Sabin Por: Sabin
Leitura
10min 50s
OUVIR 00:00
AAA

Em algum momento da sua vida, você já deve ter ouvido falar na necessidade de realização de um check-up médico. Mas você sabe por que ele é tão importante para a saúde?

Os exames de check-up são muito utilizados para rastrear e diagnosticar precocemente doenças ainda em seus estágios iniciais, constituindo importantes ferramentas utilizadas na medicina preventiva. 

Neste conteúdo, vamos esclarecer as principais dúvidas relacionadas à importância de realizar um check-up médico periodicamente.

O que é check-up médico?

O check-up médico é um termo utilizado para designar um conjunto de exames de rotina, que incluem avaliações clínicas, além de exames laboratoriais e de imagem, a fim de analisar o estado geral de saúde do paciente. Esses exames são específicos para cada pessoa e devem considerar fatores como idade, sexo e históricos pessoal e familiar.

Qual o objetivo de realizar um check-up médico?

Como mencionado, o check-up é muito importante para monitorar o estado de saúde geral do indivíduo. No entanto, uma de suas principais funções é a prevenção.

Por meio da realização dos exames, é possível detectar precocemente alterações indicativas de diversas doenças, como diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer.

Grande parcela da população não realiza consultas médicas de rotina e só busca auxílio quando já está sofrendo alguma indisposição ou dor mais séria. Esse é um grande problema, uma vez que doenças que poderiam ser facilmente tratadas e evitadas acabam se agravando e necessitando de intervenções terapêuticas mais agressivas.

No check-up médico, são feitas ações para apoiar o paciente a continuar tendo uma vida saudável. Trata-se de orientações que envolvem a vacinação, o estabelecimento de uma dieta equilibrada, mudanças de hábitos de vida — como o tabagismo — e o incentivo para a realização de atividades físicas. Nas consultas, poderão ser solicitadas avaliações complementares de outros especialistas, como nutricionistas e educadores físicos.

Quais os exames mais solicitados em um check-up médico?

A quantidade e os tipos de exames solicitados podem variar conforme o perfil e a necessidade da pessoa. A seguir, abordaremos as avaliações frequentemente realizadas em um check-up.

Peso, altura e medição da pressão arterial

São exames simples que podem ser realizados no próprio consultório médico. A avaliação das dimensões corporais é chamada avaliação antropométrica, e serve para verificar o estado físico geral da pessoa.

Já a medição da pressão arterial é importante para identificar alterações na pressão, que podem ser indicativas de doenças cardiovasculares como a hipertensão.

Colesterol 

Exame muito importante para avaliar os níveis de colesterol no sangue. Níveis elevados dessa substância podem indicar maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

É fundamental diferenciar as dosagens de colesterol total e frações. No segundo, são avaliados parâmetros de forma separada, dosando a quantidade de HDL (também conhecido como o colesterol bom) e de LDL (conhecido como colesterol ruim). A dosagem de colesterol total considera a somatória de todos os tipos.

Glicemia

Exame que avalia os níveis de glicose sanguínea (glicemia). Um dos mais utilizados é a glicemia de jejum, exame feito pela manhã onde se quantifica a glicose após o paciente realizar período de jejum de 8 a 10 horas. A glicemia de jejum é muito importante para verificar alterações no metabolismo da glicose, que podem ser indicativas de pré-diabetes ou diabetes mellitus.

Hemograma

O hemograma é um exame que avalia o sangue e seus componentes. Nele, são analisados os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos), plaquetas, além de outros parâmetros importantes, como a hemoglobina. 

O procedimento de coleta é rápido e não necessita a realização de jejum. O hemograma é um exame que pode auxiliar na detecção de anemias, infecções (virais ou bacterianas), processos alérgicos e outras doenças sanguíneas, como a leucemia e a policitemia.

Outras dosagens bioquímicas e hormonais

Poderão ser solicitados exames que avaliam os níveis das enzimas ALT e AST (ou TGP e TGO), parâmetros importantes para verificar a existência de lesões no fígado.

As dosagens de hormônios, como o TSH e T4 livre, são excelentes formas de verificar o funcionamento da glândula tireoide. Alterações nos níveis desses hormônios podem indicar hipertireoidismo ou hipotireoidismo.

Para analisar a função renal, são geralmente solicitadas as dosagens de creatinina e ureia no sangue. 

A creatinina é uma substância produzida em decorrência do metabolismo muscular e que acaba se acumulando na corrente sanguínea. Sua eliminação ocorre pelos rins, que filtram o sangue para que a creatinina saia do corpo através da urina. Caso haja alterações no órgão, as concentrações de creatinina podem estar elevadas. 

A ureia é uma substância produzida pelo fígado em decorrência do metabolismo de proteínas. De maneira semelhante à creatinina, a ureia também é eliminada do sangue pela ação dos rins. Portanto, as dosagens de creatinina e ureia são importantes parâmetros utilizados para verificar a saúde e o funcionamento renal.

Exame de urina

O exame de urina simples avalia componentes normais e anormais da urina e a presença de microrganismos. 

Exames de avaliação da saúde cardíaca

Grupo de exames que visam avaliar o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos. Entre os mais solicitados, destacam-se o ecocardiogramaexame de imagem que avalia o fluxo sanguíneo nos vasos do coração — e o eletrocardiograma — que mede a atividade elétrica do coração. 

Podem ser realizados também testes ergométricos, que avaliam o funcionamento do sistema cardiovascular durante exercício físico em esteira ou bicicleta.

Exames específicos para mulheres

Para os cuidados com a saúde da mulher, é indispensável a realização de exames relacionados à prevenção de doenças como o câncer de mama e câncer do colo de útero

Para o rastreamento do câncer de mama, é importante realizar preventivamente a mamografia, exame de imagem que analisa a saúde das mamas. Entre os exames mais solicitados para avaliar o colo do útero, destacam-se o exame colpocitológico (ou teste de Papanicolau) e a colposcopia.

Esses são alguns dos exames mais solicitados em um check-up anual. Entretanto, cabe ressaltar que a quantidade e os tipos de exames poderão variar para cada pessoa. Outros exames também poderão ser solicitados, como a análise da função pulmonar, principalmente em fumantes.

Exames específicos para homens

Para o público masculino, especialmente homens acima dos 45 anos e baseando-se na história clínica e familiar, podem ser solicitados exames de avaliação da saúde da próstata. Entre os exames, destaca-se a dosagem de PSA (ou antígeno prostático específico) no sangue. O exame de toque retal é outro exame preventivo utilizado para identificar alterações na próstata, que podem afetar sua função ou ser indicativas de doenças.

Dosagens hormonais também poderão ser realizadas, sobretudo de testosterona, um hormônio que tende a diminuir com o envelhecimento e que influencia o funcionamento do organismo em diversos aspectos.

Quem deve solicitar um check-up médico?

A solicitação para a realização de um check-up deverá sempre respeitar a indicação médica. É muito importante manter as consultas clínicas em dia, uma vez que o médico indicará, conforme a situação clínica, quais exames serão necessários, e estabelecerá a periodicidade na qual as avaliações e exames deverão ser realizados.

Adicionalmente, é imprescindível realizar o retorno na consulta médica após a realização dos exames. Somente o especialista poderá interpretar corretamente os resultados e orientar as melhores condutas terapêuticas, além de solicitar exames complementares, caso sejam necessários.

Agora que você já sabe o que é o check-up médico e qual a importância de realizar os exames, leia também o conteúdo sobre como cuidar da saúde do coração.

Referências científicas:

Jin, J. (2022). Routine Checkups for Adults. JAMA, 327(14), 1410-1410. Doi: 10.1001/jama.2022.1775

Ministério da saúde. Check-up Médico. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/check-up-medico/ Acesso em: 21/11/2022.

NHS. Screening. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/nhs-screening/ Acesso em: 21/11/2022.

Nour NM. Cervical cancer: a preventable death. Rev Obstet Gynecol. 2009 Fall;2(4):240-4.
Peb Med. Disponível em: https://pebmed.com.br/check-medico/ Acesso em:21/11/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que é importante fazer exames de check-up médico?; Em algum momento da sua vida, você já deve ter ouvido falar na necessidade de realização de um check-up médico. Mas você sabe por que ele é tão importante para a saúde? Os exames de check-up são muito utilizados para rastrear e diagnosticar precocemente doenças ainda em seus estágios iniciais, constituindo importantes ferramentas utilizadas na medicina preventiva.  Neste conteúdo, vamos esclarecer as principais dúvidas relacionadas à importância de realizar um check-up médico periodicamente. O que é check-up médico? O check-up médico é um termo utilizado para designar um conjunto de exames de rotina, que incluem avaliações clínicas, além de exames laboratoriais e de imagem, a fim de analisar o estado geral de saúde do paciente. Esses exames são específicos para cada pessoa e devem considerar fatores como idade, sexo e históricos pessoal e familiar. Qual o objetivo de realizar um check-up médico? Como mencionado, o check-up é muito importante para monitorar o estado de saúde geral do indivíduo. No entanto, uma de suas principais funções é a prevenção. Por meio da realização dos exames, é possível detectar precocemente alterações indicativas de diversas doenças, como diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer. Grande parcela da população não realiza consultas médicas de rotina e só busca auxílio quando já está sofrendo alguma indisposição ou dor mais séria. Esse é um grande problema, uma vez que doenças que poderiam ser facilmente tratadas e evitadas acabam se agravando e necessitando de intervenções terapêuticas mais agressivas. No check-up médico, são feitas ações para apoiar o paciente a continuar tendo uma vida saudável. Trata-se de orientações que envolvem a vacinação, o estabelecimento de uma dieta equilibrada, mudanças de hábitos de vida — como o tabagismo — e o incentivo para a realização de atividades físicas. Nas consultas, poderão ser solicitadas avaliações complementares de outros especialistas, como nutricionistas e educadores físicos. Quais os exames mais solicitados em um check-up médico? A quantidade e os tipos de exames solicitados podem variar conforme o perfil e a necessidade da pessoa. A seguir, abordaremos as avaliações frequentemente realizadas em um check-up. Peso, altura e medição da pressão arterial São exames simples que podem ser realizados no próprio consultório médico. A avaliação das dimensões corporais é chamada avaliação antropométrica, e serve para verificar o estado físico geral da pessoa. Já a medição da pressão arterial é importante para identificar alterações na pressão, que podem ser indicativas de doenças cardiovasculares como a hipertensão. Colesterol  Exame muito importante para avaliar os níveis de colesterol no sangue. Níveis elevados dessa substância podem indicar maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC). É fundamental diferenciar as dosagens de colesterol total e frações. No segundo, são avaliados parâmetros de forma separada, dosando a quantidade de HDL (também conhecido como o colesterol bom) e de LDL (conhecido como colesterol ruim). A dosagem de colesterol total considera a somatória de todos os tipos. Glicemia Exame que avalia os níveis de glicose sanguínea (glicemia). Um dos mais utilizados é a glicemia de jejum, exame feito pela manhã onde se quantifica a glicose após o paciente realizar período de jejum de 8 a 10 horas. A glicemia de jejum é muito importante para verificar alterações no metabolismo da glicose, que podem ser indicativas de pré-diabetes ou diabetes mellitus. Hemograma O hemograma é um exame que avalia o sangue e seus componentes. Nele, são analisados os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos), plaquetas, além de outros parâmetros importantes, como a hemoglobina.  O procedimento de coleta é rápido e não necessita a realização de jejum. O hemograma é um exame que pode auxiliar na detecção de anemias, infecções (virais ou bacterianas), processos alérgicos e outras doenças sanguíneas, como a leucemia e a policitemia. Outras dosagens bioquímicas e hormonais Poderão ser solicitados exames que avaliam os níveis das enzimas ALT e AST (ou TGP e TGO), parâmetros importantes para verificar a existência de lesões no fígado. As dosagens de hormônios, como o TSH e T4 livre, são excelentes formas de verificar o funcionamento da glândula tireoide. Alterações nos níveis desses hormônios podem indicar hipertireoidismo ou hipotireoidismo. Para analisar a função renal, são geralmente solicitadas as dosagens de creatinina e ureia no sangue.  A creatinina é uma substância produzida em decorrência do metabolismo muscular e que acaba se acumulando na corrente sanguínea. Sua eliminação ocorre pelos rins, que filtram o sangue para que a creatinina saia do corpo através da urina. Caso haja alterações no órgão, as concentrações de creatinina podem estar elevadas.  A ureia é uma substância produzida pelo fígado em decorrência do metabolismo de proteínas. De maneira semelhante à creatinina, a ureia também é eliminada do sangue pela ação dos rins. Portanto, as dosagens de creatinina e ureia são importantes parâmetros utilizados para verificar a saúde e o funcionamento renal. Exame de urina O exame de urina simples avalia componentes normais e anormais da urina e a presença de microrganismos.  Exames de avaliação da saúde cardíaca Grupo de exames que visam avaliar o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos. Entre os mais solicitados, destacam-se o ecocardiograma — exame de imagem que avalia o fluxo sanguíneo nos vasos do coração — e o eletrocardiograma — que mede a atividade elétrica do coração.  Podem ser realizados também testes ergométricos, que avaliam o funcionamento do sistema cardiovascular durante exercício físico em esteira ou bicicleta. Exames específicos para mulheres Para os cuidados com a saúde da mulher, é indispensável a realização de exames relacionados à prevenção de doenças como o câncer de mama e câncer do colo de útero.  Para o rastreamento do câncer de mama, é importante realizar preventivamente a mamografia, exame de imagem que analisa a saúde das mamas. Entre os exames mais solicitados para avaliar o colo do útero, destacam-se o exame colpocitológico (ou teste de Papanicolau) e a colposcopia. Esses são alguns dos exames mais solicitados em um check-up anual. Entretanto, cabe ressaltar que a quantidade e os tipos de exames poderão variar para cada pessoa. Outros exames também poderão ser solicitados, como a análise da função pulmonar, principalmente em fumantes. Exames específicos para homens Para o público masculino, especialmente homens acima dos 45 anos e baseando-se na história clínica e familiar, podem ser solicitados exames de avaliação da saúde da próstata. Entre os exames, destaca-se a dosagem de PSA (ou antígeno prostático específico) no sangue. O exame de toque retal é outro exame preventivo utilizado para identificar alterações na próstata, que podem afetar sua função ou ser indicativas de doenças. Dosagens hormonais também poderão ser realizadas, sobretudo de testosterona, um hormônio que tende a diminuir com o envelhecimento e que influencia o funcionamento do organismo em diversos aspectos. Quem deve solicitar um check-up médico? A solicitação para a realização de um check-up deverá sempre respeitar a indicação médica. É muito importante manter as consultas clínicas em dia, uma vez que o médico indicará, conforme a situação clínica, quais exames serão necessários, e estabelecerá a periodicidade na qual as avaliações e exames deverão ser realizados. Adicionalmente, é imprescindível realizar o retorno na consulta médica após a realização dos exames. Somente o especialista poderá interpretar corretamente os resultados e orientar as melhores condutas terapêuticas, além de solicitar exames complementares, caso sejam necessários. Agora que você já sabe o que é o check-up médico e qual a importância de realizar os exames, leia também o conteúdo sobre como cuidar da saúde do coração. Referências científicas: Jin, J. (2022). Routine Checkups for Adults. JAMA, 327(14), 1410-1410. Doi: 10.1001/jama.2022.1775 Ministério da saúde. Check-up Médico. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/check-up-medico/ Acesso em: 21/11/2022. NHS. Screening. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/nhs-screening/ Acesso em: 21/11/2022. Nour NM. Cervical cancer: a preventable death. Rev Obstet Gynecol. 2009 Fall;2(4):240-4.Peb Med. Disponível em: https://pebmed.com.br/check-medico/ Acesso em:21/11/2022.