Sabin Por: Sabin
Leitura
8min 43s
OUVIR 00:00
AAA

A gestação é um momento especial na vida da mulher e daqueles que convivem com ela. Esse é um período de revolução, no qual uma nova vida está sendo gerada e a gestante passa por constantes e significativas mudanças físicas e emocionais. Por isso, conhecer a Linha do tempo da gravidez é algo importante para que a mãe e os seus entes queridos possam, enfim, entender quais são e como ocorrem as transformações ao longo desse processo.

Quer saber mais sobre os marcos de desenvolvimento do bebê e o que se pode esperar de cada etapa da linha do tempo da gravidez? Acompanhe!

Por que é importante entender a linha do tempo da gravidez?

A compreensão do tempo gestacional é importante por vários motivos. Entender o que acontece durante a gestação não deve ser uma atribuição exclusiva dos profissionais da saúde envolvidos no pré-natal. Do ponto de vista da gestante, conhecer e entender as mudanças que vão ocorrendo estabelece uma relação ainda mais estreita com seu filho, fortalecendo, assim, o binômio mãe-bebê.

O acompanhamento da Linha do tempo da gravidez também ajuda no planejamento de todas as pessoas que vão se envolver na criação da criança. É importante que os familiares compartilhem o mesmo conhecimento, para que possam estar atentos diante de quaisquer possíveis alterações no desenvolvimento da gestação. Dessa maneira, também podem contribuir nos cuidados com o bebê enquanto ele ainda está no útero.

Quais são as principais fases da gravidez e o que ocorre em cada uma?

Conheça, a seguir, o que acontece em cada fase da gestação e como o bebê se comporta em cada uma delas!

Primeiro trimestre

No primeiro trimestre da gravidez — compreendido entre primeira e 13ª semanas —, as mudanças são inúmeras. Para a mamãe, essa fase costuma ser marcada pela emoção da descoberta da gestação. Além disso, pode envolver alguma indisposição e episódios de enjoo. O embrião se transforma gradualmente em feto, como pode ser chamado a partir da décima semana, quando passa a apresentar aspecto humano reconhecível.

Essa fase é marcada pela multiplicação acelerada de células e, entre a nona e a 12ª semanas, os membros inferiores têm comprimento menor do que os superiores. As pálpebras estão fechadas e os olhos bem separados. Ao término da 12ª semana, o feto terá por volta de 8,7 centímetros sentado e pesará em torno de 45 gramas.

Segundo trimestre

No segundo trimestre, os olhos do bebê passam a apresentar movimentações lentas entre a 13ª e a 16ª semanas. Nesse período, os movimentos dos membros, embora ainda não sentidos pela gestante, podem ser perceptíveis durante o ultrassom.

Entre a 17ª e a 20ª semanas, a mãe passa a reconhecer os primeiros movimentos do feto, que começa a apresentar cabelo e sobrancelhas. Até a 20ª semana, é possível perceber, até mesmo, os soluços do bebê, cujos pulmões estão em fase de amadurecimento. 

Já entre a 21ª e a 25ª semanas, ocorre um aumento relevante de peso fetal e seus olhos têm movimentos mais rápidos, enquanto as unhas das mãos são formadas e as dimensões corporais se tornam mais proporcionais. Ao término da 26ª semana, o bebê já pesa cerca de 1 quilo e mede por volta de 25 centímetros.

Terceiro trimestre

O terceiro e último trimestre é voltado para o amadurecimento do bebê, cujo sistema nervoso passa a ser capaz de controlar sua temperatura corporal e os movimentos respiratórios. Seus sistemas passam por um grande processo de desenvolvimento, preparando o feto para a vida fora do útero.

Entre as semanas 35 e 38, o ritmo de crescimento do feto diminui, enquanto ele acumula aproximadamente 14 gramas de gordura a cada dia. Ao fim desse período, seu tamanho é de aproximadamente 36 centímetros, pesando em torno de 3,4 quilos. A fase final da gestação, que corresponde entre a 37ª e a 42ª semanas, os fetos têm peso médio de 3,5 quilos e comprimento médio de 50 centímetros, sendo chamados de “fetos a termo”.

São grandes mudanças em apenas alguns meses, não é mesmo? Então, esteja preparada para a jornada mais incrível de toda a sua vida e acompanhe o desenvolvimento do pequeno semana a semana!

Quais os principais cuidados durante a gestação?

Agora, que tal falarmos sobre alguns dos cuidados imprescindíveis durante a gestação? Confira!

Faça um bom pré-natal

O primeiro passo para uma gestação saudável envolve os cuidados com o pré-natal. Esse período — que se inicia com a descoberta da gravidez e se encerra apenas quando o bebê nasce — aborda o acompanhamento de todo o desenvolvimento do neném.

Nele, a futura mamãe vai realizar exames, acompanhar o crescimento do feto, identificar possíveis alterações — e muitas vezes, tratá-las enquanto ele ainda está no útero — e muito mais. Em resumo, é o momento de cuidar do bebê que ainda está para chegar e, claro, da saúde materna também.

Tome os suplementos vitamínicos recomendados

No pré-natal, alguns suplementos vitamínicos podem ser recomendados para a gestante. Eles têm o objetivo de mantê-la saudável, uma vez que é o momento em que ela está se nutrindo por dois — e, consequentemente, gastando muita energia do organismo ao longo da gestação. Além disso, a suplementação ajuda a garantir o desenvolvimento adequado do bebê.

Lembrando que os suplementos não são uma receita de bolo e, por essa razão, cada gestante deverá seguir uma prescrição personalizada, consultando os profissionais que a acompanham. 

Fique longe do álcool e do cigarro

Substâncias, como o álcool e os compostos presentes no cigarro, não são benéficas em nenhum momento das nossas vidas. Menos ainda na gestação.

O ideal é abdicar completamente desses hábitos durante a gravidez, para evitar problemas como malformações e, até mesmo, o risco de abortos espontâneos. Que tal aproveitar para reduzir ou eliminar o consumo do cigarro e do álcool em definitivo a partir da gestação?

Tenha uma alimentação equilibrada

Outra dica importante é manter uma alimentação equilibrada, composta por ingredientes saudáveis e refeições nutritivas.

A manutenção desse hábito ajudará, inclusive, na organização de uma alimentação saudável para a criança no futuro. É o momento certo para se adaptar!

Exercite-se

Os exercícios são extremamente benéficos para a gestante, reduzindo dores e inchaços e fortalecendo os músculos. A prática de atividades físicas é importante na preparação da gestante para o momento do parto, mas a orientação deve ser individualizada. 

O momento para iniciar ou manter uma atividade física que já vinha sendo realizada, bem como determinar o tipo de atividade ou a frequência e a intensidade são fatores que devem ser planejados e orientados de forma personalizada. A gestante não pode deixar de conversar com a equipe responsável pelo seu acompanhamento pré-natal.

Faça as vacinas necessárias

Seguir o calendário de imunizações durante a gestação é fundamental! Alguns exemplos de imunizantes recomendados durante a gravidez incluem a vacina tríplice bacteriana (DTPa), a da gripe e a contra a hepatite B. Informe-se e não deixe nada de fora!

Gostou de saber mais sobre a Linha do tempo da gravidez, conhecer sua relevância e entender o que acontece em todo o processo de desenvolvimento do feto? Agora, você pode ter mais segurança neste momento de espera tão especial.

Aproveite e confira a postagem do Sabin sobre a importância da vacinação. A imunização das gestantes é essencial e esse cuidado é estendido aos bebês assim que eles nascem. Saiba mais sobre o que está por vir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Linha do tempo da gravidez: entenda as fases do desenvolvimento do bebê; A gestação é um momento especial na vida da mulher e daqueles que convivem com ela. Esse é um período de revolução, no qual uma nova vida está sendo gerada e a gestante passa por constantes e significativas mudanças físicas e emocionais. Por isso, conhecer a Linha do tempo da gravidez é algo importante para que a mãe e os seus entes queridos possam, enfim, entender quais são e como ocorrem as transformações ao longo desse processo. Quer saber mais sobre os marcos de desenvolvimento do bebê e o que se pode esperar de cada etapa da linha do tempo da gravidez? Acompanhe! Por que é importante entender a linha do tempo da gravidez? A compreensão do tempo gestacional é importante por vários motivos. Entender o que acontece durante a gestação não deve ser uma atribuição exclusiva dos profissionais da saúde envolvidos no pré-natal. Do ponto de vista da gestante, conhecer e entender as mudanças que vão ocorrendo estabelece uma relação ainda mais estreita com seu filho, fortalecendo, assim, o binômio mãe-bebê. O acompanhamento da Linha do tempo da gravidez também ajuda no planejamento de todas as pessoas que vão se envolver na criação da criança. É importante que os familiares compartilhem o mesmo conhecimento, para que possam estar atentos diante de quaisquer possíveis alterações no desenvolvimento da gestação. Dessa maneira, também podem contribuir nos cuidados com o bebê enquanto ele ainda está no útero. Quais são as principais fases da gravidez e o que ocorre em cada uma? Conheça, a seguir, o que acontece em cada fase da gestação e como o bebê se comporta em cada uma delas! Primeiro trimestre No primeiro trimestre da gravidez — compreendido entre primeira e 13ª semanas —, as mudanças são inúmeras. Para a mamãe, essa fase costuma ser marcada pela emoção da descoberta da gestação. Além disso, pode envolver alguma indisposição e episódios de enjoo. O embrião se transforma gradualmente em feto, como pode ser chamado a partir da décima semana, quando passa a apresentar aspecto humano reconhecível. Essa fase é marcada pela multiplicação acelerada de células e, entre a nona e a 12ª semanas, os membros inferiores têm comprimento menor do que os superiores. As pálpebras estão fechadas e os olhos bem separados. Ao término da 12ª semana, o feto terá por volta de 8,7 centímetros sentado e pesará em torno de 45 gramas. Segundo trimestre No segundo trimestre, os olhos do bebê passam a apresentar movimentações lentas entre a 13ª e a 16ª semanas. Nesse período, os movimentos dos membros, embora ainda não sentidos pela gestante, podem ser perceptíveis durante o ultrassom. Entre a 17ª e a 20ª semanas, a mãe passa a reconhecer os primeiros movimentos do feto, que começa a apresentar cabelo e sobrancelhas. Até a 20ª semana, é possível perceber, até mesmo, os soluços do bebê, cujos pulmões estão em fase de amadurecimento.  Já entre a 21ª e a 25ª semanas, ocorre um aumento relevante de peso fetal e seus olhos têm movimentos mais rápidos, enquanto as unhas das mãos são formadas e as dimensões corporais se tornam mais proporcionais. Ao término da 26ª semana, o bebê já pesa cerca de 1 quilo e mede por volta de 25 centímetros. Terceiro trimestre O terceiro e último trimestre é voltado para o amadurecimento do bebê, cujo sistema nervoso passa a ser capaz de controlar sua temperatura corporal e os movimentos respiratórios. Seus sistemas passam por um grande processo de desenvolvimento, preparando o feto para a vida fora do útero. Entre as semanas 35 e 38, o ritmo de crescimento do feto diminui, enquanto ele acumula aproximadamente 14 gramas de gordura a cada dia. Ao fim desse período, seu tamanho é de aproximadamente 36 centímetros, pesando em torno de 3,4 quilos. A fase final da gestação, que corresponde entre a 37ª e a 42ª semanas, os fetos têm peso médio de 3,5 quilos e comprimento médio de 50 centímetros, sendo chamados de “fetos a termo”. São grandes mudanças em apenas alguns meses, não é mesmo? Então, esteja preparada para a jornada mais incrível de toda a sua vida e acompanhe o desenvolvimento do pequeno semana a semana! Quais os principais cuidados durante a gestação? Agora, que tal falarmos sobre alguns dos cuidados imprescindíveis durante a gestação? Confira! Faça um bom pré-natal O primeiro passo para uma gestação saudável envolve os cuidados com o pré-natal. Esse período — que se inicia com a descoberta da gravidez e se encerra apenas quando o bebê nasce — aborda o acompanhamento de todo o desenvolvimento do neném. Nele, a futura mamãe vai realizar exames, acompanhar o crescimento do feto, identificar possíveis alterações — e muitas vezes, tratá-las enquanto ele ainda está no útero — e muito mais. Em resumo, é o momento de cuidar do bebê que ainda está para chegar e, claro, da saúde materna também. Tome os suplementos vitamínicos recomendados No pré-natal, alguns suplementos vitamínicos podem ser recomendados para a gestante. Eles têm o objetivo de mantê-la saudável, uma vez que é o momento em que ela está se nutrindo por dois — e, consequentemente, gastando muita energia do organismo ao longo da gestação. Além disso, a suplementação ajuda a garantir o desenvolvimento adequado do bebê. Lembrando que os suplementos não são uma receita de bolo e, por essa razão, cada gestante deverá seguir uma prescrição personalizada, consultando os profissionais que a acompanham.  Fique longe do álcool e do cigarro Substâncias, como o álcool e os compostos presentes no cigarro, não são benéficas em nenhum momento das nossas vidas. Menos ainda na gestação. O ideal é abdicar completamente desses hábitos durante a gravidez, para evitar problemas como malformações e, até mesmo, o risco de abortos espontâneos. Que tal aproveitar para reduzir ou eliminar o consumo do cigarro e do álcool em definitivo a partir da gestação? Tenha uma alimentação equilibrada Outra dica importante é manter uma alimentação equilibrada, composta por ingredientes saudáveis e refeições nutritivas. A manutenção desse hábito ajudará, inclusive, na organização de uma alimentação saudável para a criança no futuro. É o momento certo para se adaptar! Exercite-se Os exercícios são extremamente benéficos para a gestante, reduzindo dores e inchaços e fortalecendo os músculos. A prática de atividades físicas é importante na preparação da gestante para o momento do parto, mas a orientação deve ser individualizada.  O momento para iniciar ou manter uma atividade física que já vinha sendo realizada, bem como determinar o tipo de atividade ou a frequência e a intensidade são fatores que devem ser planejados e orientados de forma personalizada. A gestante não pode deixar de conversar com a equipe responsável pelo seu acompanhamento pré-natal. Faça as vacinas necessárias Seguir o calendário de imunizações durante a gestação é fundamental! Alguns exemplos de imunizantes recomendados durante a gravidez incluem a vacina tríplice bacteriana (DTPa), a da gripe e a contra a hepatite B. Informe-se e não deixe nada de fora! Gostou de saber mais sobre a Linha do tempo da gravidez, conhecer sua relevância e entender o que acontece em todo o processo de desenvolvimento do feto? Agora, você pode ter mais segurança neste momento de espera tão especial. Aproveite e confira a postagem do Sabin sobre a importância da vacinação. A imunização das gestantes é essencial e esse cuidado é estendido aos bebês assim que eles nascem. Saiba mais sobre o que está por vir!