Sabin Por: Sabin
Leitura
12min 25s
OUVIR 00:00
AAA

A adolescência é uma etapa marcada por grandes transformações físicas, psicológicas e sociais, e compreende o período de desenvolvimento situado entre a infância e a idade adulta.

É uma fase em que o jovem enfrenta diversos desafios, relacionados ao autoconhecimento e às interações sociais. Os adolescentes experimentam, nessa etapa da vida, um rápido crescimento físico, cognitivo e psicossocial, e isso pode afetar como eles se sentem, pensam, tomam decisões e interagem com o mundo ao seu redor.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que 1,2 bilhão da população mundial é composta por adolescentes. A expectativa é que esse número aumente até 2050, principalmente em países de baixa e média renda. 

São muitos os fatores que podem interferir na saúde desses jovens e, segundo a OMS, mais de 1 milhão de adolescentes perdem suas vidas por ano, principalmente devido a causas como violência, suicídio, acidentes de trânsito, além de fatores comportamentais, como o uso de álcool e sexo desprotegido.

A grande questão é que essas perdas, em sua maioria, podem ser evitáveis. Uma das melhores maneiras é garantir o acesso à informação e a serviços de saúde para esse público. Neste artigo, pretendemos contribuir com a divulgação de mais informações sobre como cuidar e garantir a saúde de adolescentes e contamos com você para ampliar esse conhecimento.

O que é a adolescência?

Como mencionado, a adolescência é um período da vida em que o jovem passa por diversas transformações físicas, psicológicas e comportamentais, marcando a transição entre a infância e a vida adulta.

Para a OMS, a adolescência começa aos 10 anos e termina aos 19 anos, sendo dividida em três fases: a pré-adolescência, a adolescência e, posteriormente, a juventude. Cada uma dessas fases possui características, vivências e comportamentos específicos, as quais podem ser conferidas a seguir.

Pré-adolescência

A pré-adolescência, como o próprio nome diz, antecede o período da adolescência. Compreende o período dos 10 aos 14 anos e tem como principal marco o início da puberdade e a maturação dos aspectos sexuais.

A puberdade desencadeia uma série de modificações no corpo de meninas e meninos, por conta da ação de diversos hormônios. Nas meninas, ocorre uma das transformações mais marcantes, que é o aumento das mamas e a menarca (ou primeira menstruação). Já nos meninos, a puberdade gera aumento do volume testicular e peniano, além de ocorrer um rápido crescimento corporal, surgimento de pelos pubianos, aumento da oleosidade da pele, odor nas axilas, alterações na voz e surgimento de pelos faciais.

Ao final desse processo, o indivíduo adquire capacidade reprodutiva e não é mais considerado uma criança. Por isso, é uma fase que pode causar grande confusão na cabeça dos jovens. Muitas vezes, eles chegam a enfrentar crises internas, geralmente devido à dificuldade de autoconhecimento e de compreender e aceitar as mudanças que estão acontecendo em seu corpo. 

Para ajudar a entender melhor sobre as crises emocionais vividas por pré-adolescentes e adolescentes, o Ministério da Saúde (MS) publicou o Guia de Saúde Mental para adolescentes, no intuito de fornecer suporte para as situações e dificuldades enfrentadas nesse período.

Adolescência

A adolescência compreende a fase dos 15 aos 17 anos. Nessa fase, a puberdade já está finalizada, mas o crescimento físico continua. É o período em que o jovem começa a ter pensamentos mais críticos, questionando pontos importantes de sua vida e futuro.

É uma fase marcada por conflitos e dúvidas, principalmente pela transição para a vida adulta. O jovem não é mais considerado criança, mas também ainda não é adulto

Essa indefinição pode gerar confusão psicológica, como a perda da proteção dos pais, a necessidade de desenvolvimento de autonomia e a construção de uma identidade. Dessa forma, é bastante comum que os adolescentes apresentem características mais introspectivas, como a timidez. 

Juventude

Por fim, temos a juventude, que marca a saída da adolescência e o início da vida adulta. A juventude é o período que compreende dos 18 aos 24 anos, cujo desenvolvimento físico está completo.

Apesar disso, o crescimento cognitivo continua, pois o indivíduo começa a experimentar os primeiros impactos da vida adulta. Em linhas gerais, é nessa fase que o jovem se torna um profissional e começa a desenvolver sua vida longe dos pais, estabelecendo relacionamentos duradouros e amadurecendo.

Quais os impactos psicológicos da fase de transição?

Sem dúvidas, a adolescência é um período bastante intenso e pode impactar consideravelmente na saúde mental desses jovens.

É comum que pré-adolescentes apresentem características de autocrítica exacerbada e diminuição da autoestima. Lembrando que é um período de grandes transformações corporais, as quais podem gerar conflitos emocionais e psíquicos. Adicionalmente, as alterações hormonais, que naturalmente ocorrem nesse período, podem levar a flutuações de humor.

É a fase em que o adolescente anseia pela sua liberdade, ainda que possua dependência financeira e emocional da família. O desejo pela independência pode causar comportamentos rebeldes e questionamentos sobre a autoridade dos pais ou responsáveis, sendo fundamentais o apoio familiar e o diálogo.

A maior inserção e interação social desses jovens também pode gerar desafios relacionados a relacionamentos afetivos, questões de gênero, suscetibilidade ao bullying e risco de envolvimento com drogas e álcool, por exemplo. São fatores que podem influenciar diretamente no desenvolvimento de transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade.

A depressão é uma das principais causas de transtornos mentais em adolescentes, sendo o suicídio, de acordo com a OMS, a segunda causa de morte em pessoas de 15 a 19 anos. Assim, é muito importante o apoio socioemocional familiar e escolar na promoção da saúde mental.

Como pais e responsáveis podem apoiar a saúde mental do adolescente?

Todo pai e mãe quer o melhor para os seus filhos e vê-los passar por períodos conturbados pode ser algo difícil de lidar. No entanto, existem algumas atitudes que podem ser tomadas pelos pais ou responsáveis, visando estabelecer uma conexão mais assertiva com seu filho adolescente e amenizar esse processo turbulento.

Adolescentes estão em fase de moldar sua personalidade e buscam fontes de inspiração, constantemente, em pessoas mais velhas. Portanto, procure sempre ser um bom exemplo para o seu filho.

Como é uma fase da vida em que as tomadas de decisões são comuns, procure sempre instigar o jovem a refletir sobre suas decisões, enfatizando os prós e contras de cada escolha.

Seja empático e compreensivo, escutando os dilemas que surgem na vida do jovem. Podem parecer atitudes simples aos olhos de um adulto, mas, para uma pessoa de 15 ou 16 anos, representam grandes desafios. Relativizar ou constranger o adolescente em público, especialmente quanto a características corporais, devem ser naturalmente evitadas.

O diálogo é sempre a melhor forma de se aproximar do jovem. Converse e tenha uma relação sincera com seu filho. Dessa maneira, se estabelecerá uma relação de confiança e apoio, e ele compartilhará as situações que possam estar causando aflição. Caso tenha dificuldade em abordar alguns assuntos com seu filho, procure apoio profissional, com psicólogos e médicos. 

Quais são os cuidados com a saúde na adolescência?

Além da saúde mental, como já foi abordada, a adolescência inspira outros cuidados. Você sabia que existem médicos especializados no atendimento dos adolescentes? 

É recomendada a realização de consultas médicas periódicas. Nas consultas, diversos parâmetros são analisados, tais como os históricos alimentar e vacinal, os hábitos de vida, a relação com a escola e os amigos, além das avaliações físicas referentes à pressão arterial, peso, altura e grau de desenvolvimento puberal. Podem ser solicitadas consultas com outros especialistas, como oftalmologista e ortopedista, por exemplo, e a realização de exames laboratoriais.

O sobrepeso e a obesidade também são fatores muito importantes a serem considerados, principalmente no cenário atual, em que mais e mais jovens passam a maior parte do seu dia conectados à internet. É muito importante estimular a prática de atividade física e incentivar o adolescente a ter uma alimentação equilibrada.

Sem contar que jovens ainda representam uma parcela considerável na incidência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). É fundamental investir em conhecimentos sobre saúde sexual e reprodutiva, estimulando o uso de preservativos como forma de prevenir tanto as ISTs quanto a gestação precoce.

Na mesma linha de raciocínio, educar quanto aos perigos do uso de substâncias como o álcool, tabaco e drogas é imprescindível. Além de todos os malefícios gerados ao organismo por essas substâncias, o álcool, por exemplo, é um dos fatores que mais causam acidentes e mortes entre adolescentes e jovens.

Imunização de jovens e adolescentes

A vacinação é outra forma de garantir e preservar a saúde do adolescente e deve sempre estar em dia com o calendário de vacinação.

Para adolescentes, a vacina contra o HPV representa uma grande forma de proteção. O HPV é uma doença infecciosa transmitida sexualmente, que leva ao surgimento de verrugas genitais, que podem ser facilmente identificadas ou não, e é a principal causa de câncer de colo de útero. 

A pré-adolescência é a fase ideal para realizar a vacinação contra o HPV. Isso porque as vacinas funcionam melhor em quem ainda não entrou em contato com o vírus. A vacina é recomendada para meninas entre 9 e 14 anos, e meninos entre 11 e 14 anos de idade.

Em caso de dúvidas, sempre procure auxílio médico, pois será ele quem indicará o melhor diagnóstico, tratamento e vacinação. Para entender mais sobre o que é o HPV e como se prevenir, confira nosso conteúdo O que você precisa saber sobre HPV: sintomas, tratamento e prevenção.

Referências:

Brasil. (2010). Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde.

Salam RA, Das JK, Lassi ZS, Bhutta ZA. Adolescent Health and Well-Being: Background and Methodology for Review of Potential Interventions. J Adolesc Health. 2016 Oct;59(4S):S4-S10. doi: 10.1016/j.jadohealth.2016.07.023.

WHO. Adolescent Health. 2022. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/adolescent-health#tab=tab_1. Acesso em: 07 set. 2022.

WHO. Adolescent and young adult health. 2022. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/adolescents-health-risks-and-solutions. Acesso em: 07 set. 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como cuidar da saúde de jovens e adolescentes?; A adolescência é uma etapa marcada por grandes transformações físicas, psicológicas e sociais, e compreende o período de desenvolvimento situado entre a infância e a idade adulta. É uma fase em que o jovem enfrenta diversos desafios, relacionados ao autoconhecimento e às interações sociais. Os adolescentes experimentam, nessa etapa da vida, um rápido crescimento físico, cognitivo e psicossocial, e isso pode afetar como eles se sentem, pensam, tomam decisões e interagem com o mundo ao seu redor. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que 1,2 bilhão da população mundial é composta por adolescentes. A expectativa é que esse número aumente até 2050, principalmente em países de baixa e média renda.  São muitos os fatores que podem interferir na saúde desses jovens e, segundo a OMS, mais de 1 milhão de adolescentes perdem suas vidas por ano, principalmente devido a causas como violência, suicídio, acidentes de trânsito, além de fatores comportamentais, como o uso de álcool e sexo desprotegido. A grande questão é que essas perdas, em sua maioria, podem ser evitáveis. Uma das melhores maneiras é garantir o acesso à informação e a serviços de saúde para esse público. Neste artigo, pretendemos contribuir com a divulgação de mais informações sobre como cuidar e garantir a saúde de adolescentes e contamos com você para ampliar esse conhecimento. O que é a adolescência? Como mencionado, a adolescência é um período da vida em que o jovem passa por diversas transformações físicas, psicológicas e comportamentais, marcando a transição entre a infância e a vida adulta. Para a OMS, a adolescência começa aos 10 anos e termina aos 19 anos, sendo dividida em três fases: a pré-adolescência, a adolescência e, posteriormente, a juventude. Cada uma dessas fases possui características, vivências e comportamentos específicos, as quais podem ser conferidas a seguir. Pré-adolescência A pré-adolescência, como o próprio nome diz, antecede o período da adolescência. Compreende o período dos 10 aos 14 anos e tem como principal marco o início da puberdade e a maturação dos aspectos sexuais. A puberdade desencadeia uma série de modificações no corpo de meninas e meninos, por conta da ação de diversos hormônios. Nas meninas, ocorre uma das transformações mais marcantes, que é o aumento das mamas e a menarca (ou primeira menstruação). Já nos meninos, a puberdade gera aumento do volume testicular e peniano, além de ocorrer um rápido crescimento corporal, surgimento de pelos pubianos, aumento da oleosidade da pele, odor nas axilas, alterações na voz e surgimento de pelos faciais. Ao final desse processo, o indivíduo adquire capacidade reprodutiva e não é mais considerado uma criança. Por isso, é uma fase que pode causar grande confusão na cabeça dos jovens. Muitas vezes, eles chegam a enfrentar crises internas, geralmente devido à dificuldade de autoconhecimento e de compreender e aceitar as mudanças que estão acontecendo em seu corpo.  Para ajudar a entender melhor sobre as crises emocionais vividas por pré-adolescentes e adolescentes, o Ministério da Saúde (MS) publicou o Guia de Saúde Mental para adolescentes, no intuito de fornecer suporte para as situações e dificuldades enfrentadas nesse período. Adolescência A adolescência compreende a fase dos 15 aos 17 anos. Nessa fase, a puberdade já está finalizada, mas o crescimento físico continua. É o período em que o jovem começa a ter pensamentos mais críticos, questionando pontos importantes de sua vida e futuro. É uma fase marcada por conflitos e dúvidas, principalmente pela transição para a vida adulta. O jovem não é mais considerado criança, mas também ainda não é adulto.  Essa indefinição pode gerar confusão psicológica, como a perda da proteção dos pais, a necessidade de desenvolvimento de autonomia e a construção de uma identidade. Dessa forma, é bastante comum que os adolescentes apresentem características mais introspectivas, como a timidez.  Juventude Por fim, temos a juventude, que marca a saída da adolescência e o início da vida adulta. A juventude é o período que compreende dos 18 aos 24 anos, cujo desenvolvimento físico está completo. Apesar disso, o crescimento cognitivo continua, pois o indivíduo começa a experimentar os primeiros impactos da vida adulta. Em linhas gerais, é nessa fase que o jovem se torna um profissional e começa a desenvolver sua vida longe dos pais, estabelecendo relacionamentos duradouros e amadurecendo. Quais os impactos psicológicos da fase de transição? Sem dúvidas, a adolescência é um período bastante intenso e pode impactar consideravelmente na saúde mental desses jovens. É comum que pré-adolescentes apresentem características de autocrítica exacerbada e diminuição da autoestima. Lembrando que é um período de grandes transformações corporais, as quais podem gerar conflitos emocionais e psíquicos. Adicionalmente, as alterações hormonais, que naturalmente ocorrem nesse período, podem levar a flutuações de humor. É a fase em que o adolescente anseia pela sua liberdade, ainda que possua dependência financeira e emocional da família. O desejo pela independência pode causar comportamentos rebeldes e questionamentos sobre a autoridade dos pais ou responsáveis, sendo fundamentais o apoio familiar e o diálogo. A maior inserção e interação social desses jovens também pode gerar desafios relacionados a relacionamentos afetivos, questões de gênero, suscetibilidade ao bullying e risco de envolvimento com drogas e álcool, por exemplo. São fatores que podem influenciar diretamente no desenvolvimento de transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade. A depressão é uma das principais causas de transtornos mentais em adolescentes, sendo o suicídio, de acordo com a OMS, a segunda causa de morte em pessoas de 15 a 19 anos. Assim, é muito importante o apoio socioemocional familiar e escolar na promoção da saúde mental. Como pais e responsáveis podem apoiar a saúde mental do adolescente? Todo pai e mãe quer o melhor para os seus filhos e vê-los passar por períodos conturbados pode ser algo difícil de lidar. No entanto, existem algumas atitudes que podem ser tomadas pelos pais ou responsáveis, visando estabelecer uma conexão mais assertiva com seu filho adolescente e amenizar esse processo turbulento. Adolescentes estão em fase de moldar sua personalidade e buscam fontes de inspiração, constantemente, em pessoas mais velhas. Portanto, procure sempre ser um bom exemplo para o seu filho. Como é uma fase da vida em que as tomadas de decisões são comuns, procure sempre instigar o jovem a refletir sobre suas decisões, enfatizando os prós e contras de cada escolha. Seja empático e compreensivo, escutando os dilemas que surgem na vida do jovem. Podem parecer atitudes simples aos olhos de um adulto, mas, para uma pessoa de 15 ou 16 anos, representam grandes desafios. Relativizar ou constranger o adolescente em público, especialmente quanto a características corporais, devem ser naturalmente evitadas. O diálogo é sempre a melhor forma de se aproximar do jovem. Converse e tenha uma relação sincera com seu filho. Dessa maneira, se estabelecerá uma relação de confiança e apoio, e ele compartilhará as situações que possam estar causando aflição. Caso tenha dificuldade em abordar alguns assuntos com seu filho, procure apoio profissional, com psicólogos e médicos.  Quais são os cuidados com a saúde na adolescência? Além da saúde mental, como já foi abordada, a adolescência inspira outros cuidados. Você sabia que existem médicos especializados no atendimento dos adolescentes?  É recomendada a realização de consultas médicas periódicas. Nas consultas, diversos parâmetros são analisados, tais como os históricos alimentar e vacinal, os hábitos de vida, a relação com a escola e os amigos, além das avaliações físicas referentes à pressão arterial, peso, altura e grau de desenvolvimento puberal. Podem ser solicitadas consultas com outros especialistas, como oftalmologista e ortopedista, por exemplo, e a realização de exames laboratoriais. O sobrepeso e a obesidade também são fatores muito importantes a serem considerados, principalmente no cenário atual, em que mais e mais jovens passam a maior parte do seu dia conectados à internet. É muito importante estimular a prática de atividade física e incentivar o adolescente a ter uma alimentação equilibrada. Sem contar que jovens ainda representam uma parcela considerável na incidência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). É fundamental investir em conhecimentos sobre saúde sexual e reprodutiva, estimulando o uso de preservativos como forma de prevenir tanto as ISTs quanto a gestação precoce. Na mesma linha de raciocínio, educar quanto aos perigos do uso de substâncias como o álcool, tabaco e drogas é imprescindível. Além de todos os malefícios gerados ao organismo por essas substâncias, o álcool, por exemplo, é um dos fatores que mais causam acidentes e mortes entre adolescentes e jovens. Imunização de jovens e adolescentes A vacinação é outra forma de garantir e preservar a saúde do adolescente e deve sempre estar em dia com o calendário de vacinação. Para adolescentes, a vacina contra o HPV representa uma grande forma de proteção. O HPV é uma doença infecciosa transmitida sexualmente, que leva ao surgimento de verrugas genitais, que podem ser facilmente identificadas ou não, e é a principal causa de câncer de colo de útero.  A pré-adolescência é a fase ideal para realizar a vacinação contra o HPV. Isso porque as vacinas funcionam melhor em quem ainda não entrou em contato com o vírus. A vacina é recomendada para meninas entre 9 e 14 anos, e meninos entre 11 e 14 anos de idade. Em caso de dúvidas, sempre procure auxílio médico, pois será ele quem indicará o melhor diagnóstico, tratamento e vacinação. Para entender mais sobre o que é o HPV e como se prevenir, confira nosso conteúdo O que você precisa saber sobre HPV: sintomas, tratamento e prevenção. Referências: Brasil. (2010). Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. Salam RA, Das JK, Lassi ZS, Bhutta ZA. Adolescent Health and Well-Being: Background and Methodology for Review of Potential Interventions. J Adolesc Health. 2016 Oct;59(4S):S4-S10. doi: 10.1016/j.jadohealth.2016.07.023. WHO. Adolescent Health. 2022. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/adolescent-health#tab=tab_1. Acesso em: 07 set. 2022. WHO. Adolescent and young adult health. 2022. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/adolescents-health-risks-and-solutions. Acesso em: 07 set. 2022.