Sabin Por: Sabin
Leitura
13min 37s
OUVIR 00:00
AAA

Tão comum em nosso dia a dia, a gripe não pode ser deixada de lado quando se trata dos cuidados com a saúde. Essa infecção respiratória causada pelo vírus da influenza, embora seja de fácil recuperação na maioria das pessoas, pode causar consequências graves no público considerado de alto risco, como idosos ou pessoas com comorbidades.

A vacina contra a gripe precisa ser atualizada anualmente, conforme o desenvolvimento das variações do vírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 3 e 5 milhões de pessoas, ao redor do mundo, são acometidas pela forma grave da doença, todos os anos. A maneira mais eficiente de prevenir essas formas graves continua sendo a vacinação. E, como a imunidade da vacina pode diminuir com o tempo, a dose anual é altamente recomendada.

Aqui, esclarecemos o que você precisa saber sobre a vacina anual da gripe, como ela age no organismo, sua eficácia, como tomá-la, o que muda em 2024 e muitas outras informações importantes. Para isso, contamos com a colaboração da Dra. Ana Rosa dos Santos, médica do Grupo Sabin. Acompanhe!

O QUE É INFLUENZA?

Conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, podendo acometer todas as idades, mas que apresenta maior gravidade em crianças (entre seis meses e cinco anos, 11 meses e 29 dias), em pessoas maiores de 60 anos, assim como nos chamados grupos de risco (gestantes e puérperas, profissionais de saúde, imunocomprometidos, transplantados e portadores de doenças metabólicas, como o diabetes mellitus ou a asma).

O vírus da influenza se apresenta nos tipos A, B, C e D. Entre eles, os grandes responsáveis pelas gripes sazonais são o A e o B. Os vírus da influenza A são subdivididos de acordo com as proteínas presentes em sua superfície. H1N1 e H3N2 são exemplos de subtipos do vírus da influenza A. Por outro lado, os vírus da influenza B são divididos por linhagem. Atualmente, circulam as linhagens Yamagata e Victoria. 

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS?

O tempo entre o contato com o vírus até o aparecimento dos sintomas (período de incubação) leva em torno de dois dias, podendo variar de um a quatro dias. Os sinais clínicos característicos da gripe sazonal são:

  • febre súbita;
  • tosse (seca, em geral);
  • dor de cabeça;
  • dores musculares ou articulares;
  • dor de garganta e coriza;
  • mal-estar e prostração.

Os sintomas da gripe têm início abrupto, com sinais de síndrome gripal (SG). Em geral, apresentam resolução espontânea em aproximadamente sete dias, entretanto, a tosse, o mal-estar e a fadiga podem permanecer por algumas semanas. 

Em alguns casos, particularmente em indivíduos com fatores e/ou condições de risco, o quadro pode evoluir para síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Na ocorrência de complicações, como a pneumonia, há risco iminente de internações hospitalares e, em casos extremos, até mesmo óbito.

COMO É TRANSMITIDA?

A transmissão do vírus da influenza se dá principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosses, espirros ou fala de uma pessoa infectada para uma pessoa suscetível. Pode ser transmitido diretamente ou indiretamente, ao tocar superfícies contaminadas e, em seguida, levar as mãos aos olhos, nariz ou boca.

Em ambientes fechados ou semifechados, como domicílio, creches, escolas ou instituições de longa permanência, podem ser observados surtos e alta transmissibilidade, dependendo não apenas da infectividade do vírus, como também do número e da intensidade do contato entre essas pessoas.

COMO SE PREVENIR?

A vacina é uma das principais medidas de combate à doença, contribuindo substancialmente na redução da circulação viral e na prevenção de complicações e óbitos.

Todavia, além da vacina, outras ações preventivas podem contribuir para evitar o contágio, tais como: higienizar as mãos adequadamente, sobretudo antes de consumir algum alimento ou após tossir ou espirrar; evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos ou copos; e manter hábitos saudáveis, com alimentação balanceada e prática de exercícios, que vão ajudar a aumentar a imunidade.

COMO FUNCIONA A VACINA DA GRIPE?

Uma vacina funciona a partir da estimulação da produção de anticorpos pelo sistema imunológico. Quando os vírus entram no organismo, as células de defesa identificam sua presença e os neutralizam, evitando, assim, a infecção.

A vacina da gripe é do tipo inativada, isto é, produzida por partículas de vírus mortos. Por falar nisso, é preciso desmistificar uma informação: a maior parte dos casos de gripe ocorridos após a imunização não se deve necessariamente a ela, mas significa, na verdade, que o indivíduo já havia sido contaminado anteriormente, e o vírus estava apenas em período de incubação.

POR QUE DEVO TOMAR A VACINA DA GRIPE TODOS OS ANOS?

As mutações genéticas são naturais e fazem parte da evolução de um vírus. Isso significa que novas variantes da gripe surgem todos os anos, e as vacinas precisam acompanhar essa evolução. Anualmente, uma nova vacina da gripe é produzida para aumentar a proteção contra as variantes que passam a circular na população.

As vacinas da gripe podem ser trivalentes, que protegem contra três tipos do vírus da influenza, e quadrivalentes, que conferem proteção a quatro tipos. A diferença está em suas composições.

O QUE MUDA EM 2024?

Para 2024, a OMS recomenda que as vacinas trivalentes produzidas no Brasil devem ter em sua composição as seguintes cepas:

  • Influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1) pdm09;
  • Influenza A/Thailand/8/2022 (H3N2);
  • Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria).

Em relação às vacinas quadrivalentes, devem utilizar um vírus similar ao Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata), adicionalmente aos três tipos de cepas obrigatórias para as vacinas trivalentes.

QUAIS AS VANTAGENS DA VACINA DA GRIPE?

Agora, veremos alguns fatos que reforçam a importância da vacinação contra a gripe:

REDUZ AS CHANCES DE INFECÇÃO

Quando alguém é vacinado, as chances de infecção são reduzidas, pois o organismo reage, o que quer dizer que o sistema imunológico já “conhece” aquele vírus. Diante disso, é possível que o paciente entre em contato com a doença, mas não chegue a adoecer.

DIMINUI O RISCO DE COMPLICAÇÕES

A principal complicação da gripe é a pneumonia bacteriana, causada pelo pneumococo. Um dos maiores riscos da gripe é o agravamento dos sintomas, a ponto de gerar consequências graves, como é o caso da pneumonia. Pessoas vacinadas contra a gripe têm chances muito menores de desenvolver essa complicação e serem hospitalizadas.

REDUZ O ABSENTEÍSMO

Crianças, adolescentes e adultos deixam de frequentar escolas, faculdades ou trabalho quando acometidos pela gripe, comprometendo seus afazeres e convívio social.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA?

Todas as pessoas a partir dos seis meses de idade podem se beneficiar com a aplicação da vacina contra a gripe, da seguinte forma:

  • crianças entre seis meses e oito anos, 11 meses e 29 dias recebem duas doses com, no mínimo, quatro semanas de intervalo;
  • adultos e crianças a partir de nove anos recebem dose única anual.

Se a criança tiver sido vacinada anteriormente com o esquema primário (básico), recomenda-se a administração de uma única dose. Para crianças não vacinadas com o esquema básico contra a influenza em anos anteriores, se a segunda dose da vacina não for administrada, pode haver uma redução da resposta imunológica.

Em caso de aumento da circulação do vírus, que configure condição epidemiológica de risco, uma segunda dose pode ser recomendada no mesmo ano para idosos, pessoas imunodeprimidas ou com doenças crônicas que comprometam a eficácia do imunizante ou, ainda, para viajantes. Nesse caso, o intervalo em relação à dose anual será de três meses.

PÚBLICO CONSIDERADO DE ALTO RISCO

São considerados grupos de alto risco aquelas pessoas que, em caso de contaminação pelo vírus, apresentam chances maiores de desenvolver complicações graves ou sequelas. Alguns exemplos de grupos de risco em relação à gripe são:

  • idosos;
  • gestantes e puérperas;
  • profissionais de saúde;
  • profissionais da educação;
  • cuidadores;
  • pessoas imunossuprimidas, como as que convivem com o vírus HIV;
  • pessoas com doenças crônicas;
  • cardiopatas (pacientes com alterações cardíacas);
  • pneumopatas (pacientes com alterações pulmonares e/ou respiratórias);
  • pessoas com doenças metabólicas, como o diabetes.

CONTRAINDICAÇÕES E REAÇÕES ADVERSAS

A vacina da gripe não deve ser administrada em pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula ou que tenham apresentado sinais de sensibilidade após a aplicação. Reações leves são esperadas, como manifestações locais de dor e vermelhidão, que costumam desaparecer em até 48 horas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS VACINAS DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA?

Na rede privada, a vacina disponibilizada é a quadrivalente, para todas as crianças a partir de seis meses e adultos sem limite de idade. É uma vacina ampliada que protege contra quatro tipos do vírus da influenza: dois do tipo A (H1N1 e H3N2) e dois do tipo B (linhagens Victoria e Yamagata).

A rede pública oferece a vacina trivalente, que protege contra três tipos do vírus — A (H1N1 e H3N2) e B (linhagem Victoria).

QUAL VACINA ESTÁ DISPONÍVEL NO SABIN?

Como ocorre todos os anos, o Sabin Diagnóstico e Saúde se prepara com antecedência para a temporada de influenza, no intuito de oferecer uma vacina atualizada e que proteja o maior número de pessoas.

Neste ano, além da vacina de influenza padrão (quadro abaixo), está disponível uma vacina para a gripe específica, de acordo com os requisitos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e licenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o Hemisfério Sul, contendo 240 microgramas (mcg) de hemaglutinina (HA) por dose de 0,7 mL, na razão recomendada de 60 mcg de HA de cada uma das quatro cepas do vírus da influenza (A/H1N1, A/H3N2, B/linhagem Victoria e B/linhagem Yamagata), com eficácia superior comprovada em relação à dose padrão anterior.

Confira o que mudou na vacina de influenza padrão: 

Como pudemos ver, a vacina da gripe é uma importante aliada contra o agravamento de sintomas provocados pelo vírus da influenza, além de ser responsável por reduzir o número de internações e óbitos (à semelhança do que aconteceu durante a pandemia de coronavírus). Por essa razão, a vacina da gripe faz parte da estratégia do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) desde 1999, tão fundamental quanto os demais imunizantes do calendário de vacinação.

Depois de saber todas essas informações, o que acha de atualizar sua caderneta de vacinação e tomar a dose da vacina da gripe 2024? Dessa forma, você se prepara o quanto antes para a temporada de influenza deste ano!

O Sabin dispõe de diferentes modalidades de atendimento para que você mantenha a vacinação em dia, seja nas unidades físicas, em casa ou no trabalho. Em todas elas, é possível contar com o conforto e a segurança que você já conhece. Consulte a lista de regiões que oferecem o serviço de vacinação em: sabin.com.br/vacinas.

Sabin avisa:

Este conteúdo é meramente informativo e não pretende substituir consultas médicas, avaliações por profissionais de saúde ou fornecer qualquer tipo de diagnóstico ou recomendação de exames.

Importante ressaltar que diagnósticos e tratamentos devem ser sempre indicados por uma avaliação médica individual. Em caso de dúvidas, converse com seu médico. Somente o profissional pode esclarecer todas as suas perguntas. 

Lembre-se: qualquer decisão relacionada à sua saúde sem orientação profissional pode ser prejudicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vacina anual da gripe: por que devo tomar?; Tão comum em nosso dia a dia, a gripe não pode ser deixada de lado quando se trata dos cuidados com a saúde. Essa infecção respiratória causada pelo vírus da influenza, embora seja de fácil recuperação na maioria das pessoas, pode causar consequências graves no público considerado de alto risco, como idosos ou pessoas com comorbidades. A vacina contra a gripe precisa ser atualizada anualmente, conforme o desenvolvimento das variações do vírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 3 e 5 milhões de pessoas, ao redor do mundo, são acometidas pela forma grave da doença, todos os anos. A maneira mais eficiente de prevenir essas formas graves continua sendo a vacinação. E, como a imunidade da vacina pode diminuir com o tempo, a dose anual é altamente recomendada. Aqui, esclarecemos o que você precisa saber sobre a vacina anual da gripe, como ela age no organismo, sua eficácia, como tomá-la, o que muda em 2024 e muitas outras informações importantes. Para isso, contamos com a colaboração da Dra. Ana Rosa dos Santos, médica do Grupo Sabin. Acompanhe! O QUE É INFLUENZA? Conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, podendo acometer todas as idades, mas que apresenta maior gravidade em crianças (entre seis meses e cinco anos, 11 meses e 29 dias), em pessoas maiores de 60 anos, assim como nos chamados grupos de risco (gestantes e puérperas, profissionais de saúde, imunocomprometidos, transplantados e portadores de doenças metabólicas, como o diabetes mellitus ou a asma). O vírus da influenza se apresenta nos tipos A, B, C e D. Entre eles, os grandes responsáveis pelas gripes sazonais são o A e o B. Os vírus da influenza A são subdivididos de acordo com as proteínas presentes em sua superfície. H1N1 e H3N2 são exemplos de subtipos do vírus da influenza A. Por outro lado, os vírus da influenza B são divididos por linhagem. Atualmente, circulam as linhagens Yamagata e Victoria.  QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS? O tempo entre o contato com o vírus até o aparecimento dos sintomas (período de incubação) leva em torno de dois dias, podendo variar de um a quatro dias. Os sinais clínicos característicos da gripe sazonal são: febre súbita; tosse (seca, em geral); dor de cabeça; dores musculares ou articulares; dor de garganta e coriza; mal-estar e prostração. Os sintomas da gripe têm início abrupto, com sinais de síndrome gripal (SG). Em geral, apresentam resolução espontânea em aproximadamente sete dias, entretanto, a tosse, o mal-estar e a fadiga podem permanecer por algumas semanas.  Em alguns casos, particularmente em indivíduos com fatores e/ou condições de risco, o quadro pode evoluir para síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Na ocorrência de complicações, como a pneumonia, há risco iminente de internações hospitalares e, em casos extremos, até mesmo óbito. COMO É TRANSMITIDA? A transmissão do vírus da influenza se dá principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosses, espirros ou fala de uma pessoa infectada para uma pessoa suscetível. Pode ser transmitido diretamente ou indiretamente, ao tocar superfícies contaminadas e, em seguida, levar as mãos aos olhos, nariz ou boca. Em ambientes fechados ou semifechados, como domicílio, creches, escolas ou instituições de longa permanência, podem ser observados surtos e alta transmissibilidade, dependendo não apenas da infectividade do vírus, como também do número e da intensidade do contato entre essas pessoas. COMO SE PREVENIR? A vacina é uma das principais medidas de combate à doença, contribuindo substancialmente na redução da circulação viral e na prevenção de complicações e óbitos. Todavia, além da vacina, outras ações preventivas podem contribuir para evitar o contágio, tais como: higienizar as mãos adequadamente, sobretudo antes de consumir algum alimento ou após tossir ou espirrar; evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos ou copos; e manter hábitos saudáveis, com alimentação balanceada e prática de exercícios, que vão ajudar a aumentar a imunidade. COMO FUNCIONA A VACINA DA GRIPE? Uma vacina funciona a partir da estimulação da produção de anticorpos pelo sistema imunológico. Quando os vírus entram no organismo, as células de defesa identificam sua presença e os neutralizam, evitando, assim, a infecção. A vacina da gripe é do tipo inativada, isto é, produzida por partículas de vírus mortos. Por falar nisso, é preciso desmistificar uma informação: a maior parte dos casos de gripe ocorridos após a imunização não se deve necessariamente a ela, mas significa, na verdade, que o indivíduo já havia sido contaminado anteriormente, e o vírus estava apenas em período de incubação. POR QUE DEVO TOMAR A VACINA DA GRIPE TODOS OS ANOS? As mutações genéticas são naturais e fazem parte da evolução de um vírus. Isso significa que novas variantes da gripe surgem todos os anos, e as vacinas precisam acompanhar essa evolução. Anualmente, uma nova vacina da gripe é produzida para aumentar a proteção contra as variantes que passam a circular na população. As vacinas da gripe podem ser trivalentes, que protegem contra três tipos do vírus da influenza, e quadrivalentes, que conferem proteção a quatro tipos. A diferença está em suas composições. O QUE MUDA EM 2024? Para 2024, a OMS recomenda que as vacinas trivalentes produzidas no Brasil devem ter em sua composição as seguintes cepas: Influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1) pdm09; Influenza A/Thailand/8/2022 (H3N2); Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria). Em relação às vacinas quadrivalentes, devem utilizar um vírus similar ao Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata), adicionalmente aos três tipos de cepas obrigatórias para as vacinas trivalentes. QUAIS AS VANTAGENS DA VACINA DA GRIPE? Agora, veremos alguns fatos que reforçam a importância da vacinação contra a gripe: REDUZ AS CHANCES DE INFECÇÃO Quando alguém é vacinado, as chances de infecção são reduzidas, pois o organismo reage, o que quer dizer que o sistema imunológico já “conhece” aquele vírus. Diante disso, é possível que o paciente entre em contato com a doença, mas não chegue a adoecer. DIMINUI O RISCO DE COMPLICAÇÕES A principal complicação da gripe é a pneumonia bacteriana, causada pelo pneumococo. Um dos maiores riscos da gripe é o agravamento dos sintomas, a ponto de gerar consequências graves, como é o caso da pneumonia. Pessoas vacinadas contra a gripe têm chances muito menores de desenvolver essa complicação e serem hospitalizadas. REDUZ O ABSENTEÍSMO Crianças, adolescentes e adultos deixam de frequentar escolas, faculdades ou trabalho quando acometidos pela gripe, comprometendo seus afazeres e convívio social. QUEM DEVE TOMAR A VACINA? Todas as pessoas a partir dos seis meses de idade podem se beneficiar com a aplicação da vacina contra a gripe, da seguinte forma: crianças entre seis meses e oito anos, 11 meses e 29 dias recebem duas doses com, no mínimo, quatro semanas de intervalo; adultos e crianças a partir de nove anos recebem dose única anual. Se a criança tiver sido vacinada anteriormente com o esquema primário (básico), recomenda-se a administração de uma única dose. Para crianças não vacinadas com o esquema básico contra a influenza em anos anteriores, se a segunda dose da vacina não for administrada, pode haver uma redução da resposta imunológica. Em caso de aumento da circulação do vírus, que configure condição epidemiológica de risco, uma segunda dose pode ser recomendada no mesmo ano para idosos, pessoas imunodeprimidas ou com doenças crônicas que comprometam a eficácia do imunizante ou, ainda, para viajantes. Nesse caso, o intervalo em relação à dose anual será de três meses. PÚBLICO CONSIDERADO DE ALTO RISCO São considerados grupos de alto risco aquelas pessoas que, em caso de contaminação pelo vírus, apresentam chances maiores de desenvolver complicações graves ou sequelas. Alguns exemplos de grupos de risco em relação à gripe são: idosos; gestantes e puérperas; profissionais de saúde; profissionais da educação; cuidadores; pessoas imunossuprimidas, como as que convivem com o vírus HIV; pessoas com doenças crônicas; cardiopatas (pacientes com alterações cardíacas); pneumopatas (pacientes com alterações pulmonares e/ou respiratórias); pessoas com doenças metabólicas, como o diabetes. CONTRAINDICAÇÕES E REAÇÕES ADVERSAS A vacina da gripe não deve ser administrada em pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula ou que tenham apresentado sinais de sensibilidade após a aplicação. Reações leves são esperadas, como manifestações locais de dor e vermelhidão, que costumam desaparecer em até 48 horas. QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS VACINAS DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA? Na rede privada, a vacina disponibilizada é a quadrivalente, para todas as crianças a partir de seis meses e adultos sem limite de idade. É uma vacina ampliada que protege contra quatro tipos do vírus da influenza: dois do tipo A (H1N1 e H3N2) e dois do tipo B (linhagens Victoria e Yamagata). A rede pública oferece a vacina trivalente, que protege contra três tipos do vírus — A (H1N1 e H3N2) e B (linhagem Victoria). QUAL VACINA ESTÁ DISPONÍVEL NO SABIN? Como ocorre todos os anos, o Sabin Diagnóstico e Saúde se prepara com antecedência para a temporada de influenza, no intuito de oferecer uma vacina atualizada e que proteja o maior número de pessoas. Neste ano, além da vacina de influenza padrão (quadro abaixo), está disponível uma vacina para a gripe específica, de acordo com os requisitos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e licenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o Hemisfério Sul, contendo 240 microgramas (mcg) de hemaglutinina (HA) por dose de 0,7 mL, na razão recomendada de 60 mcg de HA de cada uma das quatro cepas do vírus da influenza (A/H1N1, A/H3N2, B/linhagem Victoria e B/linhagem Yamagata), com eficácia superior comprovada em relação à dose padrão anterior. Confira o que mudou na vacina de influenza padrão:  Como pudemos ver, a vacina da gripe é uma importante aliada contra o agravamento de sintomas provocados pelo vírus da influenza, além de ser responsável por reduzir o número de internações e óbitos (à semelhança do que aconteceu durante a pandemia de coronavírus). Por essa razão, a vacina da gripe faz parte da estratégia do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) desde 1999, tão fundamental quanto os demais imunizantes do calendário de vacinação. Depois de saber todas essas informações, o que acha de atualizar sua caderneta de vacinação e tomar a dose da vacina da gripe 2024? Dessa forma, você se prepara o quanto antes para a temporada de influenza deste ano! O Sabin dispõe de diferentes modalidades de atendimento para que você mantenha a vacinação em dia, seja nas unidades físicas, em casa ou no trabalho. Em todas elas, é possível contar com o conforto e a segurança que você já conhece. Consulte a lista de regiões que oferecem o serviço de vacinação em: sabin.com.br/vacinas. Sabin avisa: Este conteúdo é meramente informativo e não pretende substituir consultas médicas, avaliações por profissionais de saúde ou fornecer qualquer tipo de diagnóstico ou recomendação de exames. Importante ressaltar que diagnósticos e tratamentos devem ser sempre indicados por uma avaliação médica individual. Em caso de dúvidas, converse com seu médico. Somente o profissional pode esclarecer todas as suas perguntas.  Lembre-se: qualquer decisão relacionada à sua saúde sem orientação profissional pode ser prejudicial.