Sabin Por: Sabin
Leitura
2min 30s
OUVIR 00:00
AAA

O câncer de mama é a principal neoplasia — tumor causado pelo crescimento exagerado de células — a atingir as mulheres no Brasil (30%). Além disso, é a que representa a maior taxa de mortalidade (16%) entre os tumores que acometem as brasileiras. Cerca de 60 mil mulheres tem o diagnóstico do câncer de mama no Brasil, por ano.

As causas do câncer de mama são multifatoriais, desde questões genéticas, alimentação e hábitos de vida. Há vários outros fatores externos que podem também ocasionar mutações nas células do nosso corpo, promovendo um crescimento desordenado e exagerado. Nem sempre somos capazes de controlar todos os fatores. Por isso, o ideal é que qualquer alteração seja diagnosticada o quanto antes, para que os tratamentos sejam mais eficazes e os pacientes possam, assim, alcançar a cura.

Sendo assim, focar na prevenção é algo que não pode ser deixado de lado. Por conta disso, a campanha do Outubro Rosa é muito importante para conscientizar a população sobre essa doença e, claro, orientar sobre as várias maneiras de diagnosticá-la precocemente.

E como investir em medidas preventivas e fazer um diagnóstico precoce? Uma das ações mais simples é a realização do autoexame, mas essa não é a única prática recomendada e não substitui o acompanhamento médico, nem os exames de imagem periódicos que em geral devem ser feitos, a partir de 40 anos, de acordo com a indicação médica.

Continue a leitura e conheça o passo a passo do autoexame de mama, além de adquirir muitas informações importantes sobre o assunto no infográfico do Sabin!

Infográfico auto exame de câncer de mama

Conclusão

Agora você já sabe mais sobre a prevenção do câncer de mama! Então, não se descuide: faça um bom acompanhamento médico (incluindo a realização anual de exames de imagem, como a mamografia, que é considerado o padrão-ouro) e não deixe de buscar auxílio profissional caso qualquer alteração seja notada.

Essas medidas são imprescindíveis para que o tratamento contra o câncer seja mais eficaz e para que você possa superar essa doença.

Além disso, verifique outras postagens sobre o Outubro Rosa em nosso blog e se informe ainda mais sobre esse importante assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Saúde

Qual a função do baço? Saiba onde fica localizado este órgão

Muito se fala sobre órgãos como o coração, os pulmões e os rins. É bem provável que você saiba quais são as suas funções e até onde cada um deles está localizado em nosso corpo. No entanto, há outros pouco conhecidos em nosso organismo e, ainda...

Saúde

Exames hematológicos: você sabe o que eles avaliam e quais são os principais?

Você com certeza já precisou fazer um exame de sangue, certo? Esses testes são utilizados para identificar uma grande variedade de alterações em nosso organismo, todas a partir de amostras coletadas em poucos minutos. É uma ferramenta muito preciosa...

Genética

Você conhece as doenças causadas por mutações genéticas? Descubra quais são

Você sabia que é estimado que cada célula humana disponha de 2m de DNA — que está lá, no núcleo, enrolado em torno do próprio eixo? Temos trilhões e trilhões de células em nosso corpo. Então, imagine quantos quilômetros de informações...

Auto exame de câncer de mama: como fazer; O câncer de mama é a principal neoplasia — tumor causado pelo crescimento exagerado de células — a atingir as mulheres no Brasil (30%). Além disso, é a que representa a maior taxa de mortalidade (16%) entre os tumores que acometem as brasileiras. Cerca de 60 mil mulheres tem o diagnóstico do câncer de mama no Brasil, por ano. As causas do câncer de mama são multifatoriais, desde questões genéticas, alimentação e hábitos de vida. Há vários outros fatores externos que podem também ocasionar mutações nas células do nosso corpo, promovendo um crescimento desordenado e exagerado. Nem sempre somos capazes de controlar todos os fatores. Por isso, o ideal é que qualquer alteração seja diagnosticada o quanto antes, para que os tratamentos sejam mais eficazes e os pacientes possam, assim, alcançar a cura. Sendo assim, focar na prevenção é algo que não pode ser deixado de lado. Por conta disso, a campanha do Outubro Rosa é muito importante para conscientizar a população sobre essa doença e, claro, orientar sobre as várias maneiras de diagnosticá-la precocemente. E como investir em medidas preventivas e fazer um diagnóstico precoce? Uma das ações mais simples é a realização do autoexame, mas essa não é a única prática recomendada e não substitui o acompanhamento médico, nem os exames de imagem periódicos que em geral devem ser feitos, a partir de 40 anos, de acordo com a indicação médica. Continue a leitura e conheça o passo a passo do autoexame de mama, além de adquirir muitas informações importantes sobre o assunto no infográfico do Sabin! Conclusão Agora você já sabe mais sobre a prevenção do câncer de mama! Então, não se descuide: faça um bom acompanhamento médico (incluindo a realização anual de exames de imagem, como a mamografia, que é considerado o padrão-ouro) e não deixe de buscar auxílio profissional caso qualquer alteração seja notada. Essas medidas são imprescindíveis para que o tratamento contra o câncer seja mais eficaz e para que você possa superar essa doença. Além disso, verifique outras postagens sobre o Outubro Rosa em nosso blog e se informe ainda mais sobre esse importante assunto!