Sabin Por: Sabin
Leitura
10min 43s
OUVIR 00:00
AAA

Se você tem o bom hábito de realizar avaliações médicas periódicas, já deve ter feito jejum para exames de sangue. Essa é uma recomendação para quando há a necessidade de investigar alguns fatores específicos, que podem sofrer interferências com a ingestão de alimentos e bebidas.

Nem todo exame exige jejum. E, para os que exigem, o tempo necessário de jejum varia segundo o tipo de análise a ser feita.

Neste conteúdo, você vai entender melhor a necessidade de jejuar para alguns exames. Também vai descobrir como fazer isso da forma correta. Acompanhe!

Qual é a importância dos exames complementares para a avaliação médica?

Algumas vezes, os sintomas relatados pelo paciente, em conjunto com a avaliação física, não são suficientes para o médico conhecer o seu estado de saúde. É por isso que ele solicita exames, como os de sangue, para complementar os dados obtidos com a análise clínica, para poder fazer um diagnóstico.

Esses procedimentos são importantes para entender o que está acontecendo com o nosso organismo. Afinal, diversas alterações orgânicas podem ser identificadas por meio de exames laboratoriais e algumas delas nem mesmo apresentam sintomas.

Por meio desses exames, o profissional que acompanha você pode, por exemplo, descobrir se seu nível de glicose está alto ou baixo. Também pode checar outros fatores importantes, tais como:

  • colesterol;
  • triglicerídeos;
  • plaquetas;
  • vitaminas.

Existem várias avaliações que podem ser realizadas por meio de uma simples coleta de sangue. A partir da análise dos resultados, o médico é capaz de criar uma orientação tanto preventiva quanto terapêutica, conforme a necessidade de cada caso.

Quando é preciso ficar em jejum para o exame de sangue?

Você viu que os exames laboratoriais são um complemento da avaliação médica, representando uma parte importante dos cuidados com a saúde. Para garantir que o resultado seja fiel ao que está acontecendo no seu organismo, sem a influência de fatores externos — o que pode alterar os resultados —, é fundamental seguir as orientações de preparo para o exame.

Antes, o jejum para a coleta era recomendado para a maioria dos exames, mas esse não é mais o caso. Avanços tecnológicos e técnicos tornaram possível colher a maioria dos exames sem passar pelo desconforto do jejum. No entanto, é indispensável seguir a recomendação nos casos em que ele ainda é considerado necessário.

Enquanto para realizar o hemograma não é necessário jejum, para a glicemia sugere-se um jejum de 8 a 10 horas. Já para o lipidograma, perfil lipídico, colesterol e frações, o jejum não é obrigatório, mas o médico orienta, algumas vezes, o jejum de 12 horas, como achar melhor para avaliar o exame.

Ao chegar no laboratório em que fará a coleta, é importante que você avise ao atendente se está em jejum, além de informar quantas horas está sem se alimentar. Então, se o jejum for necessário, busque cessar a alimentação considerando o horário em que pretende fazer o exame.

Quais são os exames que precisam de jejum?

Hoje, são milhares os tipos de exames que podem ser realizados por meio da coleta de sangue. Embora para a maioria o jejum não seja necessário, para outros ele ainda é obrigatório. Assim, é muito importante buscar a informação correta antes da coleta.

Além disso, alguns exames necessitam de uma dieta específica e outros da suspensão de determinados alimentos que podem interferir no resultado.

Glicemia

Mede a quantidade de glicose no sangue (açúcar no sangue) e é rotineiramente solicitado que se faça um jejum de 8 a 10 horas. Entretanto, em caso de avaliação da glicemia pós-prandial (após se alimentar), deve-se obter orientações sobre a alimentação e o tempo necessário entre a alimentação e a coleta.

Lipidograma

Também chamado de perfil lipídico, o lipidograma é um exame que verifica os triglicerídeos, o colesterol total e as suas frações: HDL, VLDL e LDL. De modo geral, quando os resultados estão com valores anormais, o paciente precisa ter atenção especial pela possibilidade de alto impacto na saúde. Por exemplo: níveis elevados de LDL (popularmente conhecido como colesterol ruim) e triglicerídeos e níveis baixos de HDL (colesterol bom) aumentam as chances de doenças cardiovasculares.

Normalmente, esse tipo de exame é pedido pelo médico para fazer uma avaliação de rotina de saúde ou quando o paciente apresenta fatores de risco para doenças cardiovasculares, como diabetes, obesidade, hipertensão e histórico familiar positivo para essas doenças.

Para o lipidograma, atualmente, o jejum também não é necessário, porém, em algumas situações, o médico solicita o jejum de 12 horas. 

Hepatograma

Também é chamado de perfil hepático e consiste em um grupo de exames que auxiliam na avaliação laboratorial do fígado, quando se suspeita de uma doença ou agressão, como em casos de monitoramento da toxicidade hepática de alguns medicamentos. 

Entre esses exames, que são frequentemente solicitados e não necessitam de jejum para a coleta, estão: alanina aminotransferase (ALT) e aspartato aminotransferase (AST); fosfatase alcalina (FA) e gamaglutamil transferase; bilirrubina totais e frações; albumina; tempo de protrombina.

Hemograma

O hemograma completo é um exame solicitado para analisar informações das três principais linhagens de células sanguíneas: glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas. Para o hemograma, o jejum não é necessário. 

jejum para exames de sangue

Pode beber água?

Quando você vai fazer exames que exigem jejum, a ingestão de água não é um problema — desde que seja água pura. Então, não precisa ficar com sede — beber água não altera os resultados dos exames de sangue.

Em relação à ingestão de medicamentos, não é recomendado deixar de tomar a medicação contínua sem consultar o médico. Somente ele pode dizer se o medicamento deve ou não ser suspenso. Caso você continue tomando o medicamento, é importante informar ao atendente do laboratório.

Quais são as regras para um jejum eficiente?

Fazer corretamente o jejum para exames de sangue é importante para que os resultados obtidos sejam fiéis ao seu estado clínico. Antes de iniciar o jejum, lembre-se de conferir todas as orientações de preparo para o exame fornecidas pelo laboratório. 

A seguir, deixamos algumas recomendações para que essa preparação seja eficiente.

Entenda o período de jejum necessário

O tempo de jejum varia de acordo com o tipo de exame a ser feito. Busque essa informação para que seu exame tenha um resultado correto e possa auxiliar adequadamente na avaliação médica. 

Evite o consumo de bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas podem interferir em alguns testes laboratoriais. O ideal é evitar a ingestão por pelo menos 72 horas antes de realizar o exame de sangue, para não interferir no resultado. 

Evite o uso de tabaco

O tabaco também pode provocar alterações nos resultados, como acontece com as bebidas alcoólicas. Por isso, ele deve ser evitado, de acordo com as recomendações do especialista. 

Evite praticar exercícios físicos

Os exercícios físicos, principalmente os intensos que levam a grande atividade muscular, podem interferir no resultado de alguns testes laboratoriais. Sendo assim, existem casos em que eles devem ser evitados antes do procedimento. De toda forma, é preciso confirmar com o médico para entender a necessidade de cada pessoa.

Faça uma refeição adequada após o jejum

Após o jejum, faça uma refeição adequada para ajudar a manter o seu metabolismo. É válido lembrar que, embora seja importante fazer uma refeição equilibrada e saudável, é melhor evitar alimentos ricos em açúcar e gordura e apostar em proteínas magras, carboidratos e frutas.

O que acontece se o jejum não for feito?

Quando vamos ao médico e ao laboratório realizar exames, estamos exercendo um autocuidado, certo? Logo, queremos a melhor orientação para continuarmos bem ou melhorarmos de algo. Portanto, devemos seguir as orientações necessárias antes da coleta para que os resultados dos exames demonstrem ao médico o estado real do que acontece em nosso organismo. 

A dosagem do lipidograma, por exemplo, é um exame que deve ser realizado sem alterações na dieta que a pessoa segue no cotidiano — como deixar de ingerir frituras na semana anterior ao exame de colesterol. Essa recomendação serve para que os resultados mostrem para o médico um estado habitual, não falseado.

Também pode acontecer de, se você realizar o exame sem ter feito jejum, o médico solicitar uma nova coleta. Dessa forma, você fará dois exames, o que não é muito agradável. Agora você já sabe: tire todas as suas dúvidas para saber como se preparar e cumpra as indicações, porque isso impacta sua própria saúde!

Por fim, vale ressaltar que as exigências do jejum variam conforme o tipo de exame, os fatores investigados e os motivos que levaram à solicitação. Então, é essencial tirar suas dúvidas antes de marcar os exames, entendendo todo o preparo necessário para que eles estejam alinhados com o que o médico espera.

Gostou das dicas? Além de conhecer mais sobre a necessidade do jejum em exames de sangue, o que acha de saber também como funcionam os exames de imagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jejum para exames de sangue: quais são os exames que pedem e por que é necessário?; Se você tem o bom hábito de realizar avaliações médicas periódicas, já deve ter feito jejum para exames de sangue. Essa é uma recomendação para quando há a necessidade de investigar alguns fatores específicos, que podem sofrer interferências com a ingestão de alimentos e bebidas. Nem todo exame exige jejum. E, para os que exigem, o tempo necessário de jejum varia segundo o tipo de análise a ser feita. Neste conteúdo, você vai entender melhor a necessidade de jejuar para alguns exames. Também vai descobrir como fazer isso da forma correta. Acompanhe! Qual é a importância dos exames complementares para a avaliação médica? Algumas vezes, os sintomas relatados pelo paciente, em conjunto com a avaliação física, não são suficientes para o médico conhecer o seu estado de saúde. É por isso que ele solicita exames, como os de sangue, para complementar os dados obtidos com a análise clínica, para poder fazer um diagnóstico. Esses procedimentos são importantes para entender o que está acontecendo com o nosso organismo. Afinal, diversas alterações orgânicas podem ser identificadas por meio de exames laboratoriais e algumas delas nem mesmo apresentam sintomas. Por meio desses exames, o profissional que acompanha você pode, por exemplo, descobrir se seu nível de glicose está alto ou baixo. Também pode checar outros fatores importantes, tais como: colesterol; triglicerídeos; plaquetas; vitaminas. Existem várias avaliações que podem ser realizadas por meio de uma simples coleta de sangue. A partir da análise dos resultados, o médico é capaz de criar uma orientação tanto preventiva quanto terapêutica, conforme a necessidade de cada caso. Quando é preciso ficar em jejum para o exame de sangue? Você viu que os exames laboratoriais são um complemento da avaliação médica, representando uma parte importante dos cuidados com a saúde. Para garantir que o resultado seja fiel ao que está acontecendo no seu organismo, sem a influência de fatores externos — o que pode alterar os resultados —, é fundamental seguir as orientações de preparo para o exame. Antes, o jejum para a coleta era recomendado para a maioria dos exames, mas esse não é mais o caso. Avanços tecnológicos e técnicos tornaram possível colher a maioria dos exames sem passar pelo desconforto do jejum. No entanto, é indispensável seguir a recomendação nos casos em que ele ainda é considerado necessário. Enquanto para realizar o hemograma não é necessário jejum, para a glicemia sugere-se um jejum de 8 a 10 horas. Já para o lipidograma, perfil lipídico, colesterol e frações, o jejum não é obrigatório, mas o médico orienta, algumas vezes, o jejum de 12 horas, como achar melhor para avaliar o exame. Ao chegar no laboratório em que fará a coleta, é importante que você avise ao atendente se está em jejum, além de informar quantas horas está sem se alimentar. Então, se o jejum for necessário, busque cessar a alimentação considerando o horário em que pretende fazer o exame. Quais são os exames que precisam de jejum? Hoje, são milhares os tipos de exames que podem ser realizados por meio da coleta de sangue. Embora para a maioria o jejum não seja necessário, para outros ele ainda é obrigatório. Assim, é muito importante buscar a informação correta antes da coleta. Além disso, alguns exames necessitam de uma dieta específica e outros da suspensão de determinados alimentos que podem interferir no resultado. Glicemia Mede a quantidade de glicose no sangue (açúcar no sangue) e é rotineiramente solicitado que se faça um jejum de 8 a 10 horas. Entretanto, em caso de avaliação da glicemia pós-prandial (após se alimentar), deve-se obter orientações sobre a alimentação e o tempo necessário entre a alimentação e a coleta. Lipidograma Também chamado de perfil lipídico, o lipidograma é um exame que verifica os triglicerídeos, o colesterol total e as suas frações: HDL, VLDL e LDL. De modo geral, quando os resultados estão com valores anormais, o paciente precisa ter atenção especial pela possibilidade de alto impacto na saúde. Por exemplo: níveis elevados de LDL (popularmente conhecido como colesterol ruim) e triglicerídeos e níveis baixos de HDL (colesterol bom) aumentam as chances de doenças cardiovasculares. Normalmente, esse tipo de exame é pedido pelo médico para fazer uma avaliação de rotina de saúde ou quando o paciente apresenta fatores de risco para doenças cardiovasculares, como diabetes, obesidade, hipertensão e histórico familiar positivo para essas doenças. Para o lipidograma, atualmente, o jejum também não é necessário, porém, em algumas situações, o médico solicita o jejum de 12 horas.  Hepatograma Também é chamado de perfil hepático e consiste em um grupo de exames que auxiliam na avaliação laboratorial do fígado, quando se suspeita de uma doença ou agressão, como em casos de monitoramento da toxicidade hepática de alguns medicamentos.  Entre esses exames, que são frequentemente solicitados e não necessitam de jejum para a coleta, estão: alanina aminotransferase (ALT) e aspartato aminotransferase (AST); fosfatase alcalina (FA) e gamaglutamil transferase; bilirrubina totais e frações; albumina; tempo de protrombina. Hemograma O hemograma completo é um exame solicitado para analisar informações das três principais linhagens de células sanguíneas: glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas. Para o hemograma, o jejum não é necessário.  Pode beber água? Quando você vai fazer exames que exigem jejum, a ingestão de água não é um problema — desde que seja água pura. Então, não precisa ficar com sede — beber água não altera os resultados dos exames de sangue. Em relação à ingestão de medicamentos, não é recomendado deixar de tomar a medicação contínua sem consultar o médico. Somente ele pode dizer se o medicamento deve ou não ser suspenso. Caso você continue tomando o medicamento, é importante informar ao atendente do laboratório. Quais são as regras para um jejum eficiente? Fazer corretamente o jejum para exames de sangue é importante para que os resultados obtidos sejam fiéis ao seu estado clínico. Antes de iniciar o jejum, lembre-se de conferir todas as orientações de preparo para o exame fornecidas pelo laboratório.  A seguir, deixamos algumas recomendações para que essa preparação seja eficiente. Entenda o período de jejum necessário O tempo de jejum varia de acordo com o tipo de exame a ser feito. Busque essa informação para que seu exame tenha um resultado correto e possa auxiliar adequadamente na avaliação médica.  Evite o consumo de bebidas alcoólicas As bebidas alcoólicas podem interferir em alguns testes laboratoriais. O ideal é evitar a ingestão por pelo menos 72 horas antes de realizar o exame de sangue, para não interferir no resultado.  Evite o uso de tabaco O tabaco também pode provocar alterações nos resultados, como acontece com as bebidas alcoólicas. Por isso, ele deve ser evitado, de acordo com as recomendações do especialista.  Evite praticar exercícios físicos Os exercícios físicos, principalmente os intensos que levam a grande atividade muscular, podem interferir no resultado de alguns testes laboratoriais. Sendo assim, existem casos em que eles devem ser evitados antes do procedimento. De toda forma, é preciso confirmar com o médico para entender a necessidade de cada pessoa. Faça uma refeição adequada após o jejum Após o jejum, faça uma refeição adequada para ajudar a manter o seu metabolismo. É válido lembrar que, embora seja importante fazer uma refeição equilibrada e saudável, é melhor evitar alimentos ricos em açúcar e gordura e apostar em proteínas magras, carboidratos e frutas. O que acontece se o jejum não for feito? Quando vamos ao médico e ao laboratório realizar exames, estamos exercendo um autocuidado, certo? Logo, queremos a melhor orientação para continuarmos bem ou melhorarmos de algo. Portanto, devemos seguir as orientações necessárias antes da coleta para que os resultados dos exames demonstrem ao médico o estado real do que acontece em nosso organismo.  A dosagem do lipidograma, por exemplo, é um exame que deve ser realizado sem alterações na dieta que a pessoa segue no cotidiano — como deixar de ingerir frituras na semana anterior ao exame de colesterol. Essa recomendação serve para que os resultados mostrem para o médico um estado habitual, não falseado. Também pode acontecer de, se você realizar o exame sem ter feito jejum, o médico solicitar uma nova coleta. Dessa forma, você fará dois exames, o que não é muito agradável. Agora você já sabe: tire todas as suas dúvidas para saber como se preparar e cumpra as indicações, porque isso impacta sua própria saúde! Por fim, vale ressaltar que as exigências do jejum variam conforme o tipo de exame, os fatores investigados e os motivos que levaram à solicitação. Então, é essencial tirar suas dúvidas antes de marcar os exames, entendendo todo o preparo necessário para que eles estejam alinhados com o que o médico espera. Gostou das dicas? Além de conhecer mais sobre a necessidade do jejum em exames de sangue, o que acha de saber também como funcionam os exames de imagem?