Sabin Por: Sabin
Leitura
10min 40s
OUVIR 00:00
AAA

Pode ser bastante comum que pessoas sintam algum desconforto ou “dor no pulmão” em algum momento da vida. No entanto, o que popularmente é conhecido como “dor no pulmão”, na verdade, é uma dor na região das costas ou tronco (tórax).

Além de incorreta, essa denominação pode gerar confusão quanto à origem do problema, pois o desconforto pode estar relacionado a outros órgãos da região torácica e do abdômen, como o coração e o trato gastrointestinal. Somado a isso, a dor no peito pode ter relação com a musculatura presente na caixa torácica.

As causas para esse tipo de problema podem ser variadas, incluindo infecções respiratórias, fraturas ósseas, asma, entre outras. Mas vale ressaltar que dores torácicas nem sempre indicam doenças potencialmente graves. O importante é estar atento a sintomas persistentes e procurar auxílio médico.

Neste conteúdo, trouxemos informações muito importantes sobre os tipos de dores torácicas mais comuns e o que fazer nesses casos.

É possível sentir dor no pulmão?

É necessário esclarecer que é pouco provável sentir dor no pulmão propriamente dito. Isso porque os pulmões são órgãos compostos por tecido de característica esponjosa, que não possuem uma quantidade significativa de receptores de dor.

Para que a dor seja sentida, terminações nervosas chamadas receptores de dor (ou nociceptores) — localizados em diversas partes do nosso corpo — precisam ser ativadas frente a um estímulo aversivo.

Imagine que você encoste a mão em uma panela quente e isso gera uma sensação dolorosa. A dor é gerada a partir da ativação dos receptores na sua mão, enviando um sinal para o cérebro, que, por sua vez, interpreta o estímulo como uma sensação de dor.

Como o pulmão não possui muitos desses receptores, a dor torácica raramente possui origem no órgão. Por outro lado, outras estruturas da caixa torácica e abdômen são ricas em nociceptores, como o coração, a pleura (fina camada que recobre os pulmões), a caixa torácica, a coluna vertebral e o esôfago.

A dor torácica é muito associada aos pulmões porque pode aumentar de intensidade com o ato de respirar. A respiração faz com que o tórax se movimente e isso pode gerar desconforto no paciente por impactar em outros órgãos e músculos.

Como é a dor no pulmão (dor torácica)?

As características desse tipo de dor variam de acordo com a sua origem. Infecções respiratórias que acometem a pleura podem gerar dor nas costas persistente e, normalmente, pode estar associada a sintomas como febre, tosse, dificuldade para respirar ou piora da dor ao inspirar profundamente ou espirrar. Dores difusas são sentidas numa região ampla do tórax, muitas vezes relacionadas a doenças respiratórias como bronquite e asma.

Quando algum músculo da caixa torácica sofre estiramento pode gerar dor muscular, que piora com a realização de certos movimentos ou, até mesmo, no ato de inspirar (puxar o ar para os pulmões). Essa dor pode ser semelhante a problemas na coluna vertebral ou devido a fraturas nos ossos das costelas.

Por outro lado, a dor torácica se apresenta um pouco diferente em problemas cardíacos, como no infarto. Nesses casos, a pessoa pode sentir dor intensa na forma de pressão no peito ou aperto. Em geral, é sentida no meio do peito, tendendo mais para o lado esquerdo, e pode se propagar para os braços. 

O que pode ser a dor no pulmão (dor torácica)?

Diversas causas estão associadas à dor torácica. Ela pode indicar problemas respiratórios, infecções pulmonares, problemas cardíacos e até estar associada ao desencadeamento de crises de ansiedade.

Quais doenças pulmonares podem causar essa dor?

A dor torácica pode ser causada por infecções pulmonares (virais ou bacterianas), com quadros de bronquite, pneumonia ou tuberculose, por exemplo. 

Outro problema respiratório causador da dor torácica é a asma. A asma é uma doença caracterizada por reação inflamatória em estruturas pulmonares chamadas brônquios, causando inchaço, estreitamento dessas estruturas e produção exacerbada de muco. Todo esse processo inflamatório gera dificuldade para respirar e dores no peito.

A pleurite também se enquadra como uma das principais causas de dor torácica. A inflamação na pleura, estrutura que envolve os pulmões, pode gerar dificuldades para respirar e dor aguda no peito. Essa dor costuma piorar com respiração profunda, tosse ou espirros. As principais causas de pleurite incluem traumatismos e infecções respiratórias.

A embolia ou tromboembolismo pulmonar é uma condição médica caracterizada pela obstrução de uma artéria do pulmão por um trombo. Um trombo é um coágulo sanguíneo que se forma em outra parte do corpo e se desloca até os pulmões. A obstrução de vasos impede o fluxo sanguíneo até os pulmões, causando dor intensa na região torácica, falta de ar, tosse, entre outros sintomas.

Outras causas de dor torácica

Como mencionado, além de problemas de origem respiratória, outras causas podem estar envolvidas na dor torácica. Traumas e fraturas em ossos das costelas podem desencadear dor, especialmente durante o movimento expansivo da caixa torácica.

Devido à localização do coração, doenças cardíacas também são causas de dor torácica. Alterações nos batimentos cardíacos, infarto e angina (dor no peito causada pela diminuição do fluxo de sangue no coração) podem estar relacionadas com dores e desconforto na região do tórax.

A ansiedade é uma doença que também pode gerar dor no peito. Crises de ansiedade ou ataques de pânico podem desencadear aumento da frequência cardíaca e dores. Em geral, o desconforto desaparece após o fim da crise.

Outras causas diversas para dor torácica incluem a presença de tumor no tórax, doenças reumatológicas e problemas gastrointestinais. Aqui, cabe ressaltar que o refluxo ácido, caracterizado pelo retorno de ácido do estômago para o esôfago, também pode gerar sintomas de dores no peito.

Como identificar o que está causando a dor no pulmão?

Em casos de sintomas leves e não específicos, o mais indicado é procurar atendimento profissional de um médico clínico geral. Esse especialista poderá realizar o diagnóstico da causa da dor a partir do histórico do paciente e das avaliações clínica e física.

Durante a avaliação clínica, o médico avaliará os sintomas descritos, características e local da dor, além de fatores que podem ter desencadeado ou agravado essa dor. Na avaliação física, o médico irá ouvir os pulmões (ausculta pulmonar) com um estetoscópio.

O médico também poderá solicitar exames para confirmar ou afastar suspeitas. Dependendo do caso clínico e da gravidade, irá realizar o encaminhamento do paciente para um médico pneumologista, por exemplo.

Exames utilizados para diagnóstico

Para esclarecer o diagnóstico da dor, o médico poderá solicitar exames de imagem ou laboratoriais. Em geral, os exames mais comumente solicitados são o raio-X de tórax, espirometria, tomografia de tórax e hemograma completo.

O tratamento da dor será realizado de acordo com a causa, por isso é importante o diagnóstico médico para intervenções adequadas. Vale sempre ressaltar a importância do acompanhamento de saúde especializado, evitando as complicações associadas ao diagnóstico tardio e aos perigos do autodiagnóstico.

Ao observar dores persistentes na região torácica, seja no peito, nas costas ou outros tipos de desconforto, procure atendimento de um médico clínico geral. Assim, será realizado o diagnóstico e indicação para tratamento adequado.

Agora que você sabe o que pode ser a popularmente conhecida “dor no pulmão”, suas possíveis causas, diagnóstico e o que fazer se apresentar dores persistentes, lembre-se de cuidar da sua saúde e que a prevenção é sempre a melhor opção.

Mantenha hábitos saudáveis e, se você ainda tiver dúvidas sobre como melhorar sua saúde, leia o conteúdo sobre 8 dicas práticas para ter uma rotina saudável.

Referências:

Fanaroff, A. C., Rymer, J. A., Goldstein, S. A., Simel, D. L., & Newby, L. K. (2015). Does this patient with chest pain have acute coronary syndrome?: the rational clinical examination systematic review. Jama, 314(18), 1955-1965.

Harskamp, R. E., Laeven, S. C., Himmelreich, J. C., Lucassen, W. A., & van Weert, H. C. (2019). Chest pain in general practice: a systematic review of prediction rules. BMJ open, 9(2), e027081.

Johnson K, Ghassemzadeh S. Chest Pain. [Updated 2022 Jul 12]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470557/

Loscalzo, J. (2022). Evaluating Stable Chest Pain—An Evolving Approach. New England Journal of Medicine, 386(17), 1659-1660.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dor no pulmão: o que pode ser e como agir?; Pode ser bastante comum que pessoas sintam algum desconforto ou “dor no pulmão” em algum momento da vida. No entanto, o que popularmente é conhecido como “dor no pulmão”, na verdade, é uma dor na região das costas ou tronco (tórax). Além de incorreta, essa denominação pode gerar confusão quanto à origem do problema, pois o desconforto pode estar relacionado a outros órgãos da região torácica e do abdômen, como o coração e o trato gastrointestinal. Somado a isso, a dor no peito pode ter relação com a musculatura presente na caixa torácica. As causas para esse tipo de problema podem ser variadas, incluindo infecções respiratórias, fraturas ósseas, asma, entre outras. Mas vale ressaltar que dores torácicas nem sempre indicam doenças potencialmente graves. O importante é estar atento a sintomas persistentes e procurar auxílio médico. Neste conteúdo, trouxemos informações muito importantes sobre os tipos de dores torácicas mais comuns e o que fazer nesses casos. É possível sentir dor no pulmão? É necessário esclarecer que é pouco provável sentir dor no pulmão propriamente dito. Isso porque os pulmões são órgãos compostos por tecido de característica esponjosa, que não possuem uma quantidade significativa de receptores de dor. Para que a dor seja sentida, terminações nervosas chamadas receptores de dor (ou nociceptores) — localizados em diversas partes do nosso corpo — precisam ser ativadas frente a um estímulo aversivo. Imagine que você encoste a mão em uma panela quente e isso gera uma sensação dolorosa. A dor é gerada a partir da ativação dos receptores na sua mão, enviando um sinal para o cérebro, que, por sua vez, interpreta o estímulo como uma sensação de dor. Como o pulmão não possui muitos desses receptores, a dor torácica raramente possui origem no órgão. Por outro lado, outras estruturas da caixa torácica e abdômen são ricas em nociceptores, como o coração, a pleura (fina camada que recobre os pulmões), a caixa torácica, a coluna vertebral e o esôfago. A dor torácica é muito associada aos pulmões porque pode aumentar de intensidade com o ato de respirar. A respiração faz com que o tórax se movimente e isso pode gerar desconforto no paciente por impactar em outros órgãos e músculos. Como é a dor no pulmão (dor torácica)? As características desse tipo de dor variam de acordo com a sua origem. Infecções respiratórias que acometem a pleura podem gerar dor nas costas persistente e, normalmente, pode estar associada a sintomas como febre, tosse, dificuldade para respirar ou piora da dor ao inspirar profundamente ou espirrar. Dores difusas são sentidas numa região ampla do tórax, muitas vezes relacionadas a doenças respiratórias como bronquite e asma. Quando algum músculo da caixa torácica sofre estiramento pode gerar dor muscular, que piora com a realização de certos movimentos ou, até mesmo, no ato de inspirar (puxar o ar para os pulmões). Essa dor pode ser semelhante a problemas na coluna vertebral ou devido a fraturas nos ossos das costelas. Por outro lado, a dor torácica se apresenta um pouco diferente em problemas cardíacos, como no infarto. Nesses casos, a pessoa pode sentir dor intensa na forma de pressão no peito ou aperto. Em geral, é sentida no meio do peito, tendendo mais para o lado esquerdo, e pode se propagar para os braços.  O que pode ser a dor no pulmão (dor torácica)? Diversas causas estão associadas à dor torácica. Ela pode indicar problemas respiratórios, infecções pulmonares, problemas cardíacos e até estar associada ao desencadeamento de crises de ansiedade. Quais doenças pulmonares podem causar essa dor? A dor torácica pode ser causada por infecções pulmonares (virais ou bacterianas), com quadros de bronquite, pneumonia ou tuberculose, por exemplo.  Outro problema respiratório causador da dor torácica é a asma. A asma é uma doença caracterizada por reação inflamatória em estruturas pulmonares chamadas brônquios, causando inchaço, estreitamento dessas estruturas e produção exacerbada de muco. Todo esse processo inflamatório gera dificuldade para respirar e dores no peito. A pleurite também se enquadra como uma das principais causas de dor torácica. A inflamação na pleura, estrutura que envolve os pulmões, pode gerar dificuldades para respirar e dor aguda no peito. Essa dor costuma piorar com respiração profunda, tosse ou espirros. As principais causas de pleurite incluem traumatismos e infecções respiratórias. A embolia ou tromboembolismo pulmonar é uma condição médica caracterizada pela obstrução de uma artéria do pulmão por um trombo. Um trombo é um coágulo sanguíneo que se forma em outra parte do corpo e se desloca até os pulmões. A obstrução de vasos impede o fluxo sanguíneo até os pulmões, causando dor intensa na região torácica, falta de ar, tosse, entre outros sintomas. Outras causas de dor torácica Como mencionado, além de problemas de origem respiratória, outras causas podem estar envolvidas na dor torácica. Traumas e fraturas em ossos das costelas podem desencadear dor, especialmente durante o movimento expansivo da caixa torácica. Devido à localização do coração, doenças cardíacas também são causas de dor torácica. Alterações nos batimentos cardíacos, infarto e angina (dor no peito causada pela diminuição do fluxo de sangue no coração) podem estar relacionadas com dores e desconforto na região do tórax. A ansiedade é uma doença que também pode gerar dor no peito. Crises de ansiedade ou ataques de pânico podem desencadear aumento da frequência cardíaca e dores. Em geral, o desconforto desaparece após o fim da crise. Outras causas diversas para dor torácica incluem a presença de tumor no tórax, doenças reumatológicas e problemas gastrointestinais. Aqui, cabe ressaltar que o refluxo ácido, caracterizado pelo retorno de ácido do estômago para o esôfago, também pode gerar sintomas de dores no peito. Como identificar o que está causando a dor no pulmão? Em casos de sintomas leves e não específicos, o mais indicado é procurar atendimento profissional de um médico clínico geral. Esse especialista poderá realizar o diagnóstico da causa da dor a partir do histórico do paciente e das avaliações clínica e física. Durante a avaliação clínica, o médico avaliará os sintomas descritos, características e local da dor, além de fatores que podem ter desencadeado ou agravado essa dor. Na avaliação física, o médico irá ouvir os pulmões (ausculta pulmonar) com um estetoscópio. O médico também poderá solicitar exames para confirmar ou afastar suspeitas. Dependendo do caso clínico e da gravidade, irá realizar o encaminhamento do paciente para um médico pneumologista, por exemplo. Exames utilizados para diagnóstico Para esclarecer o diagnóstico da dor, o médico poderá solicitar exames de imagem ou laboratoriais. Em geral, os exames mais comumente solicitados são o raio-X de tórax, espirometria, tomografia de tórax e hemograma completo. O tratamento da dor será realizado de acordo com a causa, por isso é importante o diagnóstico médico para intervenções adequadas. Vale sempre ressaltar a importância do acompanhamento de saúde especializado, evitando as complicações associadas ao diagnóstico tardio e aos perigos do autodiagnóstico. Ao observar dores persistentes na região torácica, seja no peito, nas costas ou outros tipos de desconforto, procure atendimento de um médico clínico geral. Assim, será realizado o diagnóstico e indicação para tratamento adequado. Agora que você sabe o que pode ser a popularmente conhecida “dor no pulmão”, suas possíveis causas, diagnóstico e o que fazer se apresentar dores persistentes, lembre-se de cuidar da sua saúde e que a prevenção é sempre a melhor opção. Mantenha hábitos saudáveis e, se você ainda tiver dúvidas sobre como melhorar sua saúde, leia o conteúdo sobre 8 dicas práticas para ter uma rotina saudável. Referências: Fanaroff, A. C., Rymer, J. A., Goldstein, S. A., Simel, D. L., & Newby, L. K. (2015). Does this patient with chest pain have acute coronary syndrome?: the rational clinical examination systematic review. Jama, 314(18), 1955-1965. Harskamp, R. E., Laeven, S. C., Himmelreich, J. C., Lucassen, W. A., & van Weert, H. C. (2019). Chest pain in general practice: a systematic review of prediction rules. BMJ open, 9(2), e027081. Johnson K, Ghassemzadeh S. Chest Pain. [Updated 2022 Jul 12]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470557/ Loscalzo, J. (2022). Evaluating Stable Chest Pain—An Evolving Approach. New England Journal of Medicine, 386(17), 1659-1660.