Sabin Por: Sabin
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É muito comum ouvirmos que devemos adotar uma rotina saudável. Essa ideia está presente na mídia, nos consultórios médicos e até nas rodas de conversa em família. Mas, afinal, o que isso significa?

A verdade é que depende. Não há uma única resposta para essa pergunta. Mas há, sim, algumas maneiras de tornarmos o nosso dia a dia mais adequado para o bom funcionamento do nosso organismo, garantindo que ele tenha forças para nos ajudar a realizar as tarefas que precisamos fazer no cotidiano.

Não sabe por onde começar? Não se preocupe! Continue a leitura e confira algumas dicas simples, que podem ser implementadas em seu dia a dia, e saiba como funciona o conceito de rotina saudável!

O que é rotina saudável?

Rotina saudável é aquela que está adequada às suas necessidades. Ela é personalizada e única, e o que funciona para uma pessoa, pode não ser exatamente o que outra necessita. Lembra que falamos que não há uma única resposta para essa pergunta?

Ou seja: quer ter uma rotina saudável? Crie estratégias que funcionem para você, fazendo com que se sinta revigorado, descansado e pronto para enfrentar as atividades do seu dia a dia. Tudo isso, é claro, mantendo a saúde do corpo e promovendo a longevidade.

Qual é a importância de adotar práticas saudáveis no dia a dia?

Além de aumentar a sua expectativa de vida, uma rotina saudável consegue fazer com que você viva melhor. Ou seja: são a longevidade e a qualidade de vida caminhando juntas.

Alguns dos benefícios de investir em práticas de uma rotina saudável são:

  • prevenção de doenças variadas, sejam crônicas ou agudas;
  • aumento da imunidade;
  • mais energia para o dia a dia;
  • melhora da produtividade nos estudos e no trabalho;
  • otimização das relações interpessoais;
  • redução de desconfortos como dores e incômodos variados;
  • diminuição dos custos com medicações e tratamentos (prevenção!).

O investimento em estratégias para uma rotina mais saudável é algo que beneficia todos os âmbitos das nossas vidas, desde a saúde até o trabalho e os relacionamentos pessoais. Com bons hábitos, conseguimos ir mais longe e conquistar os nossos objetivos com garra e muita saúde!

8 dicas para uma rotina saudável

Agora, veremos algumas dicas que, adaptadas ao seu dia a dia, podem fazer com ele fique muito mais saudável. Confira!

1. Beba bastante água

O corpo humano é composto de mais de 70% de água. Essa taxa varia de acordo com a nossa idade (pessoas mais jovens têm mais água no organismo), mas se mantém extremamente alta ao longo de toda a vida. Por isso, a desidratação é um dos problemas mais graves aos quais podemos nos expor.

Sintomas de desidratação vão muito além da sede. Podemos estar desidratados ao sentir o pensamento lento, ter muito sono ao longo do dia, entre outros sintomas. Por isso, o ideal é se hidratar frequentemente, tomando pequenas quantidades de água por vez. 

2. Mantenha uma alimentação saudável

Outro pilar para uma vida mais saudável é cuidar bem da alimentação. Além de investir em ingredientes como grãos, cereais, frutas e verduras diversas, é importante fazer várias refeições ao longo do dia para otimizar a digestão.

A chave do sucesso de uma alimentação está na diversificação, e não na privação. Portanto, não precisa evitar aquele docinho que você tanto gosta, mas manter o equilíbrio, não exagerar e fazer refeições variadas.

3. Cuide bem do seu sono

É durante o sono que regeneramos células, especialmente as do cérebro, chamadas de neurônios. Portanto, esse é um período sagrado para que possamos nos manter com uma “memória de elefante” e ter foco para as atividades do dia seguinte.

O sono reparador começa, então, no momento de nos retirarmos para o quarto. Nessa hora, é indicado deixar as telas (como o celular) bem longe de nós e investir na leitura de um livro, por exemplo. Assim, pegamos no sono mais rapidamente e temos uma noite de qualidade.

4. Faça exercícios físicos regularmente

Abandonar o sedentarismo é outro passo fundamental para que possamos ser saudáveis e ter uma rotina adequada para o nosso organismo. Com a prática frequente de exercícios, prevenimos doenças, regulamos o nosso sono e temos uma série de vantagens para a saúde!

Não há uma regra sobre qual atividade praticar, desde que ela seja prazerosa e adequada às suas necessidades fisiológicas. A dica é conversar com um médico e ver qual delas é a mais indicada para você.

5. Descanse e se distraia

Outra dica muito importante é o cuidado com a saúde mental. Afinal, não podemos nos descuidar da mente e dedicarmos exclusivamente ao corpo, já que os dois estão super interligados!

Sendo assim, invista na realização de atividades que te tragam prazer. Não fique se sentindo culpado por se distrair e descansar. Não somos máquinas, e esses momentos são fundamentais para que possamos nos manter produtivos e saudáveis.

6. Limite o tempo na frente das telas

Agora, uma dica um pouco polêmica: tente limitar o seu tempo em frente às telas, seja a do celular, seja a da televisão ou do computador. Não há problema algum em utilizar esses recursos (inclusive na hora do descanso), mas não faça disso uma prioridade no seu dia.

Além de ser vantajoso para as interações sociais, se afastar um pouco da tecnologia é bom para a visão, para o sono e para todo o organismo. Isso ocorre porque a exposição prolongada pode, por exemplo, deixar os olhos secos e prejudicar a produção de substâncias que nos induzem ao sono. Utilize outros estímulos sempre que for possível!

7. Mantenha relações saudáveis

Outro ponto fundamental para uma rotina saudável é manter relações igualmente benéficas, ou seja, que não desencadeiam sentimentos como a ansiedade e a tristeza. Seja com os amigos, no trabalho ou na vida em família, tenha em mente que o equilíbrio é sempre fundamental.

Evite relacionamentos tóxicos, que acabam fazendo mais mal do que bem, e fique perto de pessoas que fazem uma troca positiva com você. 

8. Faça consultas periódicas 

Por fim, não deixe de realizar consultas periódicas e exames sempre que seu médico solicitar. O ideal é que as visitas sejam ao menos uma vez por ano, mas essa frequência pode variar de acordo com as necessidades de cada paciente.

Além disso, esteja sempre em contato com o seu corpo e saiba quais são os sinais que ele passa. Assim, é bem mais fácil buscar auxílio caso alguma alteração seja notada. Lembrando que diagnósticos precoces fazem toda a diferença para o tratamento das doenças!

Agora que você já sabe o que é uma rotina saudável e como podemos mantê-la em nosso dia a dia, não perca mais tempo e implemente as dicas passadas ao longo do texto. A sua saúde agradece!

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Lembra que falamos que não há uma única resposta para essa pergunta? Ou seja: quer ter uma rotina saudável? Crie estratégias que funcionem para você, fazendo com que se sinta revigorado, descansado e pronto para enfrentar as atividades do seu dia a dia. Tudo isso, é claro, mantendo a saúde do corpo e promovendo a longevidade. Qual é a importância de adotar práticas saudáveis no dia a dia? Além de aumentar a sua expectativa de vida, uma rotina saudável consegue fazer com que você viva melhor. Ou seja: são a longevidade e a qualidade de vida caminhando juntas. Alguns dos benefícios de investir em práticas de uma rotina saudável são: prevenção de doenças variadas, sejam crônicas ou agudas; aumento da imunidade; mais energia para o dia a dia; melhora da produtividade nos estudos e no trabalho; otimização das relações interpessoais; redução de desconfortos como dores e incômodos variados; diminuição dos custos com medicações e tratamentos (prevenção!). O investimento em estratégias para uma rotina mais saudável é algo que beneficia todos os âmbitos das nossas vidas, desde a saúde até o trabalho e os relacionamentos pessoais. Com bons hábitos, conseguimos ir mais longe e conquistar os nossos objetivos com garra e muita saúde! 8 dicas para uma rotina saudável Agora, veremos algumas dicas que, adaptadas ao seu dia a dia, podem fazer com ele fique muito mais saudável. Confira! 1. Beba bastante água O corpo humano é composto de mais de 70% de água. Essa taxa varia de acordo com a nossa idade (pessoas mais jovens têm mais água no organismo), mas se mantém extremamente alta ao longo de toda a vida. Por isso, a desidratação é um dos problemas mais graves aos quais podemos nos expor. Sintomas de desidratação vão muito além da sede. Podemos estar desidratados ao sentir o pensamento lento, ter muito sono ao longo do dia, entre outros sintomas. Por isso, o ideal é se hidratar frequentemente, tomando pequenas quantidades de água por vez.  2. Mantenha uma alimentação saudável Outro pilar para uma vida mais saudável é cuidar bem da alimentação. Além de investir em ingredientes como grãos, cereais, frutas e verduras diversas, é importante fazer várias refeições ao longo do dia para otimizar a digestão. A chave do sucesso de uma alimentação está na diversificação, e não na privação. Portanto, não precisa evitar aquele docinho que você tanto gosta, mas manter o equilíbrio, não exagerar e fazer refeições variadas. 3. Cuide bem do seu sono É durante o sono que regeneramos células, especialmente as do cérebro, chamadas de neurônios. Portanto, esse é um período sagrado para que possamos nos manter com uma “memória de elefante” e ter foco para as atividades do dia seguinte. O sono reparador começa, então, no momento de nos retirarmos para o quarto. Nessa hora, é indicado deixar as telas (como o celular) bem longe de nós e investir na leitura de um livro, por exemplo. Assim, pegamos no sono mais rapidamente e temos uma noite de qualidade. 4. Faça exercícios físicos regularmente Abandonar o sedentarismo é outro passo fundamental para que possamos ser saudáveis e ter uma rotina adequada para o nosso organismo. Com a prática frequente de exercícios, prevenimos doenças, regulamos o nosso sono e temos uma série de vantagens para a saúde! Não há uma regra sobre qual atividade praticar, desde que ela seja prazerosa e adequada às suas necessidades fisiológicas. A dica é conversar com um médico e ver qual delas é a mais indicada para você. 5. Descanse e se distraia Outra dica muito importante é o cuidado com a saúde mental. Afinal, não podemos nos descuidar da mente e dedicarmos exclusivamente ao corpo, já que os dois estão super interligados! Sendo assim, invista na realização de atividades que te tragam prazer. Não fique se sentindo culpado por se distrair e descansar. Não somos máquinas, e esses momentos são fundamentais para que possamos nos manter produtivos e saudáveis. 6. Limite o tempo na frente das telas Agora, uma dica um pouco polêmica: tente limitar o seu tempo em frente às telas, seja a do celular, seja a da televisão ou do computador. Não há problema algum em utilizar esses recursos (inclusive na hora do descanso), mas não faça disso uma prioridade no seu dia. Além de ser vantajoso para as interações sociais, se afastar um pouco da tecnologia é bom para a visão, para o sono e para todo o organismo. Isso ocorre porque a exposição prolongada pode, por exemplo, deixar os olhos secos e prejudicar a produção de substâncias que nos induzem ao sono. Utilize outros estímulos sempre que for possível! 7. Mantenha relações saudáveis Outro ponto fundamental para uma rotina saudável é manter relações igualmente benéficas, ou seja, que não desencadeiam sentimentos como a ansiedade e a tristeza. Seja com os amigos, no trabalho ou na vida em família, tenha em mente que o equilíbrio é sempre fundamental. Evite relacionamentos tóxicos, que acabam fazendo mais mal do que bem, e fique perto de pessoas que fazem uma troca positiva com você.  8. Faça consultas periódicas  Por fim, não deixe de realizar consultas periódicas e exames sempre que seu médico solicitar. O ideal é que as visitas sejam ao menos uma vez por ano, mas essa frequência pode variar de acordo com as necessidades de cada paciente. Além disso, esteja sempre em contato com o seu corpo e saiba quais são os sinais que ele passa. Assim, é bem mais fácil buscar auxílio caso alguma alteração seja notada. Lembrando que diagnósticos precoces fazem toda a diferença para o tratamento das doenças! Agora que você já sabe o que é uma rotina saudável e como podemos mantê-la em nosso dia a dia, não perca mais tempo e implemente as dicas passadas ao longo do texto. A sua saúde agradece! Para fechar, assine a newsletter do blog do Sabin! Assim você fica por dentro das nossas novidades. Até a próxima!

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