O mundo lá fora corre em um ritmo caótico. É bem provável que, ao abrir este artigo, você já esteja de olho no relógio, pois tem um compromisso em apenas alguns instantes. Estamos constantemente “ligados no 220” e cheios de tarefas para executar.
A longo prazo, esse não é um estilo de vida nada saudável. Afinal, o nosso corpo se mantém em estado constante de alerta, liberando substâncias e hormônios que podem fazer mal para o organismo.
Nesse contexto, saber o que é mindfulness se mostra como um grande aliado da qualidade de vida e da saúde física e mental. Mas o que isso significa e como pode trazer benefícios? Continue a leitura e saiba de que modo revolucionar o seu bem-estar sem gastar nada!
O que é mindfulness?
Em tradução livre para o português, mindfulness significa “atenção plena”. É um conceito dedicado à importância de mantermos a nossa consciência focada no momento presente, sem que o passado ou o futuro dominem nossa atenção.
Aqui, a ênfase deve estar sobre a nossa própria mente, sentimentos e sensações, além do ambiente à nossa volta. A prática não precisa estar restrita a momentos de meditação, mas pode ser incorporada a diferentes passagens da rotina, a fim de desacelerar o próprio ritmo, vivenciar mais plenamente cada momento e aumentar a produtividade.
Por que o mindfulness é tão popular atualmente?
Com o ritmo frenético de informações e demandas da atualidade, a busca por concentração, foco e tranquilidade vem ganhando cada vez mais adeptos. Por isso, é natural que as pessoas se debrucem sobre conceitos como abandonar o sedentarismo, cuidar da alimentação e, claro, ter uma atenção otimizada sobre a saúde mental.
A relação entre corpo e mente é, portanto, um dos pilares que fazem com que o mindfulness seja tão popular hoje em dia.
Quais são os seus benefícios para a saúde?
Agora, veremos algumas vantagens dessa prática para a saúde. Vamos lá?
Diminui o estresse
Com o foco no presente, a prática do mindfulness ajuda na diminuição de pensamentos repetitivos sobre o passado e com a preocupação exagerada sobre o futuro. Por isso um dos principais benefícios de investir em técnicas de mindfulness é a redução do estresse, um dos problemas que mais atinge a população mundial.
Reduz os sintomas da ansiedade e depressão
Problemas como a ansiedade generalizada e a depressão também são muito frequentes em pessoas de todas as faixas etárias e nacionalidades. E elas também podem ter os seus sintomas controlados com o mindfulness.
Traz mais atenção e foco para o dia a dia
A falta de atenção é uma queixa muito frequente. E não é para menos, certo? Somos constantemente bombardeados com estímulos e distrações que nos tiram do foco. Com o mindfulness, isso também é controlado.
Melhora a produtividade e a memória
Com a mente mais atenta, nos tornamos mais produtivos, reduzindo o cansaço físico e mental de forma considerável. A memória ainda é otimizada a partir dessa estratégia. O impacto, claro, se estende a diferentes âmbitos do dia a dia, facilitando a administração da rotina e tornando mais proveitosos os momentos de maior concentração.
Promove o autoconhecimento
Ao conversarmos com nós mesmos, passamos também a nos conhecermos melhor. Essa é uma prática que ajuda em todas as áreas da vida.
Melhora as relações interpessoais
Uma das áreas otimizadas pelo autoconhecimento é a capacidade de nos comunicarmos com outras pessoas. Assim, ficamos mais próximos daqueles que amamos e conseguimos melhorar, também, o relacionamento com colegas de escola e trabalho.
E para o trabalho?
Você sabia que essa prática tem sido cada vez mais incentivada no mercado de trabalho? Isso porque, ao aprimorar a capacidade de foco no instante do agora, surgem benefícios como maior produtividade e eliminação de distrações. Nada como se concentrar nas demandas profissionais sem que o passado ou a ansiedade pelo futuro interfiram no cumprimento do seu checklist, certo?
Veja como a prática pode ajudar e por que algumas empresas a encorajam:
- melhora a produtividade no ambiente profissional, permitindo que você se concentre mais nos seus afazeres;
- deixa os colaboradores mais atentos, diminuindo problemas com os clientes e até mesmo o risco de acidentes de trabalho;
- otimiza o clima organizacional das empresas, reduzindo conflitos entre os colaboradores;
- melhora o trabalho em equipe.
Como aderir ao mindfulness?
Para finalizar, é hora de descobrirmos como implementar a técnica do mindfulness em nosso dia a dia. Vamos lá?
Reduza as suas distrações
Muitas vezes, a nossa rotina é minada por distrações. Elas podem ser físicas, como as constantes notificações no celular, ou mentais, como as nossas preocupações e ansiedades.
Tente mantê-las longe enquanto realiza as suas tarefas do dia. Foque apenas no que deve ser feito para que esse processo termine ainda mais rapidamente e seja realizado com mais atenção. Assim, sobrará mais tempo para que você possa se dedicar a outras atividades.
Entre em contato com o mundo ao seu redor
Uma das melhores formas de praticar o mindfulness é se conectar com o que está ao seu redor. Não ande no piloto automático! Observe as formas e cores dos arredores, sinta o aroma e se conecte com o ambiente.
Isso é válido tanto para um cenário urbano quanto para paisagens da natureza, ok? O importante é que você se coloque como pertencente àquele local e, claro, ao mundo em que vivemos.
Converse com as suas emoções e pensamentos
Outro pilar do mindfulness é o autoconhecimento. Portanto, é fundamental que você dialogue constantemente consigo mesmo dentro da própria mente.
Quais são as emoções que você sente no momento? Os anseios e as expectativas? Como esses sentimentos impactam o seu dia a dia e as suas escolhas para o futuro? Converse com você mesmo, faça perguntas, se responda e reflita sobre as respostas dadas.
Desacelere pela manhã e à noite
Você é do tipo que começa ou termina o dia pensando nas preocupações e em tudo que deu errado? Então, talvez seja a hora de mudar essa rotina e iniciar e finalizar esse ciclo sendo grato e estando atento ao seu corpo e respiração.
Comece hoje mesmo! Ao finalizar o dia, pense nas coisas boas que aconteceram e respire calmamente. Não importa o que seja: pode ser desde uma promoção no trabalho até encontrar com um bebê que sorriu para você na rua. Anote tudo em um caderno e faça a leitura pela manhã. Observe os movimentos do seu corpo enquanto respira e procure iniciar e encerrar os dias desacelerando.
Tire um tempo para meditar
Por fim, é importante tirar um tempo para se conectar com a sua mente. Ainda que o mindfulness possa ser praticado a qualquer momento e em qualquer lugar, um instante de silêncio e paz interior pode ser fundamental para que você se conecte consigo mesmo.
Na meditação, foque em sua respiração e escolha um local silencioso. Você pode colocar uma música tranquila ou sons da natureza, mas é fundamental que o foco esteja em seus próprios pensamentos.
Gostou de saber o que é mindfulness e conhecer a importância dele para a qualidade de vida? Agora, tente implementar esse conceito em seu dia a dia e observe a melhora na sua rotina!
Assine nossa newsletter para não perder nenhuma novidade do nosso blog. Nos vemos na próxima publicação!