Sabin Por: Sabin
Leitura
2min 30s
OUVIR 00:00
AAA

O câncer de mama é a principal neoplasia — tumor causado pelo crescimento exagerado de células — a atingir as mulheres no Brasil (30%). Além disso, é a que representa a maior taxa de mortalidade (16%) entre os tumores que acometem as brasileiras. Cerca de 60 mil mulheres tem o diagnóstico do câncer de mama no Brasil, por ano.

As causas do câncer de mama são multifatoriais, desde questões genéticas, alimentação e hábitos de vida. Há vários outros fatores externos que podem também ocasionar mutações nas células do nosso corpo, promovendo um crescimento desordenado e exagerado. Nem sempre somos capazes de controlar todos os fatores. Por isso, o ideal é que qualquer alteração seja diagnosticada o quanto antes, para que os tratamentos sejam mais eficazes e os pacientes possam, assim, alcançar a cura.

Sendo assim, focar na prevenção é algo que não pode ser deixado de lado. Por conta disso, a campanha do Outubro Rosa é muito importante para conscientizar a população sobre essa doença e, claro, orientar sobre as várias maneiras de diagnosticá-la precocemente.

E como investir em medidas preventivas e fazer um diagnóstico precoce? Uma das ações mais simples é a realização do autoexame, mas essa não é a única prática recomendada e não substitui o acompanhamento médico, nem os exames de imagem periódicos que em geral devem ser feitos, a partir de 40 anos, de acordo com a indicação médica.

Continue a leitura e conheça o passo a passo do autoexame de mama, além de adquirir muitas informações importantes sobre o assunto no infográfico do Sabin!

Infográfico auto exame de câncer de mama

Conclusão

Agora você já sabe mais sobre a prevenção do câncer de mama! Então, não se descuide: faça um bom acompanhamento médico (incluindo a realização anual de exames de imagem, como a mamografia, que é considerado o padrão-ouro) e não deixe de buscar auxílio profissional caso qualquer alteração seja notada.

Essas medidas são imprescindíveis para que o tratamento contra o câncer seja mais eficaz e para que você possa superar essa doença.

Além disso, verifique outras postagens sobre o Outubro Rosa em nosso blog e se informe ainda mais sobre esse importante assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Autocuidado

Conheça 8 dicas práticas para ter uma rotina saudável

É muito comum ouvirmos que devemos adotar uma rotina saudável. Essa ideia está presente na mídia, nos consultórios médicos e até nas rodas de conversa em família. Mas, afinal, o que isso significa? A verdade é que depende. Não há uma única...

Autocuidado

Saiba como os exercícios físicos ajudam na sua saúde

Você já deve ter ouvido falar sobre como exercícios físicos ajudam na saúde, certo? Mas, afinal, qual é a relevância desse hábito para o nosso dia a dia? Apenas se exercitar é o suficiente para ter um organismo mais saudável? E como praticá-los da...

Saúde

O que é Novembro Azul? Entenda o mês de prevenção ao câncer de próstata

Quando o assunto é câncer, todo mundo fica um pouco assustado. Não é para menos, já que essa é uma doença séria, podendo ser fatal. No entanto, uma das principais medidas para evitar esse desfecho é o diagnóstico precoce, um dos principais temas...

Auto exame de câncer de mama: como fazer; O câncer de mama é a principal neoplasia — tumor causado pelo crescimento exagerado de células — a atingir as mulheres no Brasil (30%). Além disso, é a que representa a maior taxa de mortalidade (16%) entre os tumores que acometem as brasileiras. Cerca de 60 mil mulheres tem o diagnóstico do câncer de mama no Brasil, por ano. As causas do câncer de mama são multifatoriais, desde questões genéticas, alimentação e hábitos de vida. Há vários outros fatores externos que podem também ocasionar mutações nas células do nosso corpo, promovendo um crescimento desordenado e exagerado. Nem sempre somos capazes de controlar todos os fatores. Por isso, o ideal é que qualquer alteração seja diagnosticada o quanto antes, para que os tratamentos sejam mais eficazes e os pacientes possam, assim, alcançar a cura. Sendo assim, focar na prevenção é algo que não pode ser deixado de lado. Por conta disso, a campanha do Outubro Rosa é muito importante para conscientizar a população sobre essa doença e, claro, orientar sobre as várias maneiras de diagnosticá-la precocemente. E como investir em medidas preventivas e fazer um diagnóstico precoce? Uma das ações mais simples é a realização do autoexame, mas essa não é a única prática recomendada e não substitui o acompanhamento médico, nem os exames de imagem periódicos que em geral devem ser feitos, a partir de 40 anos, de acordo com a indicação médica. Continue a leitura e conheça o passo a passo do autoexame de mama, além de adquirir muitas informações importantes sobre o assunto no infográfico do Sabin! Conclusão Agora você já sabe mais sobre a prevenção do câncer de mama! Então, não se descuide: faça um bom acompanhamento médico (incluindo a realização anual de exames de imagem, como a mamografia, que é considerado o padrão-ouro) e não deixe de buscar auxílio profissional caso qualquer alteração seja notada. Essas medidas são imprescindíveis para que o tratamento contra o câncer seja mais eficaz e para que você possa superar essa doença. Além disso, verifique outras postagens sobre o Outubro Rosa em nosso blog e se informe ainda mais sobre esse importante assunto!

Olá! Nosso site utiliza cookies para que possamos otimizar o atendimento que prestamos a você. Ao utilizar nosso site, você concorda com uso deles. Para saber mais, leia nossa política de privacidade.