Sabin Por: Sabin
Leitura
7min 20s
OUVIR 00:00
AAA

Você convive com uma criança que parece nunca descansar durante a noite? Então, saiba que não está sozinho nessa situação! Esse é um problema relativamente comum e que afeta muitas famílias ao redor do mundo e impacta a qualidade de vida de seus membros, sobretudo a dos pequenos.

A longo prazo, uma criança com sono agitado pode apresentar consequências negativas. E não é para menos, não é? Afinal, precisamos descansar e ter noites revigorantes para que possamos encarar o dia seguinte com muita energia e aprender coisas novas em tal período.

Sendo assim, separamos um apanhado de informações para quem convive com uma criança que fica muito agitada na hora de dormir ou conhece alguma família que vive essa situação. Veja como contornar esse problema e a importância de um sono reparador para a criançada. Boa leitura!

Qual é a importância do sono para o desenvolvimento das crianças?

Durante o sono, fixamos aprendizados obtidos ao longo do dia em nossa memória. Por isso, sonecas e noites bem-dormidas são essenciais para que os pequenos consigam aprender com qualidade e tenham uma memória muito melhor aproveitada.

Além disso, é na hora de dormir que diversos hormônios são liberados, como o do crescimento. Por essa razão, é um momento sagrado também para que eles possam se desenvolver fisicamente.

Por fim, a importância de um sono de qualidade reside ainda no descanso. Com o corpo revigorado, é muito mais fácil ter energia para um dia a dia produtivo, cheio de novos aprendizados e novas aventuras!

Quais são as possíveis causas da criança com sono agitado?

As causas do sono agitado em crianças são diversas. Uma das mais comuns é a presença de estímulos em excesso, o que pode fazer com que o cérebro custe a relaxar, assim como o corpo.

No entanto, razões físicas também podem fazer parte desse processo. Uma delas é a apneia do sono, que pode ser gerada por questões como inflamação nas adenoides ou desvios de septo. A síndrome das pernas inquietas, distúrbio que afeta a sensibilidade motora, também pode ser um motivo. Por isso, é fundamental investigar o que gera o sintoma.

Quais as consequências do sono agitado?

Algumas das consequências de um sono agitado entre a criançada são:

  • cansaço no dia seguinte;
  • problemas com a memorização;
  • dificuldade de aprendizagem;
  • falta de energia;
  • redução da imunidade;
  • alterações no ritmo de crescimento e desenvolvimento físico.

Por essa razão, é importantíssimo atentar à qualidade do sono das crianças. A seguir, veremos algumas dicas para melhorá-lo de forma efetiva!

Como melhorar o sono agitado das crianças?

Veja, agora, algumas boas práticas para melhorar o dia a dia e o sono das crianças em sua casa!

Crie uma rotina de sono

O primeiro passo para ajudar as crianças a terem um sono mais tranquilo é investir em uma rotina adequada para tal. Assim, o relógio biológico é regulado, o que ajuda os pequenos a dormir mais profundamente. Ou seja: tenha um horário para colocá-los para dormir e acordá-los.

Evite oferecer celular e aparelhos eletrônicos à noite

O uso excessivo de celular na infância é prejudicial ao desenvolvimento das crianças e pode atrapalhar o sono. A luz emitida por eletrônicos, como os smartphones e a televisão, atrapalha a produção de melatonina, o hormônio do sono. Então, o ideal é tirar a criançada de perto desses itens cerca de 2 horas antes de dormir.

Prepare um ambiente físico adequado para o sono

O quarto deve ser um local tranquilo e com efeito calmante. Então, invista em cores claras, uma iluminação mais intimista (luminárias distantes da cama são uma ótima alternativa!) e em muito conforto. É importante deixar o ambiente propício para que a criança tenha vontade de dormir ali.

Encoraje a criança a adormecer na própria cama

Outra dica é encorajar os pequenos a dormirem em suas próprias camas, algo que ajuda a limitá-los ao próprio espaço na hora do sono e evita interferências na rotina do restante da família (já que nem sempre todos dormirão ao mesmo tempo). No entanto, caso ele não aceite essa mudança, tudo bem!

Ofereça uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável para crianças também contribui muito para uma boa noite de sono. A última refeição antes de se deitar deve ser leve, preferencialmente em uma temperatura mais alta, preparando o corpo para o sono. Ainda é importante que ela deixe a criança saciada para evitar a sensação de fome, que pode gerar agitação.

Não ofereça bebidas e alimentos estimulantes perto do horário de dormir

Aproveitando, nada de bebidas que contenham cafeína antes da criança dormir, como o café ou refrigerantes a base de cola ou guaraná. O chocolate também não deve ser ingerido nesse momento. Afinal, também contém substâncias estimulantes, como a própria cafeína e a teobromina, que excitam o sistema nervoso e dificultam o ato de pegar no sono.

Evite atividades que “despertem” antes de dormir

Antes de se deitar, é hora de tranquilidade para preparar o cérebro para o sono. Por isso, nada de brincadeiras muito estimulantes ou atividades físicas intensas. Prefira uma leitura calma ou conversas sobre o dia!

Qual a importância da conversa com um pediatra sobre a criança com sono agitado?

O pediatra é o profissional que intermedeia o contato entre os pais e a saúde das crianças. Ele é preparado para lidar com a grande maioria das questões sobre o bem-estar infantil, inclusive as relacionadas ao sono.

Nas consultas, é importante relatar que a criança apresenta dificuldades para dormir de forma tranquila, mexendo-se muito durante a noite ou acordando repetidas vezes. 

Assim, o médico poderá avaliar o pequeno, tanto a partir de questionamentos (feitos para os responsáveis e para a própria criança) quanto por meio de um minucioso exame físico.

Caso julgue necessário, ele poderá encaminhar o paciente a outros profissionais, como psicólogos ou otorrinolaringologistas.

Agora que você já sabe como lidar com uma criança com sono agitado e melhorar o descanso dos pequenos que convivem com você, não perca tempo! Coloque as dicas em prática o quanto antes e veja os resultados.

Aproveite e confira outro artigo do nosso blog que tem tudo a ver com o tema da saúde das crianças! Saiba mais sobre a asma infantil e descubra as suas características, sintomas e os tratamentos aplicados. Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Saúde

Qual a função do baço? Saiba onde fica localizado este órgão

Muito se fala sobre órgãos como o coração, os pulmões e os rins. É bem provável que você saiba quais são as suas funções e até onde cada um deles está localizado em nosso corpo. No entanto, há outros pouco conhecidos em nosso organismo e, ainda...

Saúde

Exames hematológicos: você sabe o que eles avaliam e quais são os principais?

Você com certeza já precisou fazer um exame de sangue, certo? Esses testes são utilizados para identificar uma grande variedade de alterações em nosso organismo, todas a partir de amostras coletadas em poucos minutos. É uma ferramenta muito preciosa...

Genética

Você conhece as doenças causadas por mutações genéticas? Descubra quais são

Você sabia que é estimado que cada célula humana disponha de 2m de DNA — que está lá, no núcleo, enrolado em torno do próprio eixo? Temos trilhões e trilhões de células em nosso corpo. Então, imagine quantos quilômetros de informações...

Criança com o sono agitado, o que fazer para melhorar?; Você convive com uma criança que parece nunca descansar durante a noite? Então, saiba que não está sozinho nessa situação! Esse é um problema relativamente comum e que afeta muitas famílias ao redor do mundo e impacta a qualidade de vida de seus membros, sobretudo a dos pequenos. A longo prazo, uma criança com sono agitado pode apresentar consequências negativas. E não é para menos, não é? Afinal, precisamos descansar e ter noites revigorantes para que possamos encarar o dia seguinte com muita energia e aprender coisas novas em tal período. Sendo assim, separamos um apanhado de informações para quem convive com uma criança que fica muito agitada na hora de dormir ou conhece alguma família que vive essa situação. Veja como contornar esse problema e a importância de um sono reparador para a criançada. Boa leitura! Qual é a importância do sono para o desenvolvimento das crianças? Durante o sono, fixamos aprendizados obtidos ao longo do dia em nossa memória. Por isso, sonecas e noites bem-dormidas são essenciais para que os pequenos consigam aprender com qualidade e tenham uma memória muito melhor aproveitada. Além disso, é na hora de dormir que diversos hormônios são liberados, como o do crescimento. Por essa razão, é um momento sagrado também para que eles possam se desenvolver fisicamente. Por fim, a importância de um sono de qualidade reside ainda no descanso. Com o corpo revigorado, é muito mais fácil ter energia para um dia a dia produtivo, cheio de novos aprendizados e novas aventuras! Quais são as possíveis causas da criança com sono agitado? As causas do sono agitado em crianças são diversas. Uma das mais comuns é a presença de estímulos em excesso, o que pode fazer com que o cérebro custe a relaxar, assim como o corpo. No entanto, razões físicas também podem fazer parte desse processo. Uma delas é a apneia do sono, que pode ser gerada por questões como inflamação nas adenoides ou desvios de septo. A síndrome das pernas inquietas, distúrbio que afeta a sensibilidade motora, também pode ser um motivo. Por isso, é fundamental investigar o que gera o sintoma. Quais as consequências do sono agitado? Algumas das consequências de um sono agitado entre a criançada são: cansaço no dia seguinte;problemas com a memorização;dificuldade de aprendizagem;falta de energia;redução da imunidade;alterações no ritmo de crescimento e desenvolvimento físico. Por essa razão, é importantíssimo atentar à qualidade do sono das crianças. A seguir, veremos algumas dicas para melhorá-lo de forma efetiva! Como melhorar o sono agitado das crianças? Veja, agora, algumas boas práticas para melhorar o dia a dia e o sono das crianças em sua casa! Crie uma rotina de sono O primeiro passo para ajudar as crianças a terem um sono mais tranquilo é investir em uma rotina adequada para tal. Assim, o relógio biológico é regulado, o que ajuda os pequenos a dormir mais profundamente. Ou seja: tenha um horário para colocá-los para dormir e acordá-los. Evite oferecer celular e aparelhos eletrônicos à noite O uso excessivo de celular na infância é prejudicial ao desenvolvimento das crianças e pode atrapalhar o sono. A luz emitida por eletrônicos, como os smartphones e a televisão, atrapalha a produção de melatonina, o hormônio do sono. Então, o ideal é tirar a criançada de perto desses itens cerca de 2 horas antes de dormir. Prepare um ambiente físico adequado para o sono O quarto deve ser um local tranquilo e com efeito calmante. Então, invista em cores claras, uma iluminação mais intimista (luminárias distantes da cama são uma ótima alternativa!) e em muito conforto. É importante deixar o ambiente propício para que a criança tenha vontade de dormir ali. Encoraje a criança a adormecer na própria cama Outra dica é encorajar os pequenos a dormirem em suas próprias camas, algo que ajuda a limitá-los ao próprio espaço na hora do sono e evita interferências na rotina do restante da família (já que nem sempre todos dormirão ao mesmo tempo). No entanto, caso ele não aceite essa mudança, tudo bem! Ofereça uma alimentação saudável Uma alimentação saudável para crianças também contribui muito para uma boa noite de sono. A última refeição antes de se deitar deve ser leve, preferencialmente em uma temperatura mais alta, preparando o corpo para o sono. Ainda é importante que ela deixe a criança saciada para evitar a sensação de fome, que pode gerar agitação. Não ofereça bebidas e alimentos estimulantes perto do horário de dormir Aproveitando, nada de bebidas que contenham cafeína antes da criança dormir, como o café ou refrigerantes a base de cola ou guaraná. O chocolate também não deve ser ingerido nesse momento. Afinal, também contém substâncias estimulantes, como a própria cafeína e a teobromina, que excitam o sistema nervoso e dificultam o ato de pegar no sono. Evite atividades que “despertem” antes de dormir Antes de se deitar, é hora de tranquilidade para preparar o cérebro para o sono. Por isso, nada de brincadeiras muito estimulantes ou atividades físicas intensas. Prefira uma leitura calma ou conversas sobre o dia! Qual a importância da conversa com um pediatra sobre a criança com sono agitado? O pediatra é o profissional que intermedeia o contato entre os pais e a saúde das crianças. Ele é preparado para lidar com a grande maioria das questões sobre o bem-estar infantil, inclusive as relacionadas ao sono. Nas consultas, é importante relatar que a criança apresenta dificuldades para dormir de forma tranquila, mexendo-se muito durante a noite ou acordando repetidas vezes.  Assim, o médico poderá avaliar o pequeno, tanto a partir de questionamentos (feitos para os responsáveis e para a própria criança) quanto por meio de um minucioso exame físico. Caso julgue necessário, ele poderá encaminhar o paciente a outros profissionais, como psicólogos ou otorrinolaringologistas. Agora que você já sabe como lidar com uma criança com sono agitado e melhorar o descanso dos pequenos que convivem com você, não perca tempo! Coloque as dicas em prática o quanto antes e veja os resultados. Aproveite e confira outro artigo do nosso blog que tem tudo a ver com o tema da saúde das crianças! Saiba mais sobre a asma infantil e descubra as suas características, sintomas e os tratamentos aplicados. Boa leitura!