Sabin Por: Sabin
Leitura
8min 18s
OUVIR 00:00
AAA

O exame toxicológico é uma ferramenta fundamental para identificar a presença de substâncias psicoativas no organismo. Uma das principais finalidades desse tipo de exame é avaliar a aptidão do indivíduo para a condução de veículos, participação em concursos públicos e exames admissionais ao ingressar em um novo emprego, a depender da função que será executada.

Mas a realização do exame toxicológico vai além do cumprimento de requisitos legais, contribuindo também para uma maior conscientização popular sobre os impactos negativos de entorpecentes para a saúde humana. É fundamental compreender que essas substâncias podem comprometer seriamente as capacidades cognitiva e motora, chegando até mesmo a resultar em acidentes graves, além de prejudicar a saúde em longo prazo.

Neste artigo, vamos explorar a função do exame toxicológico e seus objetivos, destacando sua relevância para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em categorias específicas, concursos públicos e exames admissionais. Acompanhe!

O que é o exame toxicológico?

O exame toxicológico é uma análise laboratorial especializada, cujo objetivo é identificar a presença de substâncias psicoativas ou de seus metabólitos no organismo.

Essas substâncias podem incluir drogas ilícitas, medicamentos controlados ou outras substâncias químicas que podem afetar o sistema nervoso central. A coleta de amostras para o exame toxicológico pode ser feita a partir de diferentes materiais, como cabelo, unhas, sangue ou urina, dependendo do tipo de exame e da janela de detecção desejada.

Como é feito o exame toxicológico?

Conforme mencionado, o exame pode ser realizado por meio de diferentes tipos de amostras, sendo que cada tipo tem suas próprias vantagens e limitações. A escolha será feita de acordo com o período que se deseja analisar, bem como as características específicas do exame. A seguir, você pode conferir cada tipo de amostra.

  • Sangue: a amostra de sangue oferece a identificação imediata da substância presente no organismo. No entanto, é importante destacar que a detecção no plasma sanguíneo é limitada a um período mais curto, geralmente algumas horas após o consumo. Dessa forma, a escolha desse tipo de amostra dependerá do objetivo da análise;
  • Urina: a coleta de amostras de urina é comum em muitos exames toxicológicos. Ela permite a identificação de metabólitos, que são produtos resultantes do processamento do corpo em relação às substâncias consumidas. Essa abordagem também serve para avaliar o uso recente;
  • Cabelo: a coleta de amostra de cabelo é um método eficaz para detectar substâncias ao longo de um período mais extenso, aproximadamente 90 dias. Isso ocorre porque a queratina presente nos cabelos preserva as substâncias que foram utilizadas e metabolizadas por mais tempo que o sangue e a urina, por exemplo;
  • Pelos: em alternativa aos cabelos, pode-se usar também os pelos para a detecção toxicológica. No caso de análises em pelos do corpo (braços, pernas, axilas ou peito), o tempo de detecção de uso de substância psicoativa pode aumentar para até 180 dias antes da coleta;
  • Unhas: assim como o cabelo, as unhas também têm a capacidade de armazenar informações sobre o consumo de substâncias. A coleta de amostras de unhas é uma alternativa válida para registrar padrões de consumo em longo prazo. Essa técnica é especialmente útil quando há limitações para a coleta de cabelo.

Exame toxicológico de larga janela de detecção 

O exame toxicológico de larga janela de detecção é uma modalidade específica que se destaca pela sua capacidade de identificar substâncias no organismo por um período prolongado, normalmente de até 90 dias após o uso. 

Esse tipo de exame é realizado com amostras de cabelo (com, no mínimo, três centímetros de comprimento) ou, caso necessário, com pelos de diferentes áreas do corpo.

É um exame frequentemente utilizado em situações em que uma análise abrangente do histórico de consumo é necessária. A ampla janela de detecção oferecida é essencial para identificar padrões de consumo ao longo do tempo, contribuindo, assim, para a tomada de decisões informadas em relação à saúde e à segurança.

Quais substâncias são detectadas?

O exame toxicológico é capaz de identificar o uso de diferentes substâncias psicoativas que podem causar alterações cognitivas e motoras. Entre elas, estão:

  • maconha;
  • haxixe;
  • skunk;
  • cocaína;
  • crack;
  • merla;
  • codeína;
  • anfepramona;
  • anfetaminas;
  • ecstasy (MDMA, MDA, EVE);
  • metanfetaminas.

Para cada substância analisada, há diferentes tempos de detecção, que poderão variar também de acordo com a amostra utilizada para análise (sangue ou urina). Por outro lado, quase todas as substâncias podem ser detectadas em uma janela de 90 a 180 dias, se forem utilizadas amostras de cabelo ou pelos.

Quando fazer o exame toxicológico?

O exame é frequentemente utilizado para a renovação ou obtenção da CNH em categorias específicas, concursos públicos e exames admissionais, em situações em que o uso de substâncias pode representar riscos à segurança, como operadores de máquinas.

O exame desempenha, ainda, um papel importante no monitoramento da saúde de pacientes com dependência química, fornecendo informações para os profissionais de saúde desenvolverem estratégias de tratamento adequadas.

Recentemente, o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi alterado por meio da Resolução CONTRAN n.º 923, de 28 de março de 2022, a qual traz importantes mudanças no cenário do exame toxicológico.

Agora, para a retirada da CNH nas categorias C, D e E, é obrigatório o uso de métodos toxicológicos com larga janela de detecção, capazes de identificar substâncias em um período de 90 dias após o uso. Essa medida visa proporcionar uma análise mais abrangente e precisa, fortalecendo as medidas de segurança.

Mais do que compreender a utilidade do teste toxicológico, é muito importante conscientizar-se que a realização do exame é fundamental para garantir a sua segurança e a de todos à sua volta.

O teste toxicológico está atualmente disponível em algumas unidades do Sabin. Verifique a disponibilidade do exame em sua região. Se você gostou deste conteúdo e deseja entender mais sobre outros exames laboratoriais, sugerimos a leitura do texto sobre o que é o hemograma e qual a sua utilidade clínica. Boa leitura!

Sabin avisa:

Este conteúdo é meramente informativo e não pretende substituir consultas médicas, avaliações por profissionais de saúde ou fornecer qualquer tipo de diagnóstico ou recomendação de exames.

Importante ressaltar que diagnósticos e tratamentos devem ser sempre indicados por uma avaliação médica individual. Em caso de dúvidas, converse com seu médico. Somente o profissional pode esclarecer todas as suas perguntas. 

Lembre-se: qualquer decisão relacionada à sua saúde sem orientação profissional pode ser prejudicial.

Referências:

Diário Oficial da União. Resolução CONTRAN nº. 923, de 28 de março de 2022. Disponível em: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/Resolucao9232022.pdf. Acesso em: 15/02/2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exame toxicológico: entenda como é realizado e as principais indicações; O exame toxicológico é uma ferramenta fundamental para identificar a presença de substâncias psicoativas no organismo. Uma das principais finalidades desse tipo de exame é avaliar a aptidão do indivíduo para a condução de veículos, participação em concursos públicos e exames admissionais ao ingressar em um novo emprego, a depender da função que será executada. Mas a realização do exame toxicológico vai além do cumprimento de requisitos legais, contribuindo também para uma maior conscientização popular sobre os impactos negativos de entorpecentes para a saúde humana. É fundamental compreender que essas substâncias podem comprometer seriamente as capacidades cognitiva e motora, chegando até mesmo a resultar em acidentes graves, além de prejudicar a saúde em longo prazo. Neste artigo, vamos explorar a função do exame toxicológico e seus objetivos, destacando sua relevância para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em categorias específicas, concursos públicos e exames admissionais. Acompanhe! O que é o exame toxicológico? O exame toxicológico é uma análise laboratorial especializada, cujo objetivo é identificar a presença de substâncias psicoativas ou de seus metabólitos no organismo. Essas substâncias podem incluir drogas ilícitas, medicamentos controlados ou outras substâncias químicas que podem afetar o sistema nervoso central. A coleta de amostras para o exame toxicológico pode ser feita a partir de diferentes materiais, como cabelo, unhas, sangue ou urina, dependendo do tipo de exame e da janela de detecção desejada. Como é feito o exame toxicológico? Conforme mencionado, o exame pode ser realizado por meio de diferentes tipos de amostras, sendo que cada tipo tem suas próprias vantagens e limitações. A escolha será feita de acordo com o período que se deseja analisar, bem como as características específicas do exame. A seguir, você pode conferir cada tipo de amostra. Sangue: a amostra de sangue oferece a identificação imediata da substância presente no organismo. No entanto, é importante destacar que a detecção no plasma sanguíneo é limitada a um período mais curto, geralmente algumas horas após o consumo. Dessa forma, a escolha desse tipo de amostra dependerá do objetivo da análise; Urina: a coleta de amostras de urina é comum em muitos exames toxicológicos. Ela permite a identificação de metabólitos, que são produtos resultantes do processamento do corpo em relação às substâncias consumidas. Essa abordagem também serve para avaliar o uso recente; Cabelo: a coleta de amostra de cabelo é um método eficaz para detectar substâncias ao longo de um período mais extenso, aproximadamente 90 dias. Isso ocorre porque a queratina presente nos cabelos preserva as substâncias que foram utilizadas e metabolizadas por mais tempo que o sangue e a urina, por exemplo; Pelos: em alternativa aos cabelos, pode-se usar também os pelos para a detecção toxicológica. No caso de análises em pelos do corpo (braços, pernas, axilas ou peito), o tempo de detecção de uso de substância psicoativa pode aumentar para até 180 dias antes da coleta; Unhas: assim como o cabelo, as unhas também têm a capacidade de armazenar informações sobre o consumo de substâncias. A coleta de amostras de unhas é uma alternativa válida para registrar padrões de consumo em longo prazo. Essa técnica é especialmente útil quando há limitações para a coleta de cabelo. Exame toxicológico de larga janela de detecção  O exame toxicológico de larga janela de detecção é uma modalidade específica que se destaca pela sua capacidade de identificar substâncias no organismo por um período prolongado, normalmente de até 90 dias após o uso.  Esse tipo de exame é realizado com amostras de cabelo (com, no mínimo, três centímetros de comprimento) ou, caso necessário, com pelos de diferentes áreas do corpo. É um exame frequentemente utilizado em situações em que uma análise abrangente do histórico de consumo é necessária. A ampla janela de detecção oferecida é essencial para identificar padrões de consumo ao longo do tempo, contribuindo, assim, para a tomada de decisões informadas em relação à saúde e à segurança. Quais substâncias são detectadas? O exame toxicológico é capaz de identificar o uso de diferentes substâncias psicoativas que podem causar alterações cognitivas e motoras. Entre elas, estão: maconha; haxixe; skunk; cocaína; crack; merla; codeína; anfepramona; anfetaminas; ecstasy (MDMA, MDA, EVE); metanfetaminas. Para cada substância analisada, há diferentes tempos de detecção, que poderão variar também de acordo com a amostra utilizada para análise (sangue ou urina). Por outro lado, quase todas as substâncias podem ser detectadas em uma janela de 90 a 180 dias, se forem utilizadas amostras de cabelo ou pelos. Quando fazer o exame toxicológico? O exame é frequentemente utilizado para a renovação ou obtenção da CNH em categorias específicas, concursos públicos e exames admissionais, em situações em que o uso de substâncias pode representar riscos à segurança, como operadores de máquinas. O exame desempenha, ainda, um papel importante no monitoramento da saúde de pacientes com dependência química, fornecendo informações para os profissionais de saúde desenvolverem estratégias de tratamento adequadas. Recentemente, o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi alterado por meio da Resolução CONTRAN n.º 923, de 28 de março de 2022, a qual traz importantes mudanças no cenário do exame toxicológico. Agora, para a retirada da CNH nas categorias C, D e E, é obrigatório o uso de métodos toxicológicos com larga janela de detecção, capazes de identificar substâncias em um período de 90 dias após o uso. Essa medida visa proporcionar uma análise mais abrangente e precisa, fortalecendo as medidas de segurança. Mais do que compreender a utilidade do teste toxicológico, é muito importante conscientizar-se que a realização do exame é fundamental para garantir a sua segurança e a de todos à sua volta. O teste toxicológico está atualmente disponível em algumas unidades do Sabin. Verifique a disponibilidade do exame em sua região. Se você gostou deste conteúdo e deseja entender mais sobre outros exames laboratoriais, sugerimos a leitura do texto sobre o que é o hemograma e qual a sua utilidade clínica. Boa leitura! Sabin avisa: Este conteúdo é meramente informativo e não pretende substituir consultas médicas, avaliações por profissionais de saúde ou fornecer qualquer tipo de diagnóstico ou recomendação de exames. Importante ressaltar que diagnósticos e tratamentos devem ser sempre indicados por uma avaliação médica individual. Em caso de dúvidas, converse com seu médico. Somente o profissional pode esclarecer todas as suas perguntas.  Lembre-se: qualquer decisão relacionada à sua saúde sem orientação profissional pode ser prejudicial. Referências: Diário Oficial da União. Resolução CONTRAN nº. 923, de 28 de março de 2022. Disponível em: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/Resolucao9232022.pdf. Acesso em: 15/02/2024.