Sabin Por: Sabin
Leitura
8min 29s
OUVIR 00:00
AAA

Nariz entupido, garganta arranhando… não tem jeito, quando chega a época mais gelada do ano — outono, entre março e junho, e inverno, entre junho e setembro —, também chegam as preocupações redobradas com a saúde.

Presente na maioria dos estados brasileiros, essas estações são marcadas pelo tempo frio e seco. Com isso, a tendência é que as pessoas prefiram estar em locais fechados e pouco ventilados. Afinal, ninguém quer passar frio, não é mesmo?

O problema é que essa aglomeração facilita o aparecimento de doenças sazonais, principalmente relacionadas ao sistema respiratório, tornando-se porta de entrada para a instalação de vírus e bactérias. As famosas “ites” (rinite, sinusite etc.) costumam ser as campeãs, além da própria gripe e alguns quadros alérgicos. Este é um momento que requer atenção especial!

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de cuidados necessários e reforço das ações de prevenção ao desenvolvimento de doenças. Acompanhe as orientações e mantenha sua saúde em dia.

Impactos do outono e inverno na saúde

Primeiramente, é bom deixar claro que não é o frio em si que causa as viroses, mas o comportamento provocado por ele. O que isso quer dizer?

Nesta época do ano, é comum que haja a aglomeração de pessoas, geralmente em ambientes sem ventilação, facilitando a propagação de microrganismos. Assim, gera a falsa impressão de que as doenças são causadas pelo frio, o que, na verdade, é explicado pelo fator populacional, que aumenta o contágio. Além disso, durante o período, também é natural a propagação de agentes causadores de alergias (aeroalérgenos), como ácaros, poeira, pólen, fungos, bolores ou pelos de animais. 

Por que o sistema respiratório é o mais atingido?

Nas estações mais frias, a umidade baixa característica contribui sobremaneira para o ressecamento das mucosas, levando a uma maior probabilidade de infecções respiratórias.

Entre as principais doenças do trato respiratório que mais acometem a população, durante o outono e o inverno, estão: gripes, resfriados, asma, rinite, sinusite, bronquiolite, pneumonia e outras infecções virais das vias superiores e inferiores.

Público mais vulnerável

Em razão dos fatores desencadeados pela mudança abrupta do clima, ocorre o aumento dos casos de doenças respiratórias devido à baixa imunidade. Embora pessoas de todas as faixas etárias sejam suscetíveis, alguns grupos apresentam mais risco de desenvolver formas graves de doenças respiratórias.

Crianças abaixo dos 5 anos, idosos acima de 60 anos, imunodeprimidos e gestantes exigem maior cuidado pela vulnerabilidade do sistema imunológico. Nesse público, uma gripe, que poderia ser simples, pode evoluir para uma complicação, como a pneumonia, com a possibilidade de sérios agravamentos.

Cuidados indispensáveis nesta época do ano

Com a queda das temperaturas e da umidade do ar, algumas precauções são fundamentais para minimizar a manifestação de doenças respiratórias, como gripes e resfriados, ou mesmo de pele e alergias. Muitas medidas estão ao nosso alcance e podem fazer toda a diferença para fortalecer o sistema de defesa do corpo e evitar que a saúde seja afetada.

Seguir corretamente as recomendações aqui listadas contribui eficazmente para diminuir as chances de você adoecer neste período. Confira as dicas!

Alimentação saudável

Procure ter uma alimentação saudável e equilibrada para o bom funcionamento do organismo. Dê preferência a alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, fortalecedores naturais do sistema imunológico.

Hidratação adequada

Hidrate-se, mesmo que não esteja com sede. Consumir bastante água ajuda a manter o corpo hidratado e regular sua temperatura, bem como eliminar toxinas e evitar problemas como o ressecamento nasal.

Atividades físicas

Conserve hábitos saudáveis e combata o sedentarismo. Pratique exercícios físicos regularmente. 

Higiene pessoal

Lave bem as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente antes das refeições e após o contato com pessoas ou objetos que possam estar contaminados. É comprovado que a correta assepsia reduz consideravelmente a transmissão de agentes causadores de infecções. 

Outra importante medida é cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar. Além disso, o uso de máscara é indicado quando apresentar sintomas respiratórios.

Ambientes arejados

Tente manter sua casa ventilada e evite frequentar ambientes fechados e aglomerados. O arejamento e a circulação do ar impedem a exposição a microrganismos causadores de doenças respiratórias ou a proliferação dos aeroalérgenos. 

Vestimentas apropriadas

Em dias muito frios, mantenha-se aquecido utilizando roupas adequadas, como agasalhos e meias. Saiba que as extremidades do corpo são as partes que perdem mais calor. Mas, antes disso, não esqueça de lavar as vestimentas ou mantas que ficaram guardadas por muito tempo, evitando que fungos e ácaros se espalhem.

Qualidade do sono

Durma bem e priorize a qualidade do sono, fundamental para o fortalecimento do sistema imune.

Saúde mental

Você sabia que diminuir o estresse do dia a dia pode favorecer o fortalecimento da imunidade? 

Sabemos que o mundo anda muito agitado e nossa mente simplesmente não para, o que gera ansiedade e outros transtornos emocionais. Para atenuar esses efeitos, existem técnicas de concentração, como o mindfulness, ou de relaxamento, como o yoga ou a meditação, que trazem excelentes benefícios à saúde mental. Outra dica que pode auxiliar no processo é conferir o guia antiestresse que preparamos!

Vacinação

A vacinação é indispensável para prevenir as consequências danosas à saúde que podem ocorrer nesta época do ano. 

Uma das principais ferramentas de prevenção é a vacina anual da gripe, doença com grande incidência durante o outono e o inverno. Cabe ressaltar que o vírus pode sofrer mutações, e o imunizante é atualizado todos os anos. A versão da vacina da gripe para 2023 já está disponível no Sabin, podendo ser adquirida na loja virtual.

Assim como a gripe, outras vacinas são igualmente importantes na estratégia de proteção, como a pneumonia e a meningite, que podem ser graves e até mesmo fatais. 

Se, hoje, doenças como a gripe e a própria covid-19 estão mais controladas, é graças à vacina. Lembrando que a vacinação deve ser feita em todas as fases da vida, e não somente na infância.

A importância da prevenção

Agora que você já sabe o que pode fazer para se precaver, é sua vez: se esforce para aplicar em sua rotina. Porém, vale o aviso: caso apresente algum sintoma, não se automedique! Busque imediatamente assistência médica para diagnóstico e tratamento adequados

Ficou claro que as estações de outono e inverno não apenas marcam a chegada do frio, mas também acionam o alerta para que você reforce os cuidados de prevenção contra as doenças sazonais. Nesse contexto, a medicina preventiva tem se tornado um importante elemento de combate ao desenvolvimento de doenças, através de hábitos simples que podem ser adotados no cotidiano.

Você já ouviu falar em medicina preventiva? Conheça melhor a abordagem e seus benefícios, acessando o artigo Dicas do Sabin: conheça o que é a medicina preventiva! Como diz a expressão: “prevenir é melhor do que remediar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O frio está chegando! Como manter a saúde em dia?; Nariz entupido, garganta arranhando… não tem jeito, quando chega a época mais gelada do ano — outono, entre março e junho, e inverno, entre junho e setembro —, também chegam as preocupações redobradas com a saúde. Presente na maioria dos estados brasileiros, essas estações são marcadas pelo tempo frio e seco. Com isso, a tendência é que as pessoas prefiram estar em locais fechados e pouco ventilados. Afinal, ninguém quer passar frio, não é mesmo? O problema é que essa aglomeração facilita o aparecimento de doenças sazonais, principalmente relacionadas ao sistema respiratório, tornando-se porta de entrada para a instalação de vírus e bactérias. As famosas “ites” (rinite, sinusite etc.) costumam ser as campeãs, além da própria gripe e alguns quadros alérgicos. Este é um momento que requer atenção especial! Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de cuidados necessários e reforço das ações de prevenção ao desenvolvimento de doenças. Acompanhe as orientações e mantenha sua saúde em dia. Impactos do outono e inverno na saúde Primeiramente, é bom deixar claro que não é o frio em si que causa as viroses, mas o comportamento provocado por ele. O que isso quer dizer? Nesta época do ano, é comum que haja a aglomeração de pessoas, geralmente em ambientes sem ventilação, facilitando a propagação de microrganismos. Assim, gera a falsa impressão de que as doenças são causadas pelo frio, o que, na verdade, é explicado pelo fator populacional, que aumenta o contágio. Além disso, durante o período, também é natural a propagação de agentes causadores de alergias (aeroalérgenos), como ácaros, poeira, pólen, fungos, bolores ou pelos de animais.  Por que o sistema respiratório é o mais atingido? Nas estações mais frias, a umidade baixa característica contribui sobremaneira para o ressecamento das mucosas, levando a uma maior probabilidade de infecções respiratórias. Entre as principais doenças do trato respiratório que mais acometem a população, durante o outono e o inverno, estão: gripes, resfriados, asma, rinite, sinusite, bronquiolite, pneumonia e outras infecções virais das vias superiores e inferiores. Público mais vulnerável Em razão dos fatores desencadeados pela mudança abrupta do clima, ocorre o aumento dos casos de doenças respiratórias devido à baixa imunidade. Embora pessoas de todas as faixas etárias sejam suscetíveis, alguns grupos apresentam mais risco de desenvolver formas graves de doenças respiratórias. Crianças abaixo dos 5 anos, idosos acima de 60 anos, imunodeprimidos e gestantes exigem maior cuidado pela vulnerabilidade do sistema imunológico. Nesse público, uma gripe, que poderia ser simples, pode evoluir para uma complicação, como a pneumonia, com a possibilidade de sérios agravamentos. Cuidados indispensáveis nesta época do ano Com a queda das temperaturas e da umidade do ar, algumas precauções são fundamentais para minimizar a manifestação de doenças respiratórias, como gripes e resfriados, ou mesmo de pele e alergias. Muitas medidas estão ao nosso alcance e podem fazer toda a diferença para fortalecer o sistema de defesa do corpo e evitar que a saúde seja afetada. Seguir corretamente as recomendações aqui listadas contribui eficazmente para diminuir as chances de você adoecer neste período. Confira as dicas! Alimentação saudável Procure ter uma alimentação saudável e equilibrada para o bom funcionamento do organismo. Dê preferência a alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, fortalecedores naturais do sistema imunológico. Hidratação adequada Hidrate-se, mesmo que não esteja com sede. Consumir bastante água ajuda a manter o corpo hidratado e regular sua temperatura, bem como eliminar toxinas e evitar problemas como o ressecamento nasal. Atividades físicas Conserve hábitos saudáveis e combata o sedentarismo. Pratique exercícios físicos regularmente.  Higiene pessoal Lave bem as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente antes das refeições e após o contato com pessoas ou objetos que possam estar contaminados. É comprovado que a correta assepsia reduz consideravelmente a transmissão de agentes causadores de infecções.  Outra importante medida é cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar. Além disso, o uso de máscara é indicado quando apresentar sintomas respiratórios. Ambientes arejados Tente manter sua casa ventilada e evite frequentar ambientes fechados e aglomerados. O arejamento e a circulação do ar impedem a exposição a microrganismos causadores de doenças respiratórias ou a proliferação dos aeroalérgenos.  Vestimentas apropriadas Em dias muito frios, mantenha-se aquecido utilizando roupas adequadas, como agasalhos e meias. Saiba que as extremidades do corpo são as partes que perdem mais calor. Mas, antes disso, não esqueça de lavar as vestimentas ou mantas que ficaram guardadas por muito tempo, evitando que fungos e ácaros se espalhem. Qualidade do sono Durma bem e priorize a qualidade do sono, fundamental para o fortalecimento do sistema imune. Saúde mental Você sabia que diminuir o estresse do dia a dia pode favorecer o fortalecimento da imunidade?  Sabemos que o mundo anda muito agitado e nossa mente simplesmente não para, o que gera ansiedade e outros transtornos emocionais. Para atenuar esses efeitos, existem técnicas de concentração, como o mindfulness, ou de relaxamento, como o yoga ou a meditação, que trazem excelentes benefícios à saúde mental. Outra dica que pode auxiliar no processo é conferir o guia antiestresse que preparamos! Vacinação A vacinação é indispensável para prevenir as consequências danosas à saúde que podem ocorrer nesta época do ano.  Uma das principais ferramentas de prevenção é a vacina anual da gripe, doença com grande incidência durante o outono e o inverno. Cabe ressaltar que o vírus pode sofrer mutações, e o imunizante é atualizado todos os anos. A versão da vacina da gripe para 2023 já está disponível no Sabin, podendo ser adquirida na loja virtual. Assim como a gripe, outras vacinas são igualmente importantes na estratégia de proteção, como a pneumonia e a meningite, que podem ser graves e até mesmo fatais.  Se, hoje, doenças como a gripe e a própria covid-19 estão mais controladas, é graças à vacina. Lembrando que a vacinação deve ser feita em todas as fases da vida, e não somente na infância. A importância da prevenção Agora que você já sabe o que pode fazer para se precaver, é sua vez: se esforce para aplicar em sua rotina. Porém, vale o aviso: caso apresente algum sintoma, não se automedique! Busque imediatamente assistência médica para diagnóstico e tratamento adequados.  Ficou claro que as estações de outono e inverno não apenas marcam a chegada do frio, mas também acionam o alerta para que você reforce os cuidados de prevenção contra as doenças sazonais. Nesse contexto, a medicina preventiva tem se tornado um importante elemento de combate ao desenvolvimento de doenças, através de hábitos simples que podem ser adotados no cotidiano. Você já ouviu falar em medicina preventiva? Conheça melhor a abordagem e seus benefícios, acessando o artigo Dicas do Sabin: conheça o que é a medicina preventiva! Como diz a expressão: “prevenir é melhor do que remediar”.