, porém, você pode ir além. Práticas como yoga, pilates, hidroterapia e algumas artes marciais ajudam a equilibrar o interno com o externo. Divirta-se Outra coisa que não pode faltar na sua vida são as oportunidades de dar boas risadas. O lazer é fundamental para o bem-estar e para ajudar a restabelecer o equilíbrio entre o profissional e o pessoal. Engana-se quem pensa que é preciso trabalhar exaustivamente até conseguir deixar as atividades em ordem. Em alguns casos, para chegar ao estágio de organização, é importante parar, descansar e, só depois, retomar. Muitas pessoas, em meio às responsabilidades diárias, para conseguir lidar com as demandas, ligam o comando automático. Dessa forma, elas se esquecem que também precisam de momentos de descontração. Um estudo que observou a prática de lazer entre pessoas na adolescência percebeu que os jovens que contam com recreação no dia a dia têm menores pontuações para os sintomas de depressão. Além disso, apresentam resultados positivos para a sensação de bem-estar, qualidade de vida, relacionamentos interpessoais e até mesmo organização financeira. É claro que os adultos contam com responsabilidades diferentes daquelas que tinham na adolescência, mas a lógica é a mesma. A necessidade de momentos de relaxamento e de diversão é importante para estabelecer a capacidade de se reequilibrar ao longo da rotina. É por esse motivo que você não deve abrir mão daquilo que ajuda a se desconectar um pouco das obrigações. Um episódio da sua série favorita no fim do dia, comer fora no final de semana ou um passeio com a família no domingo podem fazer toda a diferença no seu bem-estar pessoal e na sua carreira. Divida o seu tempo Preste atenção na forma que você faz a gestão de tempo, o desequilíbrio pode estar justamente nesse ponto. Estender ou encurtar a jornada de trabalho, por exemplo, pode trazer consequências pessoais ou profissionais, a depender das escolhas. Por esse motivo, é fundamental definir horários reservados exclusivamente para o trabalho e as horas do dia que serão dedicadas às suas demandas individuais. Com isso, é possível trabalhar em torno do desenvolvimento da disciplina para cumprir esse cronograma definido. A partir do momento em que você passa a ter mais controle sobre esses aspectos, as chances de melhorar a relação com a carreira e com os próprios objetivos só tendem a aumentar. O tempo é um fator determinante para a forma que sua rotina corre. Não leve trabalho para casa É necessário definir limites bem restritos entre pessoal e profissional. Levar trabalho para casa, por exemplo, é uma maneira de infringir o seu tempo de descanso e afetar todas as demais atividades domésticas que estavam planejadas. Por mais que não dê tempo de terminar as demandas do trabalho dentro da jornada, levar as tarefas para realizar fora do seu horário pode se tornar um hábito bastante prejudicial. Isso porque você perde, aos poucos, a dimensão do que é profissional e do que é pessoal. Como consequência, você deixa de lado o que é importante para a qualidade de vida, uma vez que passa a se dedicar apenas a uma determinada atividade, como o trabalho. Quando algo se excede e outra coisa importante fica em déficit, o desequilíbrio se torna o resultado. Não leve problemas pessoais para o trabalho O mesmo vale para delimitar as barreiras entre o que deve ou não ser tratado no trabalho. E os seus problemas pessoais são um grande exemplo do que precisa ficar de fora do ambiente profissional. Misturar essas duas áreas pode fazer com que seu foco fique comprometido, a motivação caia e, principalmente, haja um maior apego com os problemas pessoais. Além disso, você pode correr o risco de descontar suas frustrações ou demais sentimentos negativos no ambiente organizacional. Isso pode afetar, e muito, a relação entre os colegas, os colaboradores e as suas oportunidades profissionais.  Portanto, o melhor a se fazer é deixar as questões pessoais do lado de fora do trabalho. Caso você atue no modelo home office, a partir do momento em que abrir o computador da empresa, é importante organizar a mente para entrar no modo carreira. Estabeleça limites no trabalho Em alguns casos, não é nem o próprio indivíduo que leva trabalho para casa ou que busca se esforçar mais do que deveria. Existem ambientes que podem, sim, extrapolar os limites e fazer com que os profissionais realizem mais atividades do que o combinado. Tendo em vista os impactos que esse tipo de dinâmica pode trazer ao seu bem-estar e sua qualidade de vida, é importante definir limites no trabalho, por mais desconfortável que seja. É necessário dizer “não”, algumas vezes, sem deixar de lado o profissionalismo, para evitar que o aumento das demandas se torne um hábito no seu trabalho, sobretudo se você não recebe as devidas recompensas. Lembre-se também dos seus direitos trabalhistas e, se necessário, conte com um bom profissional para ajudar nessa questão. Invista em relacionamentos Sabe o que mais pode contribuir para você encontrar o equilíbrio perfeito entre o pessoal e o profissional? Sua família, seus amigos e suas parcerias românticas. Investir na vida social é uma atitude positiva para conciliar as diferentes demandas do nosso cotidiano. O contato com outras pessoas ajuda a desligar do trabalho e das questões pessoais, além de proporcionar ótimos momentos de lazer e descontração. Afinal, é muito bom estar perto de quem você ama. Como visto, encontrar equilíbrio entre vida pessoal e profissional não é uma tarefa simples. No entanto, é totalmente possível. Isso vai envolver a adoção de alguns hábitos para ter uma rotina saudável e que fazem toda a diferença quando o assunto é aumento da qualidade de vida. Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com os amigos nas redes sociais para lembrá-los da importância de conciliar diferentes lados da vida!