A prática regular do yoga pode proporcionar benefícios como melhorias no sistema cardíaco e respiratório, controle do estresse e ansiedade, maior equilíbrio, fortalecimento do tônus muscular e demais aspectos que vão contribuir de forma ativa para que possa executar as atividades do dia a dia com disposição e produtividade. E por isso essa tradição milenar é cada dia mais popular em todo o mundo.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar o que é o yoga, suas vantagens e como praticá-lo. Acompanhe!
O que é yoga e como se popularizou no mundo?
A palavra “yoga” é originária do sânscrito Yuji, que quer dizer união ou jugo, e está relacionada a uma prática indiana que alinha o corpo e a mente. O primeiro a reunir os princípios do yoga foi Patanjali, em sua obra chamada Yoga Sutras.
As práticas de yoga envolvem meditação, exercícios respiratórios e posturas específicas para trabalhar a consciência corporal e proporcionar a sensação de relaxamento, ocasionando vários benefícios para a saúde física e mental. Popularizou-se no ocidente por meio dos asanas, que representam posturas corporais executadas em condições de estabilidade e conforto, com o intuito de preparar a mente para as técnicas introduzidas.
Quais são os principais tipos de yoga?
Existem vários tipos de yoga, que podem se adaptar às preferências e limitações de cada pessoa. Conheça os principais!
Hatha Yoga
Trata-se da yoga “clássica”, composta de técnicas de respiração e posturas que estimulam a energia do corpo (pranayama), exercícios de limpeza e purificação (kriyas). Tem foco na permanência das posturas e, por esse motivo, melhora a consciência corporal e a capacidade de concentração.
Vinyasa Flow Yoga
É um tipo livre na proposta das sequências de posturas (asanas) e apresenta uma boa conexão entre transição de movimento e respiração. Também é possível elaborar aulas temáticas, focadas em forças das pernas e extensão de coluna, por exemplo. Dessa forma, é uma aula mais dinâmica.
Ashtanga Vinyasa Yoga
Apresenta seis séries de prática, cada uma com um grupo de posturas. A aula sempre começa com a entonação de um mantra e, em seguida, saudações ao sol e a sequência de outras posturas. É finalizada com o relaxamento total.
O fio condutor dessa prática é a respiração, que deve estar conectada com o movimento, o que requer muita concentração. Além disso, trabalha o corpo como um todo, tendo em vista que abrange todos os grupos musculares e suas aptidões: flexibilidade, força e resistência.
Outro ponto relevante são os drishtis. Eles são focos de visão que ajudam a firmar a concentração do praticante, que exige muita disciplina, levando em conta que as séries precisam ser executadas todos os dias, exceto aos domingos e primeiros dias de lua cheia e nova.
Hot Yoga
É uma técnica praticada em uma sala aquecida a até 42º e apresenta uma sequência fixa de asanas. Pelo fato de o aluno suar muito no decorrer da aula, é possível ingerir água sempre que necessário.
Na primeira aula, o correto é executar as posturas devagar para que o corpo se adeque à temperatura. Também é preciso ter atenção para não se alongar mais do que aguenta, já que o calor relaxa a musculatura e a torna mais flexível.
Iyengar Yoga
Essa técnica foca no alinhamento da postura e usa equipamentos como almofadões, cadeiras, cabos de madeira, blocos de EVA, entre outros, que simplificam esse processo. Tais acessórios facilitam a adaptação das posturas, sendo assim, gestantes, idosos e demais pessoas com algum tipo de limitação podem realizar a aula, desde que possuam o atestado médico liberando para praticar a atividade física.
Quais são os benefícios do yoga?
Continue a leitura e conheça os principais benefícios do yoga:
Aumenta a flexibilidade
A elasticidade é uma das principais capacidades físicas trabalhadas no yoga. Dessa forma, a prática é muito recomendada para as pessoas que realizam treinos de força e precisam evitar o encurtamento muscular.
Melhora a respiração
As posturas do yoga podem ajudar o aluno a respirar de maneira mais profunda e lenta. Isso melhora o desempenho dos pulmões e eleva o volume de oxigênio aspirado na respiração. Essa capacidade gera ganhos significativos para os portadores de asma e estresse, por exemplo.
Ajuda a diminuir o estresse
A meditação praticada no yoga faz com que o aluno se conecte ao presente, aliviando a mente de problemas do passado ou futuro. Isso proporciona a sensação de paz interior, equilíbrio emocional, bem-estar e capacidade de solucionar situações do dia a dia de modo saudável.
Ainda, auxilia no tratamento da depressão, levando em conta a sensação de relaxamento e aumento da concentração, autoconfiança, minimização da irritabilidade e melhora nos relacionamentos interpessoais.
Alivia a ansiedade
Ao aprender a respirar de maneira profunda, desacelerar o ritmo e ter paciência para fazer uma tarefa de cada vez, é possível treinar a mente, se concentrar no presente e extinguir os empecilhos sem relevância que possam impactar a rotina e qualidade de vida.
Como começar a praticar yoga?
Para começar a praticá-lo, é importante tomar alguns cuidados. Veja quais são!
Busque por um profissional qualificado
Antes de tudo, é importante buscar um profissional qualificado e, assim, conquistar os resultados esperados. Para isso, você pode pedir indicações de familiares ou amigos, pesquisar na internet, visitar escolas, estúdios e academias que oferecem os serviços para conhecer a estrutura, entre outros.
Vista roupas adequadas
Escolha roupas confortáveis e elásticas, que não incomodem ao executar determinada postura ou uma inversão. Sapatos não são necessários, já que o yoga é feito com os pés descalços, mas é possível usar meias específicas com alça na parte inferior para evitar que os pés escorreguem sobre o tapete.
Pesquise sobre respiração e posturas para iniciantes
Pesquise a respeito das técnicas de respiração e posições de nível básico para iniciantes. Por exemplo, triângulo, torção sentada, curva, entre outras.
Tenha um objetivo e defina seus limites
Você pode estabelecer um objetivo na sua prática de yoga. Tenha em mente que se trata de uma prática pessoal, e o que pode ser eficaz para uma pessoa pode não ser para outra. Então, conheça seu corpo e supere seus limites à medida que for avançando na sua jornada.
Agora que você conhece um pouco mais sobre o yoga e seus benefícios, o ideal é consultar seu médico para entender se a prática está adequada às suas limitações e, em seguida, buscar auxílio de um profissional qualificado para aplicar a técnica correta e ajudar você a alcançar as vantagens desejadas.
Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail informações relevantes e atuais sobre outros temas!