Sabin Por: Sabin
Leitura
10min 42s
OUVIR 00:00
AAA

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório causada pelo vírus influenza e que possui alta taxa de contaminação e transmissão

Existem quatro tipos do vírus influenza: A, B, C e D. Os tipos A e B são os que mais impactam a saúde dos humanos. O tipo A, por exemplo, causa pandemias e emergências de saúde pública, como a que vivemos em 2009, pelo vírus A (H1N1).

Devido ao processo natural de envelhecimento, o sistema imunológico da pessoa idosa vai enfraquecendo, tornando essa população vulnerável a contrair a gripe e desenvolver complicações, como pneumonias e insuficiência respiratória aguda grave.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com idade superior a 60 anos poderá chegar a 2 bilhões de pessoas até 2050, representando um quinto da população mundial. Portanto, é preciso investir, cada vez mais, em uma melhor qualidade de vida para essas pessoas. Nesse contexto, a vacinação é de extrema importância

E se houvesse uma vacina da gripe muito mais eficaz destinada exclusivamente à população idosa? Saiba que ela já existe! Neste conteúdo, traremos informações essenciais sobre a vacina Efluelda®, nova opção vacinal para essa faixa etária.

O que é a vacina da gripe para idosos?

A Efluelda® é uma nova vacina desenvolvida exclusivamente para a população com 60 anos ou mais, diferenciando-se da vacina da gripe convencional por conter maior concentração de antígenos do vírus influenza. 

A nova vacina é a primeira e única de alta concentração registrada no Brasil, com até quatro vezes mais antígenos quando comparada às vacinas padrão — aquelas consideradas “tradicionais”. Estudos de eficácia indicam que a Efluelda® melhora em até 24% a proteção contra a gripe. Dessa forma, o sistema imunológico do idoso pode receber um estímulo muito mais efetivo e reforçado para produzir os anticorpos que protegem da doença. 

A vacina foi formulada para conter os vírus inativados das quatro cepas do influenza tipo A (cepas H1N1 e H3N2) e B (cepas Victoria e Yamagata), conferindo proteção contra as principais cepas circulantes. Assim como a vacina convencional, ela deve ser administrada anualmente, em uma única dose por via intramuscular (preferencialmente no braço).

Qual a importância da vacinação da gripe para idosos?

A vacinação da gripe para idosos é de suma importância, já que a grande maioria das mortes associadas à influenza ocorre entre pessoas acima de 60 anos (no Brasil, a pessoa é considerada idosa, por lei, acima de 60 anos).

Como mencionado, o processo de envelhecimento torna as respostas imunológicas menos eficientes, deixando os idosos mais vulneráveis à infecção pelo vírus da gripe. Assim, a vacina Efluelda® foi desenvolvida para gerar maior capacidade de estimular a resposta imunológica no idoso e garantir uma maior proteção contra o vírus da gripe.

Evidências científicas demonstram que a gripe pode ter um grande impacto em diversos sistemas do corpo, aumentando em até oito vezes o risco de acidente vascular cerebral, dez vezes os riscos de ataques cardíacos e até oito vezes mais chances de desenvolvimento de pneumonia. 

Adicionalmente, estudos apontam até 75% mais chances de surgirem anormalidades no controle da glicemia após a infecção pela gripe, podendo causar impactos em doenças como o diabetes. Diante disso, a vacina da gripe para idosos é uma ferramenta fundamental também para prevenir infecções graves e complicações relacionadas à doença, que possam comprometer gravemente a saúde da pessoa. A Efluelda® é mais eficaz na prevenção da influenza e suas complicações, incluindo hospitalizações por pneumonia e eventos cardiorrespiratórios, em comparação com a dose da vacina padrão.

Não podemos esquecer que a vacina da gripe precisa ser administrada a cada ano, e isso se faz necessário por dois motivos: a proteção conferida pela vacina cai progressivamente entre três e seis meses após a aplicação; o vírus influenza tem uma alta taxa de mutação, ou seja, ele se modifica constantemente. Por isso, a vacina tomada em um ano já não será capaz de proteger no ano seguinte.

Reação da vacina da gripe em idosos

Como todas as vacinas, a Efluelda® pode apresentar reações de leves a moderadas, a depender de cada pessoa. Entre as reações leves, as mais comumente relatadas são dor, inchaço, endurecimento ou vermelhidão no local de aplicação da vacina. Já as reações graves são raras.

Podem ocorrer, ainda, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, febre e diarreia. Vale destacar que a pessoa não apresentará necessariamente todas essas reações após a vacinação. Caso haja manifestação de alguma delas, geralmente costumam ser leves e passageiras.

Outras reações mais raras também já foram relatadas, como coceira no local da injeção, fadiga, enjoo ou tontura, tosse e inflamação na garganta. Quando da ocorrência, a maioria dessas reações ocorre no período de até três dias após a vacinação, sem maiores intercorrências.

Um idoso gripado pode tomar a vacina da gripe?

Se a pessoa estiver apresentando quadro gripal, sintomas respiratórios, febre e mal-estar, a vacinação deve ser adiada até que os sintomas desapareçam completamente. É importante ressaltar que a indicação da vacina Efluelda®, pela sua especificidade e por ser mais imunogênica e com maior capacidade de proteção, é destinada à população de maior risco.

Quais as contraindicações?

A vacina da gripe para idosos é contraindicada na existência de risco ou suspeita de alergias a qualquer componente da vacina, incluindo aqueles presentes em quantidades muito pequenas, como ovos ou seus derivados (albumina, proteínas de frango), formaldeído e octoxinol-9. 

Como prevenir a gripe em pessoas idosas?

A principal estratégia para manter-se a salvo da gripe é a vacinação. Como você pode perceber neste conteúdo, a vacina da gripe para idosos é uma arma potente na luta contra essa doença.

Além da vacina, existem outras maneiras de se proteger do vírus da gripe, como manter bons hábitos de higiene. Procure sempre lavar as mãos com frequência e evite tocar olhos, nariz e boca. 

Se estiver gripado ou apresentando qualquer sintoma relacionado, é recomendável não circular fora de casa. Caso seja necessário sair, utilize máscaras de proteção e cubra a boca ao espirrar ou tossir. Assim, você impede a disseminação do vírus da gripe para mais pessoas.

Cultivar uma vida saudável também é essencial, principalmente por meio de uma alimentação equilibrada e variada, rica em fibras e com baixo consumo de açúcares e gorduras. Procure manter-se fisicamente ativo, incorporando atividades físicas regulares, como caminhadas, pilates, yoga, entre outras. 

O exercício físico, além de melhorar diversos outros parâmetros do corpo, como a saúde cardiovascular, é muito eficiente para equilibrar saúde mental e emocional. Atuando em conjunto, todas essas práticas ajudam a promover o fortalecimento do seu sistema imunológico, indispensável para combater e prevenir a ocorrência da gripe e de diversas outras doenças.

Agora que você já sabe qual a importância da vacina da gripe para idosos e de hábitos de vida saudáveis, sugerimos a leitura do conteúdo sobre cuidados essenciais com a saúde mental na melhor idade, para garantir ainda mais a sua qualidade de vida.

Referências:

ANVISA. Efluelda (Vacina influenza tetravalente). Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/novos-medicamentos-e-indicacoes/efluelda-vacina-influenza-tetravalente-fragmentada-inativada Acesso em: 07/03/2023

Andrew MK, MacDonald S, Godin J, McElhaney JE, LeBlanc J, Hatchette TF, Bowie W, Katz K, McGeer A, Semret M, McNeil SA. Persistent Functional Decline Following Hospitalization with Influenza or Acute Respiratory Illness. J Am Geriatr Soc. 2021 Mar;69(3):696-703. doi: 10.1111/jgs.16950.

Bula Sanofi. Efluelda vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada). Disponivel em: https://consultaremedios.com.br/efluelda/bula Acesso em: 07/03/2023

DiazGranados CA, Dunning AJ, Kimmel M, Kirby D, Treanor J, Collins A, Pollak R, Christoff J, Earl J, Landolfi V, Martin E, Gurunathan S, Nathan R, Greenberg DP, Tornieporth NG, Decker MD, Talbot HK. Efficacy of high-dose versus standard-dose influenza vaccine in older adults. N Engl J Med. 2014 Aug 14;371(7):635-45. doi: 10.1056/NEJMoa1315727. 

Samson SI, Konty K, Lee WN, Quisel T, Foschini L, Kerr D, Liska J, Mills H, Hollingsworth R, Greenberg M, Beal AC. Quantifying the Impact of Influenza Among Persons With Type 2 Diabetes Mellitus: A New Approach to Determine Medical and Physical Activity Impact. J Diabetes Sci Technol. 2021 Jan;15(1):44-52. doi: 10.1177/1932296819883340.

Smetana J, Chlibek R, Shaw J, Splino M, Prymula R. Influenza vaccination in the elderly. Hum Vaccin Immunother. 2018 Mar 4;14(3):540-549. doi: 10.1080/21645515.2017.1343226.

Warren-Gash C, Blackburn R, Whitaker H, McMenamin J, Hayward AC. Laboratory-confirmed respiratory infections as triggers for acute myocardial infarction and stroke: a self-controlled case series analysis of national linked datasets from Scotland. Eur Respir J. 2018 Mar 29;51(3):1701794. doi: 10.1183/13993003.01794-2017.

Brasil. Ministerio da Sáude. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entenda a importância da vacina da gripe em idosos; A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório causada pelo vírus influenza e que possui alta taxa de contaminação e transmissão.  Existem quatro tipos do vírus influenza: A, B, C e D. Os tipos A e B são os que mais impactam a saúde dos humanos. O tipo A, por exemplo, causa pandemias e emergências de saúde pública, como a que vivemos em 2009, pelo vírus A (H1N1). Devido ao processo natural de envelhecimento, o sistema imunológico da pessoa idosa vai enfraquecendo, tornando essa população vulnerável a contrair a gripe e desenvolver complicações, como pneumonias e insuficiência respiratória aguda grave. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com idade superior a 60 anos poderá chegar a 2 bilhões de pessoas até 2050, representando um quinto da população mundial. Portanto, é preciso investir, cada vez mais, em uma melhor qualidade de vida para essas pessoas. Nesse contexto, a vacinação é de extrema importância.  E se houvesse uma vacina da gripe muito mais eficaz destinada exclusivamente à população idosa? Saiba que ela já existe! Neste conteúdo, traremos informações essenciais sobre a vacina Efluelda®, nova opção vacinal para essa faixa etária. O que é a vacina da gripe para idosos? A Efluelda® é uma nova vacina desenvolvida exclusivamente para a população com 60 anos ou mais, diferenciando-se da vacina da gripe convencional por conter maior concentração de antígenos do vírus influenza.  A nova vacina é a primeira e única de alta concentração registrada no Brasil, com até quatro vezes mais antígenos quando comparada às vacinas padrão — aquelas consideradas “tradicionais”. Estudos de eficácia indicam que a Efluelda® melhora em até 24% a proteção contra a gripe. Dessa forma, o sistema imunológico do idoso pode receber um estímulo muito mais efetivo e reforçado para produzir os anticorpos que protegem da doença.  A vacina foi formulada para conter os vírus inativados das quatro cepas do influenza tipo A (cepas H1N1 e H3N2) e B (cepas Victoria e Yamagata), conferindo proteção contra as principais cepas circulantes. Assim como a vacina convencional, ela deve ser administrada anualmente, em uma única dose por via intramuscular (preferencialmente no braço). Qual a importância da vacinação da gripe para idosos? A vacinação da gripe para idosos é de suma importância, já que a grande maioria das mortes associadas à influenza ocorre entre pessoas acima de 60 anos (no Brasil, a pessoa é considerada idosa, por lei, acima de 60 anos). Como mencionado, o processo de envelhecimento torna as respostas imunológicas menos eficientes, deixando os idosos mais vulneráveis à infecção pelo vírus da gripe. Assim, a vacina Efluelda® foi desenvolvida para gerar maior capacidade de estimular a resposta imunológica no idoso e garantir uma maior proteção contra o vírus da gripe. Evidências científicas demonstram que a gripe pode ter um grande impacto em diversos sistemas do corpo, aumentando em até oito vezes o risco de acidente vascular cerebral, dez vezes os riscos de ataques cardíacos e até oito vezes mais chances de desenvolvimento de pneumonia.  Adicionalmente, estudos apontam até 75% mais chances de surgirem anormalidades no controle da glicemia após a infecção pela gripe, podendo causar impactos em doenças como o diabetes. Diante disso, a vacina da gripe para idosos é uma ferramenta fundamental também para prevenir infecções graves e complicações relacionadas à doença, que possam comprometer gravemente a saúde da pessoa. A Efluelda® é mais eficaz na prevenção da influenza e suas complicações, incluindo hospitalizações por pneumonia e eventos cardiorrespiratórios, em comparação com a dose da vacina padrão. Não podemos esquecer que a vacina da gripe precisa ser administrada a cada ano, e isso se faz necessário por dois motivos: a proteção conferida pela vacina cai progressivamente entre três e seis meses após a aplicação; o vírus influenza tem uma alta taxa de mutação, ou seja, ele se modifica constantemente. Por isso, a vacina tomada em um ano já não será capaz de proteger no ano seguinte. Reação da vacina da gripe em idosos Como todas as vacinas, a Efluelda® pode apresentar reações de leves a moderadas, a depender de cada pessoa. Entre as reações leves, as mais comumente relatadas são dor, inchaço, endurecimento ou vermelhidão no local de aplicação da vacina. Já as reações graves são raras. Podem ocorrer, ainda, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, febre e diarreia. Vale destacar que a pessoa não apresentará necessariamente todas essas reações após a vacinação. Caso haja manifestação de alguma delas, geralmente costumam ser leves e passageiras. Outras reações mais raras também já foram relatadas, como coceira no local da injeção, fadiga, enjoo ou tontura, tosse e inflamação na garganta. Quando da ocorrência, a maioria dessas reações ocorre no período de até três dias após a vacinação, sem maiores intercorrências. Um idoso gripado pode tomar a vacina da gripe? Se a pessoa estiver apresentando quadro gripal, sintomas respiratórios, febre e mal-estar, a vacinação deve ser adiada até que os sintomas desapareçam completamente. É importante ressaltar que a indicação da vacina Efluelda®, pela sua especificidade e por ser mais imunogênica e com maior capacidade de proteção, é destinada à população de maior risco. Quais as contraindicações? A vacina da gripe para idosos é contraindicada na existência de risco ou suspeita de alergias a qualquer componente da vacina, incluindo aqueles presentes em quantidades muito pequenas, como ovos ou seus derivados (albumina, proteínas de frango), formaldeído e octoxinol-9.  Como prevenir a gripe em pessoas idosas? A principal estratégia para manter-se a salvo da gripe é a vacinação. Como você pode perceber neste conteúdo, a vacina da gripe para idosos é uma arma potente na luta contra essa doença. Além da vacina, existem outras maneiras de se proteger do vírus da gripe, como manter bons hábitos de higiene. Procure sempre lavar as mãos com frequência e evite tocar olhos, nariz e boca.  Se estiver gripado ou apresentando qualquer sintoma relacionado, é recomendável não circular fora de casa. Caso seja necessário sair, utilize máscaras de proteção e cubra a boca ao espirrar ou tossir. Assim, você impede a disseminação do vírus da gripe para mais pessoas. Cultivar uma vida saudável também é essencial, principalmente por meio de uma alimentação equilibrada e variada, rica em fibras e com baixo consumo de açúcares e gorduras. Procure manter-se fisicamente ativo, incorporando atividades físicas regulares, como caminhadas, pilates, yoga, entre outras.  O exercício físico, além de melhorar diversos outros parâmetros do corpo, como a saúde cardiovascular, é muito eficiente para equilibrar saúde mental e emocional. Atuando em conjunto, todas essas práticas ajudam a promover o fortalecimento do seu sistema imunológico, indispensável para combater e prevenir a ocorrência da gripe e de diversas outras doenças. Agora que você já sabe qual a importância da vacina da gripe para idosos e de hábitos de vida saudáveis, sugerimos a leitura do conteúdo sobre cuidados essenciais com a saúde mental na melhor idade, para garantir ainda mais a sua qualidade de vida. Referências: ANVISA. Efluelda (Vacina influenza tetravalente). Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/novos-medicamentos-e-indicacoes/efluelda-vacina-influenza-tetravalente-fragmentada-inativada Acesso em: 07/03/2023 Andrew MK, MacDonald S, Godin J, McElhaney JE, LeBlanc J, Hatchette TF, Bowie W, Katz K, McGeer A, Semret M, McNeil SA. Persistent Functional Decline Following Hospitalization with Influenza or Acute Respiratory Illness. J Am Geriatr Soc. 2021 Mar;69(3):696-703. doi: 10.1111/jgs.16950. Bula Sanofi. Efluelda vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada). Disponivel em: https://consultaremedios.com.br/efluelda/bula Acesso em: 07/03/2023 DiazGranados CA, Dunning AJ, Kimmel M, Kirby D, Treanor J, Collins A, Pollak R, Christoff J, Earl J, Landolfi V, Martin E, Gurunathan S, Nathan R, Greenberg DP, Tornieporth NG, Decker MD, Talbot HK. Efficacy of high-dose versus standard-dose influenza vaccine in older adults. N Engl J Med. 2014 Aug 14;371(7):635-45. doi: 10.1056/NEJMoa1315727.  Samson SI, Konty K, Lee WN, Quisel T, Foschini L, Kerr D, Liska J, Mills H, Hollingsworth R, Greenberg M, Beal AC. Quantifying the Impact of Influenza Among Persons With Type 2 Diabetes Mellitus: A New Approach to Determine Medical and Physical Activity Impact. J Diabetes Sci Technol. 2021 Jan;15(1):44-52. doi: 10.1177/1932296819883340. Smetana J, Chlibek R, Shaw J, Splino M, Prymula R. Influenza vaccination in the elderly. Hum Vaccin Immunother. 2018 Mar 4;14(3):540-549. doi: 10.1080/21645515.2017.1343226. Warren-Gash C, Blackburn R, Whitaker H, McMenamin J, Hayward AC. Laboratory-confirmed respiratory infections as triggers for acute myocardial infarction and stroke: a self-controlled case series analysis of national linked datasets from Scotland. Eur Respir J. 2018 Mar 29;51(3):1701794. doi: 10.1183/13993003.01794-2017. Brasil. Ministerio da Sáude.