Sabin Por: Sabin
Leitura
10min 28s
OUVIR 00:00
AAA

A vacinação é uma das medidas mais eficazes para a prevenção de doenças e promoção da saúde. É uma ferramenta fundamental no combate a diferentes tipos de infecções em pessoas de todas as idades.

O funcionamento das vacinas é baseado na estimulação do sistema imunológico, que produz uma resposta protetora contra microrganismos infecciosos, como bactérias e vírus. Dessa forma, quando somos expostos a esses agentes patogênicos, o sistema imune já está preparado para combatê-los, reduzindo o risco de desenvolver a doença.

A vacina pneumocócica, por exemplo, é um imunizante extremamente importante para grupos suscetíveis a infecções pneumocócicas, como crianças, idosos e indivíduos imunocomprometidos, prevenindo infecções graves como a pneumonia pneumocócica e a meningite.

Neste conteúdo, você encontrará informações muito importantes sobre as vacinas pneumocócicas atualmente disponíveis, seus benefícios e quando aplicar esses imunizantes.

Qual a importância da vacina pneumocócica?

Como mencionado, a vacina pneumocócica é um recurso essencial na proteção da saúde humana, especialmente quando se trata da prevenção da pneumonia e da meningite.

Prevenção da pneumonia

A pneumonia é uma infecção respiratória que afeta os pulmões e pode causar sintomas que incluem febre, tosse e dificuldade para respirar. Em casos mais graves, pode levar a complicações e hospitalizações, sobretudo em populações vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com problemas imunológicos.

A vacina pneumocócica é eficaz na prevenção da pneumonia pneumocócica, versão da doença causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo). O imunizante estimula o sistema imunológico a reconhecer e combater essa bactéria, reduzindo, assim, o risco de desenvolver a doença.

Proteção contra a meningite

A bactéria Streptococcus pneumoniae, além da pneumonia, pode causar meningite, uma infecção caracterizada pela invasão do microrganismo nas meninges cerebrais, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

A meningite é grave e pode ser até fatal, representando uma séria ameaça à saúde, principalmente em crianças. Os sintomas iniciais são semelhantes a outras doenças, incluindo febre alta, dor de cabeça, náusea, vômito e aumento da sensibilidade à luz (fotofobia). O paciente pode evoluir com quadro de confusão mental, sonolência e torpor. A rigidez de nuca é um sinal que pode estar presente.

A transmissão dos pneumococos ocorre por meio de gotículas de saliva ou muco expelidos quando o indivíduo infectado tosse, fala ou espirra

Prevenção da otite

A vacina pneumocócica também ajuda a prevenir infecções no ouvido, conhecidas como otites médias. Essas infecções são frequentes em crianças e podem causar dor, febre e problemas de audição.

Adicionalmente, pode oferecer proteção contra outras doenças relacionadas ao Streptococcus pneumoniae, como sinusite e bronquite. Isso significa que, ao receber a vacina, o indivíduo está fortalecendo sua imunidade contra uma série de infecções que podem afetar o sistema respiratório.

Quais os tipos de vacina pneumocócica?

Existem diferentes versões da vacina pneumocócica, todas elas compostas por proteínas capsulares dos diferentes sorotipos de pneumococo. A principal diferença entres as vacinas atualmente disponíveis é o número de sorotipos de pneumococos aos quais os imunizantes oferecem proteção.

A Pneumo 10 protege contra 10 sorotipos diferentes (previne cerca de 70% de casos graves), enquanto a Pneumo 13 oferece proteção contra 13 diferentes sorotipos (prevenção de 90% de casos graves). Já a Pneumo 15 acrescenta dois sorotipos a mais, além dos 13 já existentes na vacina Pneumo 13.

Por fim, existem, ainda, a vacina pneumocócica polissacarídica 23, vacina que oferece proteção contra 23 tipos diferentes de pneumococos. Ela é recomendada rotineiramente para pessoas acima de 60 anos. Em alguns casos mais específicos (pacientes com risco aumentado de doença invasiva pneumocócica — pessoas vivendo com HIV/aids, pacientes oncológicos, transplantados de medula óssea e de órgãos sólidos ou esplenectomizados), essa vacina pode ser realizada em crianças acima de dois anos, adolescentes e adultos que contemplem as condições acima. Não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis.

Benefícios das vacinas pneumo 15

Apesar de existirem outros tipos de vacinas pneumocócicas, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam a utilização das vacinas Pneumo 15 ou Pneumo 13, sempre que possível, sem prejuízos ou preferências entre elas.

Ambas são indicadas para bebês, crianças e adolescentes, de seis semanas a 17 anos (anterior ao 18º aniversário), para imunização ativa e prevenção de doença invasiva, pneumonia e otite média aguda, além de adultos com 18 anos ou mais, para imunização ativa e prevenção de doença invasiva e pneumonia causadas pelos sorotipos da Streptococcus pneumoniae.

Tanto a Pneumo 13 quanto a Pneumo 15 são imunizantes com eficácia e abrangência superiores, quando comparadas à vacina Pneumo 10. No entanto, o espectro de proteção da Pneumo 15 (VAXNEUVANCE®) é maior, abrangendo os sorotipos 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F, 22F, 23F e 33F da bactéria Streptococcus pneumoniae. 

Cabe ressaltar que o Sabin dispõe da vacina Pneumo 15 para aplicação. Ela pode ser administrada por meio de injeção intramuscular, preferencialmente na parte superior do braço ou na coxa, para crianças, e na parte superior do braço, para adultos. É importante seguir as orientações do seu médico ou profissional de saúde para garantir que a vacina seja administrada corretamente.

Existem contraindicações para a vacina Pneumo 15?

A principal contraindicação está relacionada à presença de alergia a algum componente da vacina. Portanto, é fundamental informar o profissional de saúde sobre quaisquer alergias antes de receber a vacina.

Pessoas com resposta imune alterada, incluindo os que utilizam medicamentos imunossupressores, podem ter uma resposta imune reduzida à vacina. Além disso, o potencial risco de apneia deve ser considerado ao administrar qualquer vacina intramuscular a bebês nascidos prematuramente. Esse imunizante não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

A vacina Pneumo 15 é geralmente bem tolerada, e as reações adversas (quando ocorrem) são leves e temporárias. Os possíveis efeitos colaterais podem incluir dor no local da aplicação, vermelhidão, inchaço, febre leve e sensação de mal-estar. Tais sintomas costumam desaparecer em poucos dias.

Quando tomar a vacina Pneumo 15?

O esquema vacinal recomendado pela SBIm é de três doses em recém-nascidos, sendo aplicadas aos dois, quatro e seis meses, com reforço entre 12 e 15 meses de idade (esquema 3+1). É importante destacar que pode ser feita a intercambialidade de vacinas, ou seja, o esquema de vacinação pode ser concluído com a vacina Pneumo 15, caso tenha sido iniciado com a Pneumo 13 valente.

Para bebês de sete a 11 meses de idade, recomenda-se a aplicação de três doses, sendo as duas primeiras administradas em um intervalo de, pelo menos, quatro semanas. A terceira dose é administrada após 12 meses de idade, separada da segunda dose por, no mínimo, dois meses.

Já para as crianças de 12 a 23 meses de idade, indica-se a aplicação de duas doses, com um intervalo de dois meses entre elas. Para crianças e adolescentes de dois a 17 anos de idade e adultos, recomenda-se aplicação em dose única.

Agora que você conhece mais sobre as vacinas pneumocócicas, recomendamos a leitura do conteúdo sobre o calendário de vacinação, para que você tire suas principais dúvidas e cuide da sua saúde e de quem você mais ama.

Sabin avisa:

Este conteúdo é meramente informativo e não pretende substituir consultas médicas, avaliações por profissionais de saúde ou fornecer qualquer tipo de diagnóstico ou recomendação de exames.

Importante ressaltar que diagnósticos e tratamentos devem ser sempre indicados por uma avaliação médica individual. Em caso de dúvidas, converse com seu médico. Somente o profissional pode esclarecer todas as suas perguntas. 

Lembre-se: qualquer decisão relacionada à sua saúde sem orientação profissional pode ser prejudicial.

Referências:

SBim. Vacinas Pneumocócicas Conjugadas. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacinas-pneumococicas-conjugadas Acesso em: 07/11/2023

SBim. Vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente – VPP23. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-pneumococica-polissacaridica-23-valente-vpp23 Acesso em: 07/11/2023

Vaxneuvance. Bula. Disponível em: https://saude.msd.com.br/products/vaxneuvance/ Acesso em: 07/11/2023

WHO. Meningitis. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/meningitis Acesso em: 07/11/2023WHO. Pneumonia. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/pneumonia#tab=tab_1 Acesso em: 07/11/2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vacina pneumocócica: quais os benefícios da Pneumo 15?; A vacinação é uma das medidas mais eficazes para a prevenção de doenças e promoção da saúde. É uma ferramenta fundamental no combate a diferentes tipos de infecções em pessoas de todas as idades. O funcionamento das vacinas é baseado na estimulação do sistema imunológico, que produz uma resposta protetora contra microrganismos infecciosos, como bactérias e vírus. Dessa forma, quando somos expostos a esses agentes patogênicos, o sistema imune já está preparado para combatê-los, reduzindo o risco de desenvolver a doença. A vacina pneumocócica, por exemplo, é um imunizante extremamente importante para grupos suscetíveis a infecções pneumocócicas, como crianças, idosos e indivíduos imunocomprometidos, prevenindo infecções graves como a pneumonia pneumocócica e a meningite. Neste conteúdo, você encontrará informações muito importantes sobre as vacinas pneumocócicas atualmente disponíveis, seus benefícios e quando aplicar esses imunizantes. Qual a importância da vacina pneumocócica? Como mencionado, a vacina pneumocócica é um recurso essencial na proteção da saúde humana, especialmente quando se trata da prevenção da pneumonia e da meningite. Prevenção da pneumonia A pneumonia é uma infecção respiratória que afeta os pulmões e pode causar sintomas que incluem febre, tosse e dificuldade para respirar. Em casos mais graves, pode levar a complicações e hospitalizações, sobretudo em populações vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com problemas imunológicos. A vacina pneumocócica é eficaz na prevenção da pneumonia pneumocócica, versão da doença causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo). O imunizante estimula o sistema imunológico a reconhecer e combater essa bactéria, reduzindo, assim, o risco de desenvolver a doença. Proteção contra a meningite A bactéria Streptococcus pneumoniae, além da pneumonia, pode causar meningite, uma infecção caracterizada pela invasão do microrganismo nas meninges cerebrais, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite é grave e pode ser até fatal, representando uma séria ameaça à saúde, principalmente em crianças. Os sintomas iniciais são semelhantes a outras doenças, incluindo febre alta, dor de cabeça, náusea, vômito e aumento da sensibilidade à luz (fotofobia). O paciente pode evoluir com quadro de confusão mental, sonolência e torpor. A rigidez de nuca é um sinal que pode estar presente. A transmissão dos pneumococos ocorre por meio de gotículas de saliva ou muco expelidos quando o indivíduo infectado tosse, fala ou espirra.  Prevenção da otite A vacina pneumocócica também ajuda a prevenir infecções no ouvido, conhecidas como otites médias. Essas infecções são frequentes em crianças e podem causar dor, febre e problemas de audição. Adicionalmente, pode oferecer proteção contra outras doenças relacionadas ao Streptococcus pneumoniae, como sinusite e bronquite. Isso significa que, ao receber a vacina, o indivíduo está fortalecendo sua imunidade contra uma série de infecções que podem afetar o sistema respiratório. Quais os tipos de vacina pneumocócica? Existem diferentes versões da vacina pneumocócica, todas elas compostas por proteínas capsulares dos diferentes sorotipos de pneumococo. A principal diferença entres as vacinas atualmente disponíveis é o número de sorotipos de pneumococos aos quais os imunizantes oferecem proteção. A Pneumo 10 protege contra 10 sorotipos diferentes (previne cerca de 70% de casos graves), enquanto a Pneumo 13 oferece proteção contra 13 diferentes sorotipos (prevenção de 90% de casos graves). Já a Pneumo 15 acrescenta dois sorotipos a mais, além dos 13 já existentes na vacina Pneumo 13. Por fim, existem, ainda, a vacina pneumocócica polissacarídica 23, vacina que oferece proteção contra 23 tipos diferentes de pneumococos. Ela é recomendada rotineiramente para pessoas acima de 60 anos. Em alguns casos mais específicos (pacientes com risco aumentado de doença invasiva pneumocócica — pessoas vivendo com HIV/aids, pacientes oncológicos, transplantados de medula óssea e de órgãos sólidos ou esplenectomizados), essa vacina pode ser realizada em crianças acima de dois anos, adolescentes e adultos que contemplem as condições acima. Não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis. Benefícios das vacinas pneumo 15 Apesar de existirem outros tipos de vacinas pneumocócicas, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam a utilização das vacinas Pneumo 15 ou Pneumo 13, sempre que possível, sem prejuízos ou preferências entre elas. Ambas são indicadas para bebês, crianças e adolescentes, de seis semanas a 17 anos (anterior ao 18º aniversário), para imunização ativa e prevenção de doença invasiva, pneumonia e otite média aguda, além de adultos com 18 anos ou mais, para imunização ativa e prevenção de doença invasiva e pneumonia causadas pelos sorotipos da Streptococcus pneumoniae. Tanto a Pneumo 13 quanto a Pneumo 15 são imunizantes com eficácia e abrangência superiores, quando comparadas à vacina Pneumo 10. No entanto, o espectro de proteção da Pneumo 15 (VAXNEUVANCE®) é maior, abrangendo os sorotipos 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F, 22F, 23F e 33F da bactéria Streptococcus pneumoniae.  Cabe ressaltar que o Sabin dispõe da vacina Pneumo 15 para aplicação. Ela pode ser administrada por meio de injeção intramuscular, preferencialmente na parte superior do braço ou na coxa, para crianças, e na parte superior do braço, para adultos. É importante seguir as orientações do seu médico ou profissional de saúde para garantir que a vacina seja administrada corretamente. Existem contraindicações para a vacina Pneumo 15? A principal contraindicação está relacionada à presença de alergia a algum componente da vacina. Portanto, é fundamental informar o profissional de saúde sobre quaisquer alergias antes de receber a vacina. Pessoas com resposta imune alterada, incluindo os que utilizam medicamentos imunossupressores, podem ter uma resposta imune reduzida à vacina. Além disso, o potencial risco de apneia deve ser considerado ao administrar qualquer vacina intramuscular a bebês nascidos prematuramente. Esse imunizante não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. A vacina Pneumo 15 é geralmente bem tolerada, e as reações adversas (quando ocorrem) são leves e temporárias. Os possíveis efeitos colaterais podem incluir dor no local da aplicação, vermelhidão, inchaço, febre leve e sensação de mal-estar. Tais sintomas costumam desaparecer em poucos dias. Quando tomar a vacina Pneumo 15? O esquema vacinal recomendado pela SBIm é de três doses em recém-nascidos, sendo aplicadas aos dois, quatro e seis meses, com reforço entre 12 e 15 meses de idade (esquema 3+1). É importante destacar que pode ser feita a intercambialidade de vacinas, ou seja, o esquema de vacinação pode ser concluído com a vacina Pneumo 15, caso tenha sido iniciado com a Pneumo 13 valente. Para bebês de sete a 11 meses de idade, recomenda-se a aplicação de três doses, sendo as duas primeiras administradas em um intervalo de, pelo menos, quatro semanas. A terceira dose é administrada após 12 meses de idade, separada da segunda dose por, no mínimo, dois meses. Já para as crianças de 12 a 23 meses de idade, indica-se a aplicação de duas doses, com um intervalo de dois meses entre elas. Para crianças e adolescentes de dois a 17 anos de idade e adultos, recomenda-se aplicação em dose única. Agora que você conhece mais sobre as vacinas pneumocócicas, recomendamos a leitura do conteúdo sobre o calendário de vacinação, para que você tire suas principais dúvidas e cuide da sua saúde e de quem você mais ama. Sabin avisa: Este conteúdo é meramente informativo e não pretende substituir consultas médicas, avaliações por profissionais de saúde ou fornecer qualquer tipo de diagnóstico ou recomendação de exames. Importante ressaltar que diagnósticos e tratamentos devem ser sempre indicados por uma avaliação médica individual. Em caso de dúvidas, converse com seu médico. Somente o profissional pode esclarecer todas as suas perguntas.  Lembre-se: qualquer decisão relacionada à sua saúde sem orientação profissional pode ser prejudicial. Referências: SBim. Vacinas Pneumocócicas Conjugadas. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacinas-pneumococicas-conjugadas Acesso em: 07/11/2023 SBim. Vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente – VPP23. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-pneumococica-polissacaridica-23-valente-vpp23 Acesso em: 07/11/2023 Vaxneuvance. Bula. Disponível em: https://saude.msd.com.br/products/vaxneuvance/ Acesso em: 07/11/2023 WHO. Meningitis. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/meningitis Acesso em: 07/11/2023WHO. Pneumonia. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/pneumonia#tab=tab_1 Acesso em: 07/11/2023