Sabin Por: Sabin
Leitura
8min 30s
OUVIR 00:00
AAA

O vírus sincicial respiratório (ou VSR) é um dos grandes responsáveis por infecções respiratórias em crianças, especialmente bebês. Altamente contagioso, está entre as principais causas de hospitalização infantil, podendo evoluir para quadros graves, como bronquiolite e pneumonia.

Para ampliar as medidas de prevenção contra o VSR, foi desenvolvido o imunizante Beyfortus®, que fornece uma proteção imediata capaz de durar toda a temporada de circulação do vírus.

Continue a leitura para saber mais sobre o vírus sincicial respiratório, os benefícios do Beyfortus® e a importância dessa imunização para os bebês.

O que é o vírus sincicial respiratório?

O vírus sincicial respiratório (VSR) é um vírus comum que afeta os pulmões e as vias respiratórias, podendo manifestar desde sintomas leves, semelhantes aos de um resfriado, até sérias infecções pulmonares. É uma das maiores razões para a hospitalização de bebês e crianças pequenas, sobretudo nos primeiros meses de vida.

Bebês prematuros com doença pulmonar crônica e aqueles com problemas pulmonares ou cardíacos têm um risco ainda maior de agravamentos. Como o VSR é potencialmente contagioso e circula com mais intensidade em determinadas épocas do ano, ações preventivas são essenciais para evitar infecções.

O que é o imunizante Beyfortus®?

O Beyfortus® é um anticorpo monoclonal indicado para prevenir a doença do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório. O imunizante age por meio da ligação ao vírus, impedindo sua replicação no organismo da criança e diminuindo as chances de complicações.

Por ser composto por anticorpos, o Beyfortus® atua de forma rápida, com uma tecnologia que fornece proteção estimada de cinco meses, período suficiente para cobrir a temporada de circulação do vírus, quando administrado no momento oportuno.

Importante destacar que a sazonalidade do vírus, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), compreende os meses de fevereiro a junho na Região Norte e março a julho nas demais regiões, exceto na Região Sul, que apresenta um período mais longo, de abril a agosto.

Um diferencial do imunizante é que ele protege contra os subtipos A e B do vírus sincicial respiratório, o que aumenta a eficácia na redução de infecções respiratórias graves. Além disso, ele pode ser administrado em bebês hospitalizados e também simultaneamente a outros imunizantes do calendário infantil.

Quem pode receber o imunizante Beyfortus®?

A administração do Beyfortus® ocorre em dose única, sendo recomendado para bebês e crianças com até 12 meses de vida, antes ou durante a primeira temporada de sazonalidade de circulação do VSR (antes da primeira exposição ao vírus).

Na segunda sazonalidade, o Beyfortus® é indicado apenas para crianças de até dois anos com maior risco de infecção grave. Isso inclui: bebês prematuros com doença pulmonar crônica; crianças com doenças pulmonares crônicas, cardiopatias congênitas e imunodeficiências graves; e aquelas com fibrose cística. Em situações muito específicas, como crianças que são submetidas a cirurgias cardíacas com circulação extracorpórea, poderá ser necessária uma dose extra do imunizante para garantir que os níveis de proteção permaneçam adequados.

Segurança e eficácia

Estudos clínicos demonstram que o Beyfortus® tem um perfil de segurança favorável e bem tolerado na maioria dos casos. Entre os possíveis efeitos colaterais, os mais comuns são reações leves no local da injeção, como vermelhidão e inchaço, febre baixa e irritabilidade passageira.

Eventos adversos graves são raros, e o imunizante é contraindicado para bebês com alergia ao Nirsevimabe — componente principal do Beyfortus® — ou a algum dos demais componentes da formulação.

Quais os benefícios do imunizante Beyfortus®?

Como dito, o Beyfortus® oferece uma proteção eficaz e temporária contra o vírus sincicial respiratório, reduzindo significativamente o risco de infecção grave em bebês. Sua ação imediata impede que o vírus se multiplique no organismo da criança, o que diminui sobremaneira possíveis complicações respiratórias e a necessidade de internações hospitalares.

Ao contribuir para a redução das hospitalizações, o Beyfortus® provoca um impacto positivo na saúde pública e individual, aliviando a sobrecarga dos serviços de saúde e protegendo bebês em sua fase mais vulnerável. 

Outro ponto a favor é que o imunizante é aplicado em dose única, o que facilita a adesão dos pais ao tratamento preventivo. Entretanto, é preciso ressaltar que o papel do Beyfortus® é direcionado tão somente à proteção contra o VSR e não substitui outros imunizantes infantis recomendados no calendário vacinal. Os pais devem manter a caderneta de vacinação do bebê sempre atualizada, para que a proteção seja completa contra outras doenças respiratórias, como gripe, coqueluche e covid-19.

A proteção contra o vírus sincicial respiratório, combinada com cuidados simples, como praticar uma boa higiene das mãos ou evitar aglomerações em épocas de maior circulação do vírus, faz toda a diferença na saúde respiratória do bebê.

A recomendação médica é fundamental para determinar a necessidade e o melhor momento para a administração do Beyfortus®. Se você tem dúvidas sobre a imunização contra o vírus sincicial respiratório, converse com o pediatra do seu bebê para informações detalhadas e orientações personalizadas. 

Quer saber mais detalhes sobre o vírus sincicial respiratório e como ele afeta a saúde dos bebês? Leia nosso conteúdo sobre os riscos do vírus sincicial respiratório e fique por dentro do assunto!

Sabin avisa:

Este conteúdo é meramente informativo e não pretende substituir consultas médicas, avaliações por profissionais de saúde ou fornecer qualquer tipo de diagnóstico ou recomendação de exames.

Importante ressaltar que diagnósticos e tratamentos devem ser sempre indicados por uma avaliação médica individual. Em caso de dúvidas, converse com seu médico. Somente o profissional pode esclarecer todas as suas perguntas. 

Lembre-se: qualquer decisão relacionada à sua saúde sem orientação profissional pode ser prejudicial.

Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Secretaria de Ciência e Tecnologia e insumos estratégicos. Nota técnica conjunta no. 05/2015. Estabelecer a sazonalidade do vírus respiratório sincicial no Brasil e oferecer esclarecimentos referentes ao protocolo de uso do palivizumabe. 2015. www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-crianca/legislacao/nota-tecnica-conjunta-no-5-2015/  

Posicionamento conjunto – Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Imunizações Imunização passiva com Nirsevimabe para prevenção da doença pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças. nt-sbim-sbp-240118-nirsevimabe-vsr-crianca.pdf 

Hammitt LL, Dagan R, Yuan Y, et al. Nirsevimab for Prevention of RSV in Healthy Late-Preterm and Term Infants. N Engl J Med. 2022;386(9):837-846. doi:10.1056/NEJMoa2110275 

Griffin MP, Yuan Y, Takas T, et al. Single-Dose Nirsevimab for Prevention of RSV in Preterm Infants [published correction appears in N Engl J Med. 2020 Aug 13;383(7):698. doi: 10.1056/NEJMx200019.]. N Engl J Med. 2020;383(5):415-425. doi:10.1056/NEJMoa1913556

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Beyfortus®: proteção contra o vírus sincicial respiratório para bebês; O vírus sincicial respiratório (ou VSR) é um dos grandes responsáveis por infecções respiratórias em crianças, especialmente bebês. Altamente contagioso, está entre as principais causas de hospitalização infantil, podendo evoluir para quadros graves, como bronquiolite e pneumonia. Para ampliar as medidas de prevenção contra o VSR, foi desenvolvido o imunizante Beyfortus®, que fornece uma proteção imediata capaz de durar toda a temporada de circulação do vírus. Continue a leitura para saber mais sobre o vírus sincicial respiratório, os benefícios do Beyfortus® e a importância dessa imunização para os bebês. O que é o vírus sincicial respiratório? O vírus sincicial respiratório (VSR) é um vírus comum que afeta os pulmões e as vias respiratórias, podendo manifestar desde sintomas leves, semelhantes aos de um resfriado, até sérias infecções pulmonares. É uma das maiores razões para a hospitalização de bebês e crianças pequenas, sobretudo nos primeiros meses de vida. Bebês prematuros com doença pulmonar crônica e aqueles com problemas pulmonares ou cardíacos têm um risco ainda maior de agravamentos. Como o VSR é potencialmente contagioso e circula com mais intensidade em determinadas épocas do ano, ações preventivas são essenciais para evitar infecções. O que é o imunizante Beyfortus®? O Beyfortus® é um anticorpo monoclonal indicado para prevenir a doença do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório. O imunizante age por meio da ligação ao vírus, impedindo sua replicação no organismo da criança e diminuindo as chances de complicações. Por ser composto por anticorpos, o Beyfortus® atua de forma rápida, com uma tecnologia que fornece proteção estimada de cinco meses, período suficiente para cobrir a temporada de circulação do vírus, quando administrado no momento oportuno. Importante destacar que a sazonalidade do vírus, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), compreende os meses de fevereiro a junho na Região Norte e março a julho nas demais regiões, exceto na Região Sul, que apresenta um período mais longo, de abril a agosto. Um diferencial do imunizante é que ele protege contra os subtipos A e B do vírus sincicial respiratório, o que aumenta a eficácia na redução de infecções respiratórias graves. Além disso, ele pode ser administrado em bebês hospitalizados e também simultaneamente a outros imunizantes do calendário infantil. Quem pode receber o imunizante Beyfortus®? A administração do Beyfortus® ocorre em dose única, sendo recomendado para bebês e crianças com até 12 meses de vida, antes ou durante a primeira temporada de sazonalidade de circulação do VSR (antes da primeira exposição ao vírus). Na segunda sazonalidade, o Beyfortus® é indicado apenas para crianças de até dois anos com maior risco de infecção grave. Isso inclui: bebês prematuros com doença pulmonar crônica; crianças com doenças pulmonares crônicas, cardiopatias congênitas e imunodeficiências graves; e aquelas com fibrose cística. Em situações muito específicas, como crianças que são submetidas a cirurgias cardíacas com circulação extracorpórea, poderá ser necessária uma dose extra do imunizante para garantir que os níveis de proteção permaneçam adequados. Segurança e eficácia Estudos clínicos demonstram que o Beyfortus® tem um perfil de segurança favorável e bem tolerado na maioria dos casos. Entre os possíveis efeitos colaterais, os mais comuns são reações leves no local da injeção, como vermelhidão e inchaço, febre baixa e irritabilidade passageira. Eventos adversos graves são raros, e o imunizante é contraindicado para bebês com alergia ao Nirsevimabe — componente principal do Beyfortus® — ou a algum dos demais componentes da formulação. Quais os benefícios do imunizante Beyfortus®? Como dito, o Beyfortus® oferece uma proteção eficaz e temporária contra o vírus sincicial respiratório, reduzindo significativamente o risco de infecção grave em bebês. Sua ação imediata impede que o vírus se multiplique no organismo da criança, o que diminui sobremaneira possíveis complicações respiratórias e a necessidade de internações hospitalares. Ao contribuir para a redução das hospitalizações, o Beyfortus® provoca um impacto positivo na saúde pública e individual, aliviando a sobrecarga dos serviços de saúde e protegendo bebês em sua fase mais vulnerável.  Outro ponto a favor é que o imunizante é aplicado em dose única, o que facilita a adesão dos pais ao tratamento preventivo. Entretanto, é preciso ressaltar que o papel do Beyfortus® é direcionado tão somente à proteção contra o VSR e não substitui outros imunizantes infantis recomendados no calendário vacinal. Os pais devem manter a caderneta de vacinação do bebê sempre atualizada, para que a proteção seja completa contra outras doenças respiratórias, como gripe, coqueluche e covid-19. A proteção contra o vírus sincicial respiratório, combinada com cuidados simples, como praticar uma boa higiene das mãos ou evitar aglomerações em épocas de maior circulação do vírus, faz toda a diferença na saúde respiratória do bebê. A recomendação médica é fundamental para determinar a necessidade e o melhor momento para a administração do Beyfortus®. Se você tem dúvidas sobre a imunização contra o vírus sincicial respiratório, converse com o pediatra do seu bebê para informações detalhadas e orientações personalizadas.  Quer saber mais detalhes sobre o vírus sincicial respiratório e como ele afeta a saúde dos bebês? Leia nosso conteúdo sobre os riscos do vírus sincicial respiratório e fique por dentro do assunto! Sabin avisa: Este conteúdo é meramente informativo e não pretende substituir consultas médicas, avaliações por profissionais de saúde ou fornecer qualquer tipo de diagnóstico ou recomendação de exames. Importante ressaltar que diagnósticos e tratamentos devem ser sempre indicados por uma avaliação médica individual. Em caso de dúvidas, converse com seu médico. Somente o profissional pode esclarecer todas as suas perguntas.  Lembre-se: qualquer decisão relacionada à sua saúde sem orientação profissional pode ser prejudicial. Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Secretaria de Ciência e Tecnologia e insumos estratégicos. Nota técnica conjunta no. 05/2015. Estabelecer a sazonalidade do vírus respiratório sincicial no Brasil e oferecer esclarecimentos referentes ao protocolo de uso do palivizumabe. 2015. www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-crianca/legislacao/nota-tecnica-conjunta-no-5-2015/   Posicionamento conjunto – Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Imunizações Imunização passiva com Nirsevimabe para prevenção da doença pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças. nt-sbim-sbp-240118-nirsevimabe-vsr-crianca.pdf  Hammitt LL, Dagan R, Yuan Y, et al. Nirsevimab for Prevention of RSV in Healthy Late-Preterm and Term Infants. N Engl J Med. 2022;386(9):837-846. doi:10.1056/NEJMoa2110275  Griffin MP, Yuan Y, Takas T, et al. Single-Dose Nirsevimab for Prevention of RSV in Preterm Infants [published correction appears in N Engl J Med. 2020 Aug 13;383(7):698. doi: 10.1056/NEJMx200019.]. N Engl J Med. 2020;383(5):415-425. doi:10.1056/NEJMoa1913556